Quem ficou de fora da primeira ou segunda chamada do ProUni 2017 já pode novamente reunir esperanças de conseguir uma bolsa de estudos bancada pelo Governo Federal.

A lista de espera é a etapa que encerra a primeira edição do ProUni 2017. O objetivo é ocupar as vagas que, por motivos diversos, não foram preenchidas nas chamadas regulares.

São poucos dias da inscrição até a matrícula, então é bom ficar alerta! Aqui vamos explicar todos os passos para quem quiser entrar na lista de espera do ProUni. Confira!


Prazo para se inscrever na lista de espera do ProUni 2017

As inscrições para a lista de espera abrem em março – praticamente um mês e meio depois do início do processo seletivo regular.

A lista não é automática: é preciso que o candidato entre novamente no sistema do ProUni para informar o interesse em participar dessa etapa.

O prazo é apertado, somente entre os dias 7 e 8 de março – que caem numa terça e quarta-feira, respectivamente. Veja o que é preciso fazer:

  1. Entre no site do ProUni
  2. Informe seu numero de inscrição e senha do Enem 2016.
  3. Acesse o sistema e clique na opção “Manifestar interesse em participar da lista de espera”.
  4. Aguarde a confirmação do sistema.


Quem pode se inscrever na lista de espera do ProUni 2017

Só pode entrar na lista de espera quem participou do processo seletivo regular do ProUni 2017, que aconteceu entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro. A lista funciona como uma terceira chamada, por isso não aceita novas inscrições.

Ela é direcionada a candidatos que não foram selecionados nas duas chamadas regulares ou que foram selecionados na primeira ou segunda opção de curso, mas acabaram reprovados por não formação de turma.

Ainda não dá para dizer quais cursos estarão disponíveis nessa etapa, visto que a disponibilidade de vagas depende dos candidatos que não conseguirem efetuar a matrícula.


Quando sai o resultado da lista de espera do ProUni 2017

O resultado será divulgado no dia 10 de março, na sexta-feira após o processo de inscrições. É tudo muito rápido. A relação estará disponível no site do ProUni e o aluno pode verificar se foi ou não chamado acessando o sistema com o número de inscrição e senha do Enem 2016.


Prazo para matrícula dos aprovados em lista de espera do ProUni 2017

Quem tiver a sorte de ser convocado em lista de espera também precisa acelerar o passo. O prazo para levar a documentação necessária e realizar a matrícula também é curto, somente nos dias 13 e 14 de março.

Nesses dois dias, o pré-selecionado precisa levar tudo o que o MEC exige (que não é pouca coisa) até a faculdade onde conseguiu bolsa para a efetivar a inscrição. Será necessário apresentar renda de todo o grupo familiar, originais e cópias de documentos de identificação, comprovantes de endereço e escolaridade.


Quando acontece o ProUni novamente

Quem perder a chance de conseguir bolsa por lista de espera terá que esperar até a próxima edição do ProUni 2017, em junho ou julho, para tentar o benefício novamente.

As vagas que não forem ocupadas depois da lista são descartadas ou remanejadas para a próxima edição.


Faculdades que participam do ProUni

O ProUni só trabalha com instituições bem avaliadas pelo MEC. Portanto, quem conseguir bolsa em qualquer uma das participantes do processo seletivo pode ir tranquilo fazer a matrícula. As faculdades escolhidas são bem aceitas e têm diploma valorizado no mercado de trabalho.

Selecionamos algumas opções para você levar em conta:

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais 
Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia 
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
Universidade de Franca (UNIFRAN) 
Universidade Estácio de Sá (UNESA) 
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR

Veja também:

Nota de Corte ProUni


Está com esperança de conseguir bolsa do ProUni dessa vez? Conte para a gente em qual curso você gostaria de entrar!