Macetes QuímicaO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é atualmente a principal porta de entrada para as instituições de ensino superior do país. O exame contém 180 questões divididas em quatro áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, além da redação.

O ENEM aborda todas as matérias estudadas pelos alunos durante o Ensino Médio, sendo que cada uma das quatro áreas corresponde a disciplinas específicas. A química está inclusa na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O Mundo Vestibular escolheu 10 macetes de química para você arrasar na prova! Veja quais são eles!

1. Fórmulas

A prova de ciências da natureza e suas tecnologias inclui as disciplinas de química, biologia e física. Como física exige muito o uso de fórmulas nas provas, as fórmulas de química são pouco cobradas, geralmente aparecem as mais utilizadas durante todo o ensino médio. Veja as fórmulas na tabela abaixo com algumas frases que auxiliam na memorização das mesmas:

Fórmula Frase
(P x V)/ T = K Palmeiras Vence Todos é uma Konstante
P x V = N x R x T Para Votar Não Rasgue Título
C = M x V adoro a Casa da Minha Avó

2. Tabela periódica

Como a Tabela Periódica não é disponibilizada para consulta durante a prova é importante que os alunos saibam alguns elementos da tabela:

  • Família 1A (Metais Alcalinos): Li Na Kartilha Robinson Cruso é Francê (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr).
  • Família 2A (Metais Alcalinos Terrosos): Bela Magrela Casou-se com o Senhor BaRao (B,Mg, Ca, Sr, Ba, Ra).
  • Família 7A: Fernando Collor Brasileiro Inganou A todos (F,Cl, Br,I,At).

3. Classificação dos átomos

A classificação dos átomos é um dos temas cobrados com frequência no ENEM. Os átomos podem ser classificados de acordo com:

  • Isóbaros: átomos isóbaros possuem o mesmo número de massa. A massa dos átomos é definida pela letra B. Assim, os átomos isóBaros possuem a mesma massa.
  • Isótonos: átomos isótonos possuem o mesmo número de nêutrons. O número de nêutrons é definido pela letra N. Assim, os átomos isótoNos possuem número de nêutrons iguais.
  • Isótopos: átomos isótopos possuem o mesmo número de prótons. O número de prótons é definido nos átomos pela letra P. Assim, os átomos isótoPos possuem igual número de prótons.

4. Nomenclatura dos ácidos

Para nomenclatura dos ácidos troca-se -ISO por –OSO, -ATO por –ICO e –ETO por –IDRICO. Para lembrar dessa nomenclatura os alunos podem usar a frase: mosquITO teimOSO, te mATO, te pICO, te mETO no vIDRICO.

5. Óxidos anfóteros

Óxidos Anfóteros possuem um comportamento ambíguo, pois em presença de ácido eles se comportam como óxidos básicos e em presença de base eles se tornam óxidos ácidos. Esse é um assunto muito cobrado no ENEM por confundir os alunos. A frase a seguir apresenta um macete para os nomes de todos os Óxidos Anfóteros: Sendo Assim Alguém Passou gel Bem FedorentoZinho na Minha Cama. (Sn, As, Al, Pb, Be, Fe, Zn, Mn, Cr).

6. Nomenclatura de oxiácidos

Os oxiácidos são ácidos que possuem oxigênio. Sua nomenclatura é formada pelo nome do ácido + prefixo + nome do elemento + sufixo. A tabela abaixo mostra um macete para auxiliar na nomenclatura dos oxiácidos:

NOX Prefixo Sufixo
+7 per ico
+6,+5 não possui ico
+4,+3 não possui oso
+1,+2 hipo oso

7. Balancear equações químicas

Para saber qual a ordem de balanceamento das equações químicas basta escrever a palavra MACHO, que corresponde a ordem Metal, Ametal, Carbono, Hidrogênio.

8. Eletronegatividade

Macetes Química

Para saber a ordem dos elementos mais eletronegativos (F,O,N,Cl,Br,I,S,C) use como macete a frase: Fui Ontem No Clube Briguei I SCorrendo.

9. Assuntos recentes

Assuntos recentes relacionados ao meio ambiente são cobrados com muita frequência na prova do ENEM. Neste caso não há um macete específico. O aluno precisa ler sempre e estar atualizado dos acontecimentos mundiais.

10. Músicas

Em muitos assuntos podem ser utilizadas músicas para auxiliar na memorização de fórmulas e conceitos. Conheça a letra da música que pode auxiliar no assunto da eletroquímica:

Bom chi bom chi bom bom bom...
Analisando essa célula voltaica

Vamos aprender eletroquímica moçada (bis)

Onde o Zinco cada vez fica mais fino
E o cobre cada vez fica mais forte
E o motivo todo mundo já conhece
Nóx do Zinco sobe
E o do cobre desce
Bom chi bom chi bom bom bom...
E o catodo é o pólo positivo
reduz e ganha elétrons com muita facilidade
também tem o anodo que é o pólo negativo
ele perde elétrons e sofre oxidação
E o motivo todo mundo já conhece...

Fonte da Música: Vestibular1


Conhece mais alguma dica quente sobre Química? Conte pra gente pelos comentários!