O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

É uma mão na roda para quem está com o orçamento apertado e precisa de uma ajudinha para entrar em um curso superior. O benefício é destinado a quem tem renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos. O ProUni abrange cursos presenciais e a distância (EAD).

Se você se encaixa no critério de renda, fez o ensino médio em escola pública (ou em uma escola particular como bolsista integral) e não tem diploma de nível superior, já tem meio caminho andado para cumprir os requisitos do ProUni em 2017. A outra parte é ter feito o Enem em 2016, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

O ProUni tem duas edições por ano e a primeira de 2017 abre inscrições no dia 31 de janeiro. A segunda vai acontecer no meio do ano.

Atende aos requisitos do ProUni e vai tentar uma bolsa esse ano? Confira a seguir o passo a passo da inscrição do ProUni 2017!


Como fazer a inscrição do ProUni 2017

As inscrições do ProUni só podem ser feitas pela internet, no site oficial do programa. O processo é gratuito e simples. Mas fique atento ao prazo: de 31 de janeiro a 3 de fevereiro.

Confira o passo a passo:

1) Acesse o site do ProUni.

2) Digite seu número de inscrição no Enem. Para se concorrer a uma bolsa em 2017, o sistema só vai aceitar números de inscrição do Enem 2016. Se você tentar usar a inscrição de anos anteriores, não vai conseguir avançar.

3) Digite sua senha do Enem 2016. Caso tenha esquecido, você pode recuperá-la rapidamente – basta seguir as orientações da tela.

4) No campo indicado, digite os números e letras que aparecem na imagem.

5) Clique em “Entrar no ProUni”. Pronto, agora você já está cadastrado e pode continuar sua inscrição. O sistema do ProUni recupera as suas notas do Enem automaticamente, assim como os dados que você informou quando fez o Exame.

6) Confira os dados apresentados e atualize o que for necessário.

7) Preencha as informações solicitadas.

8) Pesquise as vagas disponíveis. Na lista de resultados aparecem informações como: graduação, cidade, turno, faculdade e quantidade de vagas disponíveis (para cotas e ampla concorrência).

9) Clique no curso/faculdade em que deseja concorrer em primeira opção. É necessário também selecionar o turno e a modalidade de concorrência.

10) Selecione os itens de sua segunda opção.

11) Confirme a inscrição. Enquanto o processo seletivo estiver aberto, você poderá voltar no sistema quantas vezes quiser para alterar suas escolhas. Para a classificação final, será considerada sempre a última opção que você salvou.


Cursos oferecidos no ProUni 2017

O ProUni oferece bolsas de estudos em cursos superiores presenciais e a distância (EAD). Eles podem ser de três tipos:
Bacharelado: com perfil generalista, combina teoria e prática. O bacharel pode atuar em diversas áreas da profissão escolhida.
Licenciatura: forma professores.
Curso Superior de Tecnologia (Tecnólogo): mais focado na prática e nas demandas do mercado. O tecnólogo tem uma atuação mais específica dentro da profissão escolhida.

Tipos de bolsa do ProUni 2017

São dois tipos de bolsa no ProUni: parcial e integral. O que define a concessão de uma ou outra é a renda familiar do candidato. Confira:
Bolsa integral: cobre 100% da mensalidade e é destinada a quem tem até um salário mínimo e meio de renda bruta familiar mensal por pessoa.
Bolsa parcial: cobre 50% da mensalidade é destinada a candidatos com mais de um salário mínimo e meio e até três salários mínimos de renda familiar bruta mensal por pessoa.

Todas as bolsas oferecidas no ProUni 2017

São milhares e milhares de bolsas do ProUni disponíveis em faculdades de todo o Brasil. Há oportunidade para quem quer cursar Administração, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia, Pedagogia, Enfermagem, Medicina, Gestão de Recursos Humanos e muito mais. A lista é enorme e certamente você vai encontrar a graduação de seu interesse entre as opções oferecidas.

O MEC costuma liberar a consulta de bolsas um pouco antes da abertura das inscrições. A busca pode ser feita por cidade, curso ou faculdade. Veja como pesquisar:

1) Quando o MEC liberar o acesso às vagas, entre na página de Consulta Pública do ProUni.

2) Escolha o tipo de pesquisa que você quer fazer: por curso, município ou instituição.

3) Digite o nome do curso, da faculdade ou da cidade, de acordo com a opção que escolheu.

4) Clique em “Pesquisar”.

5) Na lista de resultados, clique sobre cada opção para ver mais detalhes.


Faculdades que participam do ProUni

Apenas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem participar do ProUni. É a garantia de que seu diploma terá validade nacional e será aceito no mercado de trabalho.

Confira algumas faculdades que costumam participar do ProUni:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 
Universidade Estácio de Sá (UNESA) 
Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 
Universidade de Franca (UNIFRAN) 
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais 
Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia 

Veja também:
Como entrar no ProUni com a nota do Enem

Vai se inscrever no ProUni 2017? Conte para a gente qual curso você quer fazer!