Os 10 cursos técnicos mais bem pagos

Uma ótima alternativa a quem deseja voltar ao mercado de trabalho ou iniciar nele com um bom salário é fazer um curso técnico. Os cursos técnicos são voltados àquelas pessoas que desejam possuir qualificação em pouco tempo, em áreas que apresentam boa empregabilidade.

Os cursos técnicos formam profissionais de nível médio e enfocam atividades práticas, com o objetivo de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Existe uma carência de mão de obra qualificada em diversos setores e os salários para técnicos estão em alta.

Dez cursos técnicos mais bem pagos

Abaixo listamos os dez cursos técnicos mais bem pagos atualmente e que oferecem muitas oportunidades de trabalho. Segundo especialistas ouvidos pelo jornal O Globo, os cursos técnicos a seguir apresentam boas possibilidades de salários. Em alguns casos, a remuneração supera a de profissionais de nível superior.

  1. Técnico em Meio Ambiente
  2. Técnico em Redes de Computadores
  3. Técnico em Desenvolvimento Mobile
  4. Técnico em Comércio Exterior
  5. Técnico em Geoprocessamento
  6. Técnico em Mecânica
  7. Técnico em Eletrotécnica
  8. Técnico em Segurança do Trabalho
  9. Técnico em Construção Civil
  10. Técnico em Logística

Se considerarmos apenas o setor industrial, a lista muda um pouco. De acordo com levantamento recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), os 8 cargos técnicos mais bem pagos nessa área são:

  1. Técnico Petroquímico
  2. Técnico em Mineração
  3. Supervisor de manutenção eletromecânica
  4. Operador de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica e nuclear
  5. Supervisor de montagem metalmecânica
  6. Operador polivalente de instalações químicas, petroquímicas e afins
  7. Supervisor de extração mineral
  8. Supervisor de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins

    Pronatec

    Buscando incentivar a qualificação de técnicos, o Governo Federal investiu consideravelmente nos últimos anos e criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Através deste programa é possível ingressar em cursos técnicos nas escolas públicas federais, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e nas unidades do SENAI, SENAC, SENAR e SENAT.

    Uma opção muito interessante para quem deseja ingressar em um desses cursos oferecidos é participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

    Sisutec

    O Sisutec é o processo de seleção realizado pelo governo federal através do Ministério da Educação (MEC) e é semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em que instituições públicas e privadas ofertam vagas gratuitas em cursos técnicos em todo o Brasil. Para classificar os candidatos que realizaram a inscrição é utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


    Veja também:

    Sisutec

    E você, já escolheu seu curso técnico? Conte para gente nos comentários!