Conquistar um diploma de nível superior é o sonho de muita gente. Infelizmente, nem sempre é fácil, seja porque a concorrência nas universidades públicas é feroz, seja porque os custos de uma faculdade privada podem ser proibitivos.

Mas não desanime, pois há alternativas para driblar essa situação. E conseguir uma bolsa de estudos certamente é uma das melhores!

No estado do Rio de Janeiro é possível bancar a faculdade com a ajuda de programas federais, municipais, ONGs, sites dedicados à busca de bolsas de estudo e até por meio de incentivos das próprias faculdades. O macete é ver qual tipo de bolsa é o mais indicado para você, de acordo com sua situação, renda familiar ou desempenho no Enem, entre outros requisitos.

O segredo das bolsas de estudo é que não dá para deixar tudo para a última hora. Quanto mais cedo você se planejar e se preparar para os processos seletivos, maiores serão as suas chances de sucesso.

Então, que tal começar por aqui? Preparamos um guia super completo contando todos esses detalhes para ajudar você a conquistar sua bolsa de estudos no RJ. Vamos lá?

ProUni

É impossível falar de bolsa de estudos sem tocar no ProUni. O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 pelo governo federal para facilitar a inclusão de estudantes de baixa renda de todo o país no ensino superior privado.

Todos os anos, normalmente em janeiro e junho, o programa seleciona candidatos para bolsas integrais (cobrem 100% da mensalidade) e parciais (cobrem 50% da mensalidade) em cursos de todas as áreas do conhecimento.

Para participar, é necessário obter pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, sem ter zerado a redação, e atender a um dos seguintes critérios:

• Ter feito o ensino médio em escola pública ou ter estudado em escola particular na condição de bolsista integral
• Ser pessoa com deficiência
• Ser professor da rede pública de ensino

Também é necessário estar dentro de uma faixa de renda determinada pelo programa. Para as bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais, o teto sobe para três salários mínimos por pessoa. No caso dos professores, não precisa comprovar renda.
O ProUni vale para cursos presenciais e a distância. Quem já tem diploma de nível superior não pode participar.

Banco Carioca de Bolsas de Estudo

Criado pela prefeitura do Rio de Janeiro em associação com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), o programa distribui bolsas de estudo em instituições parceiras a estudantes carentes.

O interessado deve se dirigir a um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e apresentar documentos pessoais, além de comprovantes de residência e renda.

As bolsas integrais são destinadas a pessoas com renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio e as parciais, até três salários mínimos. Os inscritos passarão por uma avaliação técnica com as assistentes sociais, realizadas por meio de entrevistas e visitas domiciliares, além de uma prova que selecionará os melhores colocados.

Educafro

A Educafro é uma organização não governamental que tem o objetivo de melhorar a vida de jovens por meio da educação. A ONG possui uma regional no Rio de Janeiro e mantém convênios com diversas faculdades do estado, concedendo aos seus associados descontos de até 100% nas mensalidades.

Para fazer parte da Educafro, basta se cadastrar no site e participar de uma reunião de acolhida, onde será fornecida uma carta de encaminhamento para conseguir a bolsa na faculdade de sua preferência. Aí, é só participar do processo seletivo e torcer para ser aprovado!

Consulados

Esta dica é para quem tem o sonho de morar fora do país, melhorar seus conhecimentos de um idioma, aprender sobre uma outra cultura e ainda sair dessa experiência incrível com um diploma universitário em mãos.

Alguns consulados abrem seleções em parceria com instituições de ensino locais, concedendo bolsas de estudo, geralmente com base no mérito acadêmico.

A disponibilidade desses programas e os consulados que os oferecem podem variar de acordo com a época do ano. Alguns programas cobrem passagem, alojamento e até refeições. Os processos seletivos são difíceis, mas sem dúvida valem a pena!

Sites de bolsas

O jeito mais fácil de conseguir uma bolsa é por meio de sites especializados. Tecnicamente, eles concedem descontos fixos nas mensalidades. A redução pode ser de até 75%, então não importa se o benefício se chama bolsa ou desconto – o fato é que você vai pagar bem menos!

Para buscar uma bolsa, basta selecionar o estado do Rio de Janeiro, o grau de formação (graduação ou pós-graduação) e o curso. Também é possível colocar o nome da faculdade, se você já tiver alguma em mente. Aí é só pagar a pré-matrícula equivalente à primeira mensalidade e concluir o processo na faculdade. O desconto estará garantido para todos os meses até o final do curso.

Cada instituição pode ter seus próprios critérios de participação. Você poderá consultar todos os detalhes ao clicar sobre as ofertas disponíveis.

Bolsas de faculdades

Por fim, há diversos tipos de bolsas oferecidas por faculdades. Aqui a sacada é escolher a instituição e informar-se sobre quais modalidades de bolsa ela disponibiliza, e em quais você se encaixa. Algumas possibilidades de descontos são:
• Por pontualidade: para alunos que pagam as mensalidades em dia.
• Familiar: oferecido quem tem outros integrantes da família matriculados na mesma instituição de ensino.
• Por indicação: ganhe descontos ao indicar amigos para estudar com você.
• Por mérito: bolsas aos melhores colocados no vestibular ou que tenham boas notas durante o curso.
• Para empresas: funcionários de empresas conveniadas à faculdade recebem um abatimento nas mensalidades.
• Por comprovação de baixa renda.
• Para transferência ou segunda graduação.
• Para a terceira idade.
• Para pessoas com deficiência.

Faculdades que oferecem bolsas de estudo no RJ

Confira algumas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de estudos no Rio de Janeiro:
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 
Universidade Estácio de Sá (UNESA) 
Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Veja também:
Bolsa de estudo: tudo o que você precisa saber para conseguir uma


Mora no estado do Rio de Janeiro e está buscando uma bolsa de estudos? Para qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!