Você tem o sonho de fazer uma graduação em Pedagogia, mas a coisa não está fácil para o seu lado financeiramente? Há uma forma de contornar essa situação: conseguindo uma bolsa de estudos!

Nós sabemos que nem sempre é possível estudar em uma universidade pública devido à grande concorrência e nem todo mundo consegue bancar uma faculdade particular. No entanto, não jogue a toalha!

Preparamos o guia a seguir com o caminho das pedras para obter uma bolsa de estudo em Pedagogia. Vamos lá?

Como conseguir uma bolsa em Pedagogia com o ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma das maneiras mais conhecidas de conseguir bolsa de estudos no país. Trata-se de uma iniciativa do governo federal que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de baixa renda que ainda não possuam diploma universitário.

Um dos critérios para se candidatar é a renda familiar mensal. O valor dos rendimentos por pessoa não deve exceder um salário mínimo e meio para concorrer às bolsas integrais, e três salários mínimos no caso das bolsas parciais.

Outro requisito é o desempenho na última edição do Enem. Para fazer a inscrição, é necessário apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. No entanto, essa pontuação é só uma referência: nas últimas edições do ProUni, a nota de corte para o curso de Psicologia variou de pouco mais de 450 a aproximadamente 630.

Além das exigências acima, o ProUni requer que o candidato se encaixe em um dos seguintes requisitos:

• Ter feito o ensino médio na rede pública ou na rede particular como bolsista integral
• Ser deficiente
• Ser professor da rede pública disputando vaga em curso de licenciatura (no caso, não é necessário comprovar renda)

Atende a todos os critérios? Ótimo, as chances de você obter uma bolsa pelo ProUni são grandes! Caso contrário, não precisa desanimar. Há muitas outras maneiras de conseguir uma bolsa de estudos em Pedagogia. Siga lendo este artigo e confira todas elas!

Como conseguir uma bolsa em Psicologia pela internet

Se a burocracia do ProUni não é para você, saiba que há uma maneira muito mais simples e prática de conseguir cursar Pedagogia pagando bem menos. O melhor de tudo? Você não precisa nem sair da frente do computador e pode fazer isso agorinha!

Estamos falando de sites especializados em bolsas de estudo, como o Quero Bolsa e o Educa Mais Brasil. Ambos possuem uma interface bem parecida e fácil de usar. Basta acessar um deles e ir até a ferramenta de busca, localizada na página inicial. Então, selecione a cidade, digite “Pedagogia”, escolha entre graduação e pós-graduação e, caso saiba qual faculdade deseja cursar, insira o nome ou a sigla.

Na página de resultados, será possível ver todas as opções de bolsa que atendem aos critérios da sua busca. Clique na que lhe agradar, leia o contrato com muita calma e pague a taxa de pré-matrícula. Em seguida, leve o comprovante até a faculdade para concluir o processo.

É possível obter até 70% de descontos nas mensalidades até o fim do curso – a economia ao longo dos anos pode chegar a milhares de reais!

Como conseguir uma bolsa em Pedagogia custeada pela sua empresa

Muitas empresas possuem convênio com instituições de ensino e oferecem bolsas e descontos aos funcionários, para que possam ampliar seus horizontes e obter uma qualificação melhor.

Para conceder uma bolsa, geralmente a equipe de Recursos Humanos da organização avalia se o curso vai ser útil ao plano de carreira do empregado em questão, ou se a graduação irá trazer algum benefício à empresa.

Pedagogia é um curso bem aceito, principalmente para quem quiser atuar com treinamento e desenvolvimento de pessoas, no departamento de RH. Se você já trabalha em uma escola, por exemplo, também tem mais chances de conseguir uma resposta positiva.

De qualquer modo, se a bolsa for negada, ainda dá para conseguir abatimento na mensalidade. Muitas instituições de ensino exigem apenas que você comprove o vínculo empregatício com a empresa conveniada.

Como conseguir uma bolsa em Pedagogia por meio de sindicatos e associações

Se você já trabalha, outra opção para obter a bolsa em Pedagogia é por meio de sindicatos e associações. A maioria dessas entidades de classe mantém convênio com várias faculdades, e o único requisito para ganhar um abatimento é comprovar que você é integrante daquela organização ou exerce a função determinada pelo sindicato. Os descontos nas mensalidades variam, mas há casos em que o abatimento chega até 80%.

Como conseguir uma bolsa em Pedagogia por meio de ONGs

Para conseguir bolsa de estudos em Pedagogia patrocinada por uma ONG, tudo depende do seu perfil. O negócio aqui é pesquisar bem as entidades que buscam candidatos com as suas características – algumas ajudam pessoas de baixa renda, negros, indígenas, pessoas que moram em determinada região, enfim... a lista é ampla e quanto melhor você se encaixar no padrão buscado, mais chances terá!

Como conseguir uma bolsa em Pedagogia na própria faculdade

Embora não seja muito divulgado, a maioria das faculdades oferece bolsas de estudo. Há duas formas principais de conseguir uma bolsa em Pedagogia:
Bolsa por mérito: Algumas instituições de ensino oferecem bolsas de estudo aos alunos com melhor desempenho no vestibular. As regras variam conforme a faculdade. Para saber mais, o ideal é consultar o edital do processo seletivo ou manual do candidato.

Outras faculdades trabalham com um sistema de mérito um pouco diferente, concedem bolsas aos alunos com melhor desempenho durante o semestre. É uma forma de incentivar os estudos e recompensar o esforço acadêmico.

Bolsa por insuficiência de renda: Outra possibilidade de obter uma bolsa em Pedagogia é comprovando que você não tem condições de bancar seus estudos. É um processo relativamente simples: geralmente as faculdades que oferecem essa opção exigem comprovantes de renda e algumas aplicam uma prova para testar os conhecimentos do candidato.

Se você não se enquadra nessas maneiras de conseguir uma bolsa, saiba que praticamente todas as instituições oferecem algum tipo de desconto. Podem não ser tão significativos quanto uma bolsa, mas qualquer alívio no orçamento já é uma ajudinha, não é mesmo? Conheça alguns dos mais comuns:

• Desconto por indicação de familiares e amigos
• Desconto para pessoas da mesma família
• Desconto para a terceira idade
• Desconto por pagamento de mensalidades em dia

Faculdades onde você pode conseguir bolsa para estudar Pedagogia

Confira a lista que preparamos com faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Pedagogia. Todas elas trabalham com diversos programas de bolