O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é um programa do governo federal criado em 2013 para selecionar candidatos a cursos técnicos gratuitos a partir da nota do Enem.
Com inscrições duas vezes por ano, o Sisutec abre milhares de vagas em cursos de nível técnico do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em todo o território nacional. 

Veja, a seguir, o guia do Mundo Vestibular com as principais perguntas e respostas sobre o Sisutec.


Quem pode fazer o Sisutec?

Para participar do Sisutec, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano imediatamente anterior e ter conseguido uma nota maior que zero na redação.

Onde fazer a inscrição para o Sisutec?

A inscrição para participar do processo seletivo do Sisutec é feita pela internet, no site do programa: sisutec.mec.gov.br.

Quanto custa a inscrição do Sisutec?

A inscrição para participar do Sisutec é gratuita para todos os participantes.

Quanto custa o curso técnico do Sisutec?

Todos os cursos técnicos participantes do Sisutec são gratuitos.

Quais as vantagens de fazer o Sisutec?

Além de serem gratuitos, os cursos técnicos do Sisutec têm uma série de vantagens:
  • São oferecidos por instituições reconhecidas pelo MEC e o certificado tem validade em todo o território nacional.
  • Têm duração menor do que um curso superior e, ao final, o profissional está preparado para conseguir um emprego.
  • O ensino é aprofundado em uma área específica, focado nas necessidades do mercado de trabalho.
  • Têm boa aceitação pelas empresas.
  • É possível conseguir um salário de até 6 mil reais.
  • Existe uma demanda crescente no Brasil por profissionais de nível técnico.
  • É uma boa oportunidade para quem não pode esperar até concluir uma graduação para entrar no mercado de trabalho.

Cursos técnicos e tecnológicos são a mesma coisa?

Não. Os cursos técnicos são formações de nível médio e os cursos tecnológicos são formações de nível superior. No Sisutec, os cursos são técnicos.

Não fiz o Enem. Posso me inscrever no Sisutec?

Sim e não. Para fazer a inscrição no processo seletivo do Sisutec, é obrigatório ter participado do Enem no ano anterior e ter conseguido uma nota maior que zero na redação.
O sistema faz uma primeira chamada e, caso sobrem vagas (normalmente porque nem todos os candidatos concluem a matrícula), existe uma segunda chamada.
Se ainda assim sobrarem vagas, acontece uma terceira chamada para preencher as vagas remanescentes. Nessa terceira chamada, os candidatos devem se inscrever pela internet e o Enem não é mais obrigatório.

Fiz o Enem há dois anos ou mais. Posso me inscrever no Sisutec?

Não. O Sisutec exige que o candidato tenha participado do Enem no ano imediatamente anterior. Ou seja, para participar do Sisutec 2015, é obrigatório ter feito o Enem 2014. No entanto, é possível tentar entrar no Sisutec pelo processo de vagas remanescentes, ou terceira chamada, que também tem inscrição pela internet e não exige o Enem.

Não lembro meu número de inscrição e senha do Enem. Como faço para me inscrever no Sisutec?

Para fazer a inscrição no Sisutec, você precisa do número de inscrição e senha do Enem feito no ano anterior. Caso não se lembre, na própria página de inscrição do Sisutec você encontrará o link “Esqueceu seu número de inscrição ou senha no Enem?”. Clique e siga as instruções da tela para recuperar os dados.

Onde tem cursos do Sisutec?

O Sisutec tem vagas para cursos técnicos gratuitos em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As instituições participantes são:
  • instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;
  • instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais;
  • instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (sistema S, como Senai, Senac etc.) ;
  • fundações públicas dedicadas à educação profissional e tecnológica e
  • instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica.
A lista com todos os cursos participantes do Sisutec está disponível no portal do programa: sisutec.mec.gov.br.

O Sisutec tem cotas?

Sim. De todas as vagas do Sisutec, a maioria (85%) é destinada a quem cursou o ensino médio totalmente em escolas públicas ou em escolas particulares como bolsista integral. Além disso, o Sisutec tem cotas para estudantes com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio e candidatos autodeclarados negros e pardos e indígenas.

