Os cursos superiores de tecnólogo e o mercado de trabalho nasceram um para o outro. Com uma formação rápida (entre 2 e 3 anos) e focada em necessidades específicas, essas graduações caíram como uma luva no cenário econômico brasileiro.

Para se ter uma ideia do sucesso desse tipo de formação, os dados do último Censo da Educação Superior revelam que em dez anos as matrículas nos cursos tecnológicos saltaram de pouco mais de 100 mil para mais de um milhão. E a tendência é crescer ainda mais!

Conheça a seguir os 7 tecnólogos que estão em alta no mercado de trabalho!

1. Profissional de Planejamento Financeiro

Seja em tempos de economia vibrante ou de recessão, a presença de um gestor financeiro é importantíssima. Ele indica onde investir o dinheiro e sabe economizar quando a crise aperta.

Com as mudanças recentes no Brasil, as empresas precisaram investir em inteligência processual para conseguir produzir mais gastando menos. E isso exige a participação de um profissional especializado para ajudar no planejamento fiscal, estipular metas, definir cortes e investimentos.

Qual curso fazer: Gestão Financeira

2. Profissional de Logística

A Logística é estratégica dentro de uma empresa. O profissional dessa área ajuda as companhias a economizarem tempo e dinheiro nos seus processos cotidianos, buscando eficiência operacional em todos os níveis organizacionais.

Qual curso fazer: Logística

3. Desenvolvedor Mobile

A Tecnologia da Informação está sempre em alta. Por mais que tenha crescido o número de profissionais da área nos últimos anos, ainda falta mão de obra qualificada para dar conta da demanda de mercado.

O mais disputado agora por empresas do ramo é o desenvolvedor mobile, aquele especializado em criar aplicações e sistemas para dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Qual curso fazer: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para Internet, Jogos Digitais


4. Profissional de Recursos Humanos

Os profissionais da área de Recursos Humanos são considerados estratégicos na maioria das empresas pela capacidade de gerenciar pessoas, identificar talentos e garantir maior produtividade.

Com um perfil multidisciplinar, os gestores de RH podem atuar em:

  • Avaliação de Desempenho
  • Benefícios
  • Cargos e Salários
  • Gestão de Carreiras
  • Recrutamento e Seleção
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Gerenciamento de Equipes

Qual curso fazer: Gestão de Recursos Humanos

5. Profissional de Vendas

O profissional de vendas tem sido mais do que necessário em tempos de diminuição do ritmo econômico. Ele possui habilidades estratégicas que ajudam as empresas a manterem-se competitivas mesmo em cenários adversos.

Dentre as suas principais atribuições, podemos citar:

  • Elaborar e implementar estratégias de vendas.
  • Manter relacionamento com clientes e fornecedores.
  • Fazer análise e promover estudos de mercado.
  • Gerenciar equipes de trabalho.
  • Promover a lucratividade e competitividade das empresas.
  • Gerenciar a relação entre custo e preço final.
Qual curso fazer: Gestão Comercial


6. Gestor Ambiental

O gestor ambiental planeja, gerencia e executa atividades relativas à preservação e recuperação do meio ambiente. É uma área que tem sido bastante demandada no Brasil, principalmente no setor industrial, agrícola e aterros sanitários

O profissional desta área trabalha com estudos de sustentabilidade, saneamento e preservação de recursos, ajudando no diagnóstico, avaliação e proposição de medidas que visem a recuperação dos estragos causados pela ação do homem.

Sua missão envolve também a busca de soluções que ajudem a melhorar a qualidade da água, do solo e da emissão de poluentes na atmosfera.

Qual curso fazer: Processos Ambientais, Gestão Ambiental, Saneamento Ambiental


7. Profissional de Marketing

Em tempos de mudanças econômicas, o profissional de Marketing torna-se mais do que necessário para fortalecer a imagem de uma empresa diante o seu público.

O mercado está em busca de profissionais experientes em criação de valores, vendas, análise de mercado e que seja capaz de antecipar tendências de consumo.

Qual curso fazer: Marketing

Onde encontrar os cursos de tecnólogo em alta no mercado


Os cursos superiores de tecnologia, ou cursos de tecnólogo, são encontrados com mais facilidade em universidades privadas.

Conheça algumas das principais instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação que oferecem estes cursos:


Universidades Privadas:

Universidades Públicas:


Veja também:
Os 10 cursos técnicos mais bem pagos