A oportunidade de entrar em uma universidade sem fazer vestibular em 2017 chegou!

Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zerou na redação, pode participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em universidades públicas de todo o Brasil.

Em 2017, serão duas edições. A primeira acontece em janeiro e deve atrair milhões de interessados. Para se dar bem nesse processo seletivo, além de ter boas notas, é preciso atenção. As inscrições ficam abertas por poucos dias e é importante estar muito bem informado para não perder o bonde.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as vagas do Sisu: quantas são, os tipos de curso, o que fazer para concorrer e como aumentar suas chances de passar nesse sistema super disputado!

Como aumentar suas chances de passar no Sisu 2017

As inscrições da primeira edição do Sisu em 2017 abrem no dia 24 de janeiro (terça-feira) e encerram no dia 27 (sexta-feira).

O processo é totalmente informatizado, gratuito, simples e sem burocracia. Basta acessar o site do Sisu informar seu número de inscrição e senha do Enem 2016, escolher duas opções de vaga e torcer.

A “pegadinha” do Sisu, se podemos chamar assim, é que as notas de corte (menor nota para passar) mudam todos os dias. Elas são informadas no sistema e é super importante ficar de olho nessa informação para aumentar as chances de passar.

Assim que fizer a inscrição, consulte as notas de corte parciais e, se for o caso, mude de opção. Você pode fazer isso quantas vezes quiser, enquanto o processo estiver aberto. O objetivo aqui é procurar uma vaga que aceite sua pontuação no Enem (vamos ver mais sobre isso a seguir).

Número de vagas disponíveis no Sisu 2017

São 238.397 vagas em cursos superiores, oferecidos por 131 instituições públicas.

Tipos de curso disponíveis no Sisu 2017

Dentre as mais de 238 mil vagas disponíveis, há quatro opções de curso superior. Conheça as diferenças:

Área Básica de Ingresso (ABI):
nessa modalidade, o aluno cursa um ciclo básico de disciplinas e só decide a habilitação mais tarde. No Sisu tem ABI em Dança, Matemática, Engenharia, Psicologia, Letras, Química, Comunicação Social e muito mais!

Bacharelado:
confere grau de bacharel e oferece uma formação ampla, com a qual é possível atuar em várias áreas de uma mesma profissão. São inúmeras oportunidades de entrar em um bacharelado pelo Sisu. Administração, Medicina, Direito, Odontologia e Enfermagem são apenas alguns exemplos.

Licenciatura:
forma professores para o ensino fundamental, médio e profissionalizante. As opções vão de Ciências a Letras, passando por Geografia, História e Matemática, entre outras.

Tecnólogo (Curso Superior de Tecnologia): indicado para quem já tem ideia da área de mercado onde pretende atuar, dura entre 2 e 3 anos e é voltado para a prática profissional. Tem alta empregabilidade. Veja alguns exemplos disponíveis no Sisu: Gestão de Recursos Humanos, Construção de Edifícios, Estética e Cosmética, Logística, etc.


O Sisu 2017 tem vagas para cursos a distância?

Não. Todas as vagas disponíveis no Sisu 2017 são para cursos presenciais.

O Sisu 2017 tem vagas para cotas?

Sim. No Sisu 2017 você vai encontrar, ao fazer uma busca pelos cursos disponíveis no sistema de inscrições, vagas denominadas “Ações Afirmativas”. Elas variam entre os cursos e as universidades. Podem ser cotas para negros, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, etc.

Há ainda vagas específicas para quem cursou o ensino médio em escola pública, de acordo com a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas). Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu reservam, obrigatoriamente, pelo menos 37,5% de suas vagas para esse fim. Metade delas vai para quem tem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Para saber se você se encaixa nos requisitos, veja as informações apresentadas no site de inscrições do Sisu.


Como funciona a concorrência pelas vagas do Sisu 2017?

A concorrência do Sisu se dá somente entre os candidatos que escolheram as mesmas opções de universidade, campus, curso, turno e modalidade de concorrência (cotas ou não).


Que nota preciso tirar no Enem para conquistar uma vaga no Sisu 2017?

Depende da universidade, campus, curso, turno e modalidade de concorrência que você escolher. Na maioria das vagas é preciso ter pontuação igual ou maior que 600 para passar – no anto anterior, 82% exigiram essa nota. Naqueles cursos de maior procura, como Medicina e algumas engenharias, a nota de corte chega a ultrapassar os 800 pontos no Enem. Por outro lado, dá para encontrar cursos que pedem nota próxima a 500.

Por isso é tão importante, como falamos anteriormente, ficar de olho nas notas de corte parciais e ajustar suas escolhas ao desempenho que teve no Exame.


Quando sai o resultado do Sisu 2017?

O resultado da primeira edição do Sisu 2017 sai na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições, no dia 30 de janeiro.
 

O que fazer se eu não passar no Sisu?

O Sisu tem uma lista de espera. Os interessados devem entrar no sistema e marcar a opção de participar dessa “repescagem” entre o dia 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Se ainda assim não rolar, você pode:

Tentar o Sisu do meio do ano: as inscrições devem abrir em junho ou julho.
Participar do ProUni: caso cumpra os requisitos do programa e queira uma bolsa de estudos para fazer um curso presencial ou a distância em faculdade particular.
Concorrer ao FIES: caso cumpra os requisitos do programa e esteja em busca de financiamento para ajudar a pagar a faculdade privada.
Ingresso Direto: para entrar sem fazer vestibular em faculdades particulares.

Conheça algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que participam do ProUni, oferecem vagas pelo FIES e aceitam a nota do Enem para ingresso direto:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) 
Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais 
Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia 
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
Universidade de Franca (UNIFRAN)
Universidade Estácio de Sá (UNESA) 
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 

Veja também:
Cotas Sisu 2017

Tem interesse em conquistar uma vaga em universidade pública pelo Sisu em 2017? Conte para a gente aqui nos comentários!