Preparamos um guia rápido sobre o Pronatec com tudo o que você precisa saber para participar dos cursos técnicos gratuitos do programa, conseguir uma qualificação melhor e entrar no mercado de trabalho.


O que é o Pronatec?

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma iniciativa do governo federal lançada em 2011 para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos.

Quanto custa o curso do Pronatec?

Todos os cursos do Pronatec são gratuitos. O estudante não precisa pagar nenhum tipo de taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade.


Quem pode participar do Pronatec?

Qualquer pessoa pode se candidatar a uma vaga do Pronatec, pois o programa é aberto a todos os brasileiros. No entanto, alguns cursos dão prioridade para pessoas de baixa renda, alunos que estudaram em escolas públicas (ou em escolas particulares como bolsistas integrais), pessoas que estão desempregadas, beneficiários de programas de transferência de renda (como o Bolsa Família, por exemplo).

Quais são os tipos de curso do Pronatec?

O Pronatec oferece três tipos de curso, e a escolha vai depender do seu nível de escolaridade e renda:

  • Para quem concluiu o ensino médio: o Pronatec oferece cursos técnicos chamados “subsequentes”, que duram pelo menos um ano e só podem ser feitos por quem já terminou o ensino médio. Alguns deles exigem que o candidato tenha feito o Enem.
 
  • Para quem ainda está fazendo o ensino médio: são chamados cursos “concomitantes”. O estudante precisa estar matriculado no ensino médio e, enquanto completa sua formação, pode fazer o curso técnico ao mesmo tempo. Esses cursos duram pelo menos um ano.

  • Qualificação Profissional: também chamada de Formação Inicial e Continuada (FIC), é uma iniciativa do Pronatec voltada para beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Seguro Desemprego. Esses cursos são mais curtos e podem durar apenas dois meses. Muitos deles exigem somente o ensino fundamental completo (até a 8a série).

Os cursos do Pronatec são reconhecidos pelo MEC?

Sim, todos os cursos participantes do Pronatec são reconhecidos pelo MEC e o certificado de conclusão tem validade em todo o território nacional.

Preciso ter ensino médio para fazer o Pronatec?

Não. O Pronatec tem cursos para quem fez apenas o ensino fundamental (até a 8a série), como os de Qualificação Profissional. Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem se inscrever em cursos do Pronatec.


Posso fazer Pronatec e faculdade ao mesmo tempo?

O MEC não permite que uma mesma pessoa participe de dois programas de auxílio a estudantes ao mesmo tempo. Se você está fazendo faculdade particular pelo Prouni, recebe FIES, entrou na universidade pelo Sisu ou está matriculado em um curso superior de instituição pública, não pode participar dos cursos do Pronatec.

Já fiz um curso pelo Pronatec. Posso fazer outro?

Sim. Se você já fez um curso do Pronatec enquanto estava no ensino médio, se formou e agora quer fazer outro, pode se inscrever novamente, desde que atenda os requisitos do programa.

Posso fazer dois cursos do Pronatec ao mesmo tempo?

Não. Você pode terminar seu curso primeiro e depois tentar outra vaga do Pronatec. Não é permitido fazer dois cursos do programa ao mesmo tempo.

Tem Pronatec na minha cidade?

O Pronatec oferece cursos em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. Para saber se tem cursos do Pronatec na sua cidade ou em um município vizinho, siga o passo a passo:
1) Acesse o site: pronatec.mec.gov.br/inscricao
2)  Na página de inscrição, selecione:
- o estado onde você mora
- a cidade ( “município”)  onde você mora
- seu grau de escolaridade
3) Clique em “Pesquisar”
4) Uma lista com os cursos do Pronatec disponíveis em sua cidade aparece logo abaixo. Caso não tenha nenhum curso em sua cidade, faça uma nova busca selecionando um município vizinho.

Quais as instituições que participam do Pronatec?

Você pode encontrar os cursos gratuitos do Pronatec em:
- escolas públicas federais, estaduais e municipais;
- unidades de ensino do Sistema S: SENAI, SENAC, SENAR e SENAT;
- instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível  médio.

Preciso fazer prova para entrar no Pronatec?

Não. O Pronatec não tem prova, basta se inscrever e, se houver vagas e você se encaixar nos requisitos do programa, poderá fazer o curso.

Como entro no Pronatec?

O Pronatec tem duas formas de ingresso: Sisutec e inscrição direta.

  • Sisutec: é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. As inscrições acontecem duas vezes por ano e a seleção é feita a partir da nota do Enem. Os cursos do Pronatec com que participam do Sisutec são do tipo “técnico subsequente”, ou seja, são destinados a estudantes que já concluíram o ensino médio. O sistema tem cotas para negros, pardos e indígenas e 85% das vagas são para candidatos que estudaram em escola pública ou foram bolsistas integrais em escolas particulares. Quem não pode ou não conseguiu entrar no Sisutec, pode tentar fazer outros cursos do Pronatec.

  • Inscrição direta: durante todo o ano, as instituições que participam do Pronatec abrem vagas para os mais variados cursos em todo o Brasil. A inscrição é feita pelo site do programa (pronatec.mec.gov.br/inscricao), onde você também pode consultar todas as vagas disponíveis.

Como me inscrevo no Sisutec?

Se você fez o Enem no ano passado e conseguiu uma nota maior do que zero na redação, pode tentar uma vaga em curso técnico gratuito se inscrevendo no Sisutec. Essa seleção é somente para cursos que exigem ensino médio completo. As inscrições abrem duas vezes por ano e a seleção dos candidatos é feita a partir da nota do Enem.
Saiba mais em:
Inscrição do Sisutec
Como funciona o Sisutec
Perguntas e respostas sobre o Sisutec

Preciso ter feito o Enem para entrar no Pronatec?

Não. O Pronatec tem cursos para quem não fez o Enem. Você pode consultar a lista e se inscrever pelo site: pronatec.mec.gov.br/inscricao.
O Pronatec tem cursos para todos os graus de escolaridade:
  • 1a a 4a série do ensino fundamental incompleto
  • 1a a 4a série do ensino fundamental completo
  • 5a a 8a série do ensino fundamental incompleto
  • 5a a 8a série do ensino fundamental completo
  • Ensino médio incompleto
  • Ensino médio completo
O Enem só é obrigatório para o processo seletivo do Sisutec, que tem cursos técnicos do tipo “subsequente” (para quem completou o ensino médio), com duração de um a dois anos.

Saiba mais:

Você já fez ou está fazendo algum curso do Pronatec? Conte para a gente nos comentários!