O Sisutec, ou Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, é um programa do governo federal para selecionar candidatos a cursos técnicos gratuitos a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Criado em 2013, o Sisutec oferece milhares de vagas em cursos gratuitos de nível técnico em todo o País, com inscrições abertas duas vezes por ano.

Veja, a seguir, como funciona o Sisutec em 2015, quem pode participar, como fazer a inscrição e muito mais!

Quem pode participar do Sisutec 2015

O Sisutec oferece vagas de ensino técnico para quem já terminou o Ensino Médio. Como o sistema usa nota do Enem do ano anterior para classificar os candidatos, pode participar do Sisutec 2015 quem concluiu o Ensino Médio, fez o Enem em 2014 e tirou nota maior do que zero na redação.

Quem não fez o Enem 2014 pode tentar entrar no Sisutec 2015 pelo processo de vagas remanescentes, ou terceira chamada.

Inscrição do Sisutec 2015

As inscrições para o Sisutec são gratuitas e feitas pela internet, no site oficial do programa: sisutec.mec.gov.br.

Para se inscrever no processo seletivo do Sisutec 2015, você precisa ter feito o Enem 2014 e ter obtido nota maior do que zero na redação.

Veja o passo a passo da inscrição no Sisutec 2015:
1) Acesse o site sisutec.mec.gov.br e digite seu número de inscrição e senha do Enem 2014. Caso não se lembre da senha do Enem 2014, o próprio sistema oferece uma opção para recuperá-la.
2) Confirme os dados de contato que aparecem na tela, atualize as informações necessárias, complete os dados que faltam e clique em "confirmar".
3) Na tela "Minha Inscrição", selecione até duas opções de curso, fazendo uma busca pelas vagas disponíveis. Você pode pesquisar usando filtros como: nome do município, nome da instituição, ou nome do curso. Para selecionar um curso, clique no botão "Escolher este curso".
4) Escolha a modalidade de concorrência: ampla concorrência ou ações afirmativas (cotas).
5) Clique em "Confirmar minha inscrição". O sistema avisa que a inscrição foi concluída e você pode imprimir o seu comprovante.

São duas edições do Sisutec em 2015: uma no primeiro semestre e uma no segundo semestre. Assim que o MEC divulgar as datas de inscrições para o Sisutec, você ficará sabendo aqui no Mundo Vestibular.

Como funciona o Sisutec 2015

O Sisutec é um sistema totalmente informatizado que usa a nota do Enem para classificar os candidatos a vagas em cursos gratuitos de nível técnico. O Sisutec 2015 usa a nota do Enem 2014 para fazer a seleção.

Funciona assim: no momento da inscrição do Sisutec 2015, o candidato digita seu número de inscrição e senha do Enem 2014. O sistema então recupera automaticamente todas as notas obtidas no Exame, não é preciso lembrar nem digitar novamente o resultado do Enem para participar do Sisutec.

O candidato seleciona duas opções de curso e, enquanto durarem as inscrições, pode modificar suas escolhas quantas vezes quiser. Vai valer sempre a última opção salva no sistema.

O sistema do Sisutec faz uma seleção automática dos candidatos que tiveram notas mais altas no Enem e estão concorrendo a uma vaga no mesmo curso, turno, instituição e modalidade (ampla concorrência ou ações afirmativas).

No Sisutec não é necessário fazer provas, pois o processo usa apenas as notas do Enem como critério de classificação. Quem for selecionado precisa ir até a instituição pessoalmente e fazer a matrícula, senão perde a vaga.

Para preencher suas vagas, o Sisutec 2015 tem três chamadas:
Primeira chamada: são os primeiros classificados.
Segunda chamada: preenche as vagas que não foram ocupadas depois da matrícula dos candidatos que passaram na primeira chamada. Essa chamada é automática e não é necessário se inscrever novamente.
Terceira chamada: também chamado de “vagas remanescentes”, preenche as vagas que não foram ocupadas quando acabar o período de matrícula dos classificados da segunda chamada. Para participar da terceira chamada, o candidato pode ter feito o Enem a partir de 2010, desde que tenha conseguido nota maior do que zero na prova de redação. As instruções para inscrição na terceira chamada serão divulgadas junto com o calendário do Sisutec 2015.

Calendário do Sisutec 2015

O calendário do Sisutec 2015 ainda não foi divulgado pelo MEC. Assim que as datas forem publicadas, você poderá consultar os detalhes aqui no Mundo Vestibular.


Resultado do Sisutec 2015

O resultado do Sisutec 2015 pode ser consultado no boletim do candidato, no site oficial do programa. Quando o calendário do Sisutec 2015 for divulgado pelo MEC, avisaremos aqui no Mundo Vestibular.

Veja também:
Perguntas e respostas sobre o Sisutec

Você vai fazer o Sisutec em 2015? Qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!