O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal lançada em 2011 para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos. Em 2015, a meta do Pronatec é oferecer 12 milhões de vagas, distribuídas entre 866 cursos: 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos.
Veja a seguir como vai funcionar o Pronatec em 2015.

Quem pode participar do Pronatec 2015:

O Pronatec é aberto a todos os brasileiros e qualquer pessoa pode se candidatar a uma vaga. Em alguns casos, no entanto, a prioridade é para:
  • Pessoas de baixa renda
  • Alunos que estudaram em escolas públicas (ou em escolas particulares como bolsistas integrais)
  • Pessoas que estão desempregadas
  • Beneficiários de programas de transferência de renda (como o Bolsa Família, por exemplo)

Cursos do Pronatec 2015

O Pronatec tem três tipos de curso:
  • Para quem terminou o Ensino Médio: são cursos de nível técnico do tipo “subsequente”. Esses cursos duram pelo menos um ano e só podem ser feitos por quem já concluiu o Ensino Médio. Algumas vagas para cursos técnicos subsequentes do Pronatec exigem que o candidato tenha feito o Enem.
  • Para quem não terminou o Ensino Médio: esses cursos técnicos são chamados de “concomitantes” e o estudante deve estar matriculado no Ensino Médio para participar. São cursos com duração de pelo menos um ano.
  • Para quem tem a partir do Ensino Fundamental incompleto:  os cursos de Qualificação Profissional, também chamados de Formação Inicial e Continuada (FIC), são voltados para quem precisa aprender uma ocupação ou se aprimorar em sua profissão. Essa formação dá prioridade para beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Seguro Desemprego. São cursos de curta duração, que variam de alguns dias até dois meses e há opções para vários graus de escolaridade.

Os cursos do Pronatec estão disponíveis em todo o Brasil e são abertos de acordo com as necessidades do mercado. Se em determinada região as empresas estão precisando de profissionais qualificados para trabalhar na construção civil, por exemplo, o Pronatec oferece mais vagas para esse tipo de curso. Por isso, são formações com alto grau de empregabilidade.

Para descobrir quais são os cursos que o Pronatec oferece na sua cidade, faça o seguinte:

  1. Entre no site: pronatec.mec.gov.br/inscricao
  2. Na página de inscrição, selecione as opções de busca:
    - Estado onde você mora
    - Cidade (“município”)  onde você mora
    - Seu grau de escolaridade
  3.  Clique em “Pesquisar”
  4. Vai aparecer, na parte de baixo da tela, uma lista com os cursos do Pronatec disponíveis em sua cidade. Se a busca não mostrar nenhum resultado, você pode tentar uma nova busca selecionando um município vizinho.

Inscrição do Pronatec 2015

Dependendo do curso, você pode se inscrever no Pronatec de duas formas: Sisutec, ou inscrição direta.

Sisutec

O Sisutec é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, um processo seletivo para cursos técnicos subsequentes do Pronatec que usa o Enem para classificar os candidatos. As inscrições para o Sisutec acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. A primeira edição do Sisutec costuma acontecer em janeiro e a segunda geralmente abre inscrições em junho. Quando as datas do Sisutec 2015 forem divulgadas, você ficará sabendo aqui no Mundo Vestibular.

Inscrição Direta

As inscrições do Pronatec para cursos técnicos do tipo concomitante (para quem ainda está no Ensino Médio) e cursos de qualificação profissional estão abertas durante todo o ano de 2015 e a inscrição é feita no site do programa: pronatec.mec.gov.br/inscricao.

As participação no Pronatec é gratuita, tanto para quem entra no Sisutec como para quem faz a inscrição direta pelo site. Não há cobrança de taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade.

Calendário do Pronatec 2015

Os cursos de qualificação profissional e cursos técnicos para quem ainda está no Ensino Médio têm inscrição durante todo o ano e não seguem um calendário único. As vagas vão sendo abertas e preenchidas de acordo com a demanda.

Já o Sisutec, que usa a nota do Enem para selecionar candidatos a cursos técnicos gratuitos do Pronatec, acontece em janeiro e em junho, normalmente. Quando o MEC divulgar as datas do Sisutec 2015, vamos publicar aqui no Mundo Vestibular.
   

Resultado do Pronatec 2015

Para saber se você foi selecionado para um curso do Pronatec pela inscrição direta, consulte o site do programa ou da instituição que oferece o curso.
No caso do Sisutec, o resultado do processo seletivo pode ser consultado no site sisutec.mec.br e também nas instituições participantes. Quando sair o resultado do Sisutec 2015, você ficará sabendo aqui no Mundo Vestibular.