Estudei em escola particular. Posso participar do Sisutec?

Sim.  Se você fez o ensino médio em escola particular como bolsista integral, tem prioridade nas vagas do Sisutec. Caso não tenha sido bolsista, ainda assim pode concorrer a uma vaga do Sisutec pois, apesar de 85% delas serem destinadas a alunos de escolas públicas e bolsistas integrais de escolas particulares, as vagas restantes são de livre concorrência. Além disso, na terceira chamada do Sisutec, que tem o objetivo de preencher as vagas remanescentes, qualquer pessoa pode se inscrever, independentemente da renda, sem necessidade de ter estudado em escola pública e de ter feito o Enem.

Estou fazendo curso técnico pelo Sisutec. Posso tentar uma vaga em faculdade pelo Sisu ou Prouni e fazer os dois cursos?

As regras do MEC não permitem que um mesmo aluno ocupe duas vagas em programas de bolsas ou ingresso no ensino superior em instituições públicas, sob pena de ter a matrícula cancelada. O melhor a fazer é primeiro terminar o curso técnico do Sisutec para depois tentar entrar na faculdade pelo Sisu ou Prouni.

Estou fazendo faculdade. Posso me inscrever no Sisutec?

O MEC não permite que a mesma pessoa ocupe uma vaga de curso técnico do Sisutec e, ao mesmo tempo, seja estudante de outra vaga gratuita, seja ela de nível técnico ou superior em instituições públicas ou como bolsista de instituição privada (pelo Prouni, por exemplo), podendo ter sua matrícula cancelada.


Passei para o Sisutec, mas não tenho condições de pagar a condução. O Sisutec tem bolsa ou auxílio para alimentação e transporte?

Não. Os cursos do Sisutec são do tipo “ensino técnico subsequente”, ou seja, são cursos para quem já completou o ensino médio. Segundo o MEC, “Não há previsão de recursos para assistência estudantil na oferta de cursos técnicos na forma subsequente”. O estudante que passa no Sisutec, portanto, não tem auxílio do governo para alimentação e transporte. Algumas instituições, no entanto, têm programas próprios de auxílio ao estudante, como refeitório gratuito e vale-transporte.

Sisutec e Sisu são a mesma coisa?

Não. Apesar de terem um funcionamento semelhante, com inscrições pela internet e sistema automatizado que classifica os estudantes a partir da nota do Enem, o Sisutec e o Sisu são programas diferentes.
Enquanto o Sisutec seleciona candidatos para cursos técnicos de nível médio gratuitos em instituições públicas e privadas, o Sisu seleciona candidatos para cursos superiores em universidades, faculdades, centros universitários e centros de ciência e tecnologia públicos.

Me inscrevi no Sisutec, mas quero mudar de curso. Posso fazer isso?

Sim, durante todo o período de inscrições do Sisutec, o candidato pode modificar suas opções de cursos quantas vezes quiser. A última opção marcada é a que vai valer para o processo seletivo. Quando terminar o período de inscrições, o candidato não poderá mais modificar suas opções de curso. No entanto, depois de selecionado e matriculado, é possível tentar uma transferência.

Sisutec e Pronatec são a mesma coisa?

Não. Apesar de estarem relacionados, Sisutec e Pronatec são programas diferentes.
O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, uma iniciativa do governo federal que amplia a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes.
Já o Sisutec, Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, é a principal forma de acesso aos cursos técnicos subsequentes (aqueles que podem ser feitos depois de concluir o ensino médio) do Pronatec.

Posso fazer cursos a distância pelo Sisutec?

Não. No momento, as vagas do Sisutec são exclusivamente para cursos presenciais. No entanto, o Pronatec tem cursos técnicos EAD gratuitos, com vagas abertas em várias épocas do ano, dependendo da disponibilidade de cada instituição participante. Para saber quais são os cursos técnicos a distância do Pronatec oferecidos em sua cidade, visite a página do programa: pronatec.mec.gov.br.
Os cursos EAD do Pronatec seguem um processo seletivo diferente do Sisutec, conduzido pelas próprias instituições.

Veja também:


Ainda tem alguma dúvida sobre o Sisutec? Deixe um comentário.