Se você possui um financiamento no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e pretende mudar de universidade ou de curso, saiba que é possível fazer esta transferência e continuar a usufruir do crédito estudantil.

Muitos estudantes ficam em dúvida se é possível pedir transferência e como proceder. Vamos esclarecer em quais casos é possível mudar de curso ou de universidade e o passo a passo para solicitar a transferência.

Requisitos para pedir transferência no FIES

Para solicitar uma transferência de financiamento do FIES é preciso cumprir estas exigências:
  • Os pedidos de transferência devem ser solicitados nos meses de junho ou dezembro.
  • Para mudar de curso, o aluno deve obrigatoriamente continuar na mesma instituição de ensino.
  • Para mudar de universidade, o aluno deve continuar no mesmo curso em que estava matriculado.
  • Se o aluno deseja mudar de curso, só poderá fazer isto antes de completar 18 meses no curso atual, ou seja, após um ano e meio de contrato no FIES não será mais possível mudar de curso, apenas de universidade.
  • A universidade que o aluno deseja ser transferido precisa ter avaliação positiva no MEC e participar do FIES e do FGEDUC (Fundo Garantidor de Operações de Crédito Educativo).

Passo a Passo para solicitar transferência no FIES

Os alunos que contrataram o FIES antes de 15 de janeiro de 2010 devem solicitar a transferência diretamente na agência bancária onde assinaram o contrato.

Os demais estudantes (com contratos posteriores a 15/01/2010) devem solicitar a transferência seguindo os passos abaixo:

  1. O primeiro passo é acessar o portal do Sistema Informatizado do FIES (SisFies). Faça seu login informando seu CPF e senha.
  2. Após fazer o login, clique em “Aditamento FIES” no menu lateral. Vai aparecer uma tela com o título: “Aditamento de Contrato de Financiamento”, clique em “aditamentos disponíveis” e depois em “transferência integral”.
    Aparecerão os semestres de referência. Clique no semestre atual, aquele que você está cursando ou acabou de cursar.
  3. Preencha os dados para solicitar a transferência. Neste momento, aparecerão as informações sobre a faculdade em que você está matriculado. Logo abaixo, você deverá preencher as informações da universidade para a qual você deseja pedir a transferência no campo: “Instituição, local de oferta e curso de destino”.
    Se você quiser mudar de curso e continuar na mesma faculdade, deve apenas copiar as informações da universidade já descritas acima e informar o curso para o qual deseja ser transferido.
  4. Preencha a data de desligamento. Você deve informar a data em que será desligado do curso em que está atualmente matriculado. Esta data precisa ser necessariamente no mês de junho (caso você queira ser transferido no segundo semestre) ou no mês de dezembro (caso você queira transferir de curso no início do ano).
  5. Preencha o “Número de Semestres a Cursar”. É importante preencher esta informação de forma correta para que seu pedido de transferência seja aprovado. Depois de preencher as informações sobre a universidade e curso para o qual você quer ser transferido, aparecerá automaticamente o número total de semestres do novo curso. Basta diminuir este número do total de semestres que você já cursou.
    Por exemplo: se você está terminando o segundo semestre e quer solicitar transferência para um outro curso que tem duração de 8 semestres, então o número de semestres a cursar é igual a 6 (8 semestres no total do novo curso, menos os dois semestres que você já cursou).
  6. Após o preenchimento de todas as informações, clique em “gravar e prosseguir”. Aparecerão todas as informações da transferência que você acabou de solicitar. Leia tudo com atenção, verifique se as informações sobre o novo curso ou universidade estão corretas e então clique em “concluir”.
  7. Imprima o comprovante do pedido de transferência.
  8. Seu pedido deverá ser avaliado pela CPSA. Após concluir sua solicitação pelo site do FIES, ela será encaminhada automaticamente para a Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento (CPSA), que terá um prazo para aprovar seu pedido.
  9. Compareça na CPSA do curso para o qual foi transferido. Após a transferência ter sido autorizada, você deve comparecer a CPSA do novo curso para validar a transferência.

Pronto, agora você já está matriculado no novo curso, ou universidade.

Faculdades que participam do FIES

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação que costumam participar do FIES:


Veja também:
10 dicas para quem vai pedir o FIES

Você pretende mudar de curso pelo FIES? Conte para a gente aqui nos comentários!