Após as duas chamadas regulares, o processo de convocação do ProUni não é mais automático. Para ter certeza de que você está na lista de espera do ProUni 2017 é preciso entrar no sistema e manifestar interesse em participar da seleção.

Ainda bem que tudo é muito simples de fazer. O único porém são os prazos: aqui tudo é muito corrido.

Veja a seguir como participar da lista de espera do ProUni 2017 e descolar mais uma chance de entrar na faculdade com bolsa de estudos!


O que é a lista de espera do ProUni 2017

A lista de espera é uma espécie de “terceira chamada” do ProUni. Ela reúne as vagas não ocupadas na primeira e na segunda convocação e abre mais oportunidades para quem não conseguiu entrar no curso desejado.

A lista está aberta a candidatos que:

  • Participaram do processo seletivo do ProUni 2017 (que aconteceu no período de 30/01 a 03/02).
  • Não foram selecionados nas duas chamadas regulares.
  • Foram selecionados na primeira ou segunda opção de curso mas acabaram reprovados por não formação de turma.


Como descobrir se seu nome está na lista de espera do ProUni 2017

É bastante simples. Para descobrir se o nome irá entrar em lista, o candidato só precisa confirmar intenção de participar desta etapa. Para isso, ele só tem que entrar no site do ProUni, acessar o sistema do processo seletivo (informando o número de inscrição e senha do Enem 2016) e clicar em “manifestar interesse em participar”.

Depois disso é só esperar a confirmação do sistema e pronto, seu nome estará na lista de espera.

Depois é só ficar de olho nas datas – que explicaremos a seguir.


Datas da lista de espera do ProUni 2017

Quem quiser participar da lista de espera precisa triplicar a atenção. Os prazos para manifestar interesse, ver o resultado e fazer a matrícula (caso seja convocado) são super curtos.

Anote aí para não perder nenhum detalhe:

7 e 8 de março – o candidato tem até as 23h59 do dia 8 de março para entrar no sistema do ProUni e manifestar interesse em participar da lista de espera. Depois disso, outra oportunidade só no semestre que vem.

10 de março – divulgação dos pré-selecionados na lista de espera.

13 e 14 de março – os candidatos pré-selecionados devem comparecer à instituição onde conseguiram bolsa para apresentar a documentação exigida pelo MEC. É bom ter em mãos todos os documentos de identificação do seu grupo familiar, comprovantes de renda, de endereço e de escolaridade.

Quem não atender a qualquer um dos prazos acima fica sem bolsa neste semestre.


Como funciona a lista de espera do ProUni 2017

A lista de espera é um espécie de fila em que os que têm maior nota no Enem vão ocupando os primeiros lugares na preferência por uma vaga.

É basicamente o que acontece no processo seletivo regular, mas em menor escala e sem divulgação diária de nota de corte.


Vai ter uma segunda lista de espera no ProUni 2017?

Não. A lista de espera é a última chance de conseguir bolsa neste semestre. Mesmo que ainda sobrem vagas, elas serão canceladas ou remanejadas para a segunda edição do ProUni 2017, que deve acontecer em junho ou julho.


Onde estudar com bolsa do ProUni

Algo muito positivo do ProUni é que as bolsas só podem ser distribuídas em instituições bem avaliadas pelo MEC. Ou seja: o aluno pode ter a certeza de que seu diploma será válido em todo o território nacional e reconhecido no mercado de trabalho.

Para ajudá-lo na busca, selecionamos algumas faculdades que participam do ProUni e oferecem bolsas em diversos cursos. Confira:

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais 
Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia 
Universidade de Franca (UNIFRAN) 
Universidade Estácio de Sá (UNESA) 
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR

Veja também:

Como entrar no ProUni com a nota do Enem


Vai tentar uma nova chance na lista de espera do ProUni? Conte para a gente!