O Sisutec, programa do governo que seleciona alunos para cursos técnicos gratuitos em todo o Brasil usando a nota do Enem, abre inscrições duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre.
Se você tentou o Sisutec e não foi selecionado na primeira chamada, saiba que ainda tem chances de conseguir uma vaga nos cursos do programa. Confira, a seguir, três opções para entrar em cursos técnicos sem pagar nada:

Segunda chamada

Uma semana após abrirem as inscrições do Sisutec, aproximadamente, sai o resultado da primeira chamada. Os candidatos selecionados nessa etapa têm dois dias para fazer a matrícula na instituição onde conseguiram a vaga e quem não fizer a matrícula perde a vez.

É aí que aparece a oportunidade para quem não foi selecionado. Cada vaga que não foi preenchida pelo candidato da primeira chamada vai para o próximo qualificado.

A segunda chamada do Sisutec costuma ser divulgada poucos dias depois do prazo de matrícula para a primeira chamada. Na edição do meio do ano de 2014, a segunda chamada do Sisutec está prevista para o dia 5 de agosto
Para saber se você foi selecionado na segunda chamada, entre no site do Sisutec (sisutec.mec.gov.br) e clique em “Lista de Selecionados”. Não é necessário se inscrever para a segunda chamada, pois o processo é automático.

Conseguiu passar na segunda chamada? Ótimo! Agora fique atento aos prazos, pois quem não faz a matrícula da segunda chamada no período correto também perde a vaga.

Terceira Chamada

Mesmo com duas chamadas, é comum sobrarem algumas vagas nos cursos do Sisutec. Para preenchê-las, o programa tem um processo de “vagas remanescentes”, ou terceira chamada.

A terceira chamada do Sisutec abre inscrições alguns dias depois de terminar o período de matrícula da segunda chamada. Em 2014, você pode se inscrever para a terceira chamada entre os dias 11 e 20 de agosto.

Atenção: mesmo que você já tenha feito a inscrição para participar do Sisutec, vai precisar preencher novamente a inscrição, desta vez para tentar uma vaga remanescente. Nessa etapa, não é mais obrigatório ter feito o Enem e qualquer pessoa com ensino médio completo poderá participar, independentemente das condições de renda.

A inscrição para tentar uma vaga remanescente do Sisutec deve ser feita pela internet, no site do programa: sisutec.mec.gov.br e o resultado pode ser consultado na instituição que oferece o curso escolhido por você. Ou seja, se você optou por uma vaga no Senai, por exemplo, precisa consultar o Senai diretamente (pela internet, telefone ou pessoalmente), pois a página do Sisutec não costuma divulgar a lista de terceira chamada.

Outras opções de curso técnico gratuito

O Sisutec é a principal porta de entrada para os cursos técnicos gratuitos do Pronatec, mas não é a única. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) tem diversas opções de cursos técnicos e profissionalizantes para diferentes graus de escolaridade:
  • ensino médio completo,
  • ensino médio incompleto,
  • ensino fundamental completo e
  • ensino fundamental incompleto.
Para saber quais são as vagas do Pronatec na sua cidade ou em municípios vizinhos, faça o seguinte:
  1. Acesse o site pronatec.mec.gov.br/inscricao.
  2. Selecione seu estado, cidade e grau de escolaridade
  3. Clique em pesquisar.
  4. Logo abaixo, deve aparecer a lista de cursos disponíveis em sua cidade. Se não aparecer nenhuma opção, tente fazer uma nova busca selecionando um município vizinho.
  5. Clique no curso desejado para obter mais informações e siga as instruções da tela para se inscrever. Importante: você vai precisar ir até a instituição que oferece o curso para finalizar sua matrícula.
Você pode se inscrever no Pronatec gratuitamente em qualquer época do ano.

Saiba mais:


E você? Passou no Sisutec, ou vai tentar as próximas chamadas? Conte para a gente aqui nos comentários