Você sonha em cursar Enfermagem em uma faculdade particular, mas a grana está curta? Por ser uma graduação que é frequentemente oferecida em período integral, fica mais complicado conciliar os estudos com o trabalho. As mensalidades, por sua vez, podem ultrapassar os R$ 2 mil.

Mas isso não significa que você deva desistir do seu plano! Uma boa forma de economizar e custear a graduação é conseguindo uma bolsa de estudos. Há diversas maneiras de obter essa ajuda – dá para encontrar aquela que melhor se encaixa em seu perfil e necessidades.

Leia nosso guia e conheça as principais maneiras de obter bolsas em Enfermagem no Brasil. Quanto mais você se preparar e se informar, mais chances vai ter de conseguir o benefício. Vamos lá?

Como conseguir uma bolsa em Enfermagem pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal destinada a conceder bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda que ainda não tenham diploma universitário.

Para se inscrever, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (no caso da bolsa integral) e de até três salários mínimos por pessoa (para as bolsas parciais).

O ProUni também exige boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar do processo seletivo é obrigatório apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na edição mais recente do Enem. No entanto, essa nota serve apenas para se inscrever e não necessariamente garante uma vaga. Nos últimos processos seletivos, a nota de corte para o curso de Enfermagem chegou a mais de 700 pontos para entrar em algumas das faculdades mais concorridas.

Além de não ter diploma, cumprir o critério de renda familiar e de desempenho no Enem, para participar do ProUni é necessário se encaixar em uma das seguintes exigências:

• Ter feito o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral
• Ser deficiente
• Ser professor da rede pública tentando bolsa em curso de licenciatura (no caso, não precisa comprovar renda)
Conseguiu se encaixar nas normas de concessão de bolsas do ProUni? Que ótimo! Você tem grandes chances de conseguir sua bolsa. Se não preencheu os requisitos, não jogue a toalha! Há outras formas de obter ajuda para cursar Enfermagem. Continue aqui com a gente para conhecê-las.

Como conseguir bolsa em Enfermagem pela internet

Se você não conseguiu preencher os requisitos do ProUni, saiba que é possível obter bolsas de até 70% do valor da mensalidade do curso por meio de sites especializados em descontos estudantis, como o Educa Mais Brasil e o Quero Bolsa.

Os dois portais são muito parecidos. Na página inicial, há uma ferramenta de busca. Basta escolher a cidade, digitar “Enfermagem” no campo do curso, selecionar a modalidade e o nome da faculdade, caso já tenha uma ideia de onde pretende estudar.

Na página de resultados, escolha a bolsa que mais lhe agradar e leia o contrato com atenção. Em seguida, você deve pagar a taxa de pré-matrícula e levar o comprovante à faculdade para concluir o processo.

O desconto obtido na bolsa vale até o fim do curso.

Como conseguir bolsa em Enfermagem pela sua empresa

Muitas empresas de médio e grande porte possuem convênios com faculdades, com o propósito de melhorar a capacitação de seus empregados. Geralmente, o funcionário interessado deve fazer a solicitação de bolsa ao departamento de Recursos Humanos, que avalia se o pedido condiz com o seu cargo e plano de carreira.

Por essa razão, para obter esse tipo de ajuda para cursar Enfermagem é mais fácil obter uma resposta positiva se você trabalhar em uma empresa da área da Saúde.

Se mesmo assim seu pedido for negado, é possível utilizar o desconto de funcionário. Procure uma faculdade com a qual sua organização mantenha convênio e comprove o vínculo empregatício. Pode não ser uma bolsa integral, mas muitas vezes o desconto pode cobrir mais da metade da mensalidade!

Como conseguir bolsa em Enfermagem por sindicatos e associações

Essa também vale para quem já está empregado e é associado a alguma entidade de classe. Muitos sindicatos e associações têm convênios com faculdades, oferecendo descontos de até 80%. Para solicitar o abatimento, basta mostrar a documentação de associado em uma das instituições parceiras.

Como conseguir bolsa em Enfermagem com a ajuda de ONGs

Há diversas organizações não governamentais brasileiras que mantêm parcerias com faculdades. Aconselhamos que você realize uma pesquisa sobre as principais ONGs de sua região e veja o que cada uma delas exige dos candidatos. Algumas têm critérios socioeconômicos, outras se propõem a ajudar cidadãos afrodescendentes, mulheres, pessoas em situação de risco... Aqui, o pulo do gato é encontrar uma entidade que apoie seu tipo de perfil.

Como conseguir bolsa em Enfermagem na própria faculdade

Essa informação não é muito divulgada, mas a maioria das faculdades possui seu próprio sistema de concessão de bolsas!

Algumas trabalham com mérito acadêmico, oferecendo bolsas aos melhores colocados no vestibular ou aos alunos que tirarem notas altas durante o curso.

Há ainda algumas formas de conseguir descontos nas mensalidades. Não chegam a ser bolsas de estudo, mas já ajudam a aliviar o bolso:

• Descontos por mensalidades pagas em dia
• Descontos para quem indicar amigos ou parentes
• Descontos para a terceira idade
• Descontos para alunos da mesma família

Faculdades que oferecem o curso de Enfermagem

Confira algumas faculdades que oferecem cursos de Enfermagem com o reconhecimento do MEC. Além garantirem a validade do diploma em todo o território nacional, todas estas instituições de ensino operam com algum sistema de bolsas de estudo:
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 
Universidade Estácio de Sá (UNESA) 
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 
Universidade de Franca (UNIFRAN) 
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 
Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:
Qual o salário de um enfermeiro?


Está pensando em cursar Enfermagem e procura uma bolsa de estudos? Já se decidiu por alguma? Conte para a gente aqui nos comentários!