Quem não conseguiu uma vaga do ProUni 2017 tem mais uma chance!

As inscrições para as vagas remanescentes começam no dia 27 de março. É uma nova chance de conseguir bolsa de estudo integral ou parcial naquele curso tão sonhado. E o melhor: para começar ainda este semestre.

Para ter mais essa oportunidade, é preciso ficar ligado e se mexer: o processo é semelhante ao da seleção regular, com uma vantagem: são aceitas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de qualquer edição a partir de 2010!

Veja a seguir como se inscrever para as vagas remanescentes do ProUni 2017 e como acompanhar as chamadas.

Período de inscrição para as vagas remanescentes do ProUni 2017

As inscrições para s vagas remanescentes da edição do primeiro semestre do ProUni 2017 iniciam no dia 27 de março e vão até o dia 5 de maio.

Fique atento, pois há datas distintas para cada perfil de candidato:

  • 27 de março a 5 de abril: para candidatos que não estão matriculados na faculdade onde pretendem concorrer à bolsa remanescente
  • 27 de março a 5 de maio: para candidatos que já estão matriculados na faculdade onde pretendem concorrer à bolsa remanescente

Como participar das vagas remanescentes do ProUni 2017

Para entrar na disputa por uma vaga remanescente, basta seguir alguns passos simples:
1. Acesse o site do ProUni 2017.
2. Faça o cadastro no sistema de bolsas remanescentes, informando CPF e data de nascimento. O sistema verifica se o candidato participou do Enem (qualquer edição a partir de 2010) e se tem o desempenho necessário para concorrer - pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
3. Caso tenha participado do Enem e cumpra os requisitos, você deve cadastrar uma senha e informar um e-mail válido, no qual receberá um link para ativar o cadastro.
Atenção: professores da rede pública, no exercício efetivo do magistério, concorrendo a bolsas remanescentes em cursos de licenciatura não precisam ter feito o Enem para participar. Nesse caso, basta informar que é professor para prosseguir com o cadastro no sistema.


Quem pode concorrer a uma vaga remanescente do ProUni 2017

Pode concorrer a uma vaga remanescente do ProUni 2017 o candidato que cumprir pelo menos uma das condições a seguir:

  • Ser professor da rede pública, no efetivo exercício do magistério, concorrendo a uma bolsa de licenciatura.
  • Ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação (a pontuação apresentada precisa ser de uma única edição - não pode combinar notas de anos diferentes).
  • Não ter sido aprovado no processo regular do ProUni 2017.

Para concorrer a uma bolsa integral, a renda familiar bruta mensal deve ser de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa. Para concorrer a uma bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Além disso, é obrigatório se encaixar em pelo menos um destes quesitos:

  • Ter cursado o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral de escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública, no exercício efetivo do magistério, concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura (nesse caso não é necessário comprovar renda).

Resultado das vagas remanescentes do ProUni 2017

O resultado das vagas remanescentes do ProUni 2017 não tem uma data fixa. Funciona assim: o candidato faz a inscrição pela internet e tem até dois dias úteis para comparecer à faculdade levando todos os documentos comprobatórios (confira a lista no site do ProUni). Em seguida, a faculdade analisa os documentos e informa se o candidato se ele foi ou não aprovado.

O resultado pode ser conferido pelo candidato no site do ProUni.

Importante: a bolsa do ProUni não tem efeito retroativo. Ou seja, o Programa não cobre mensalidades anteriores ao Termo de Concessão de Bolsa.

Onde estudar com o ProUni

Quem consegue bolsa pelo ProUni tem a certeza de que irá entrar numa boa faculdade. É que somente instituições bem avaliadas pelo MEC podem oferecer vagas no Programa.

Confira algumas instituições onde você pode estudar com bolsas do ProUni:


Veja também:
Cotas do ProUni 2017

Vai tentar uma nova chance no ProUni? Conte para a gente nos comentários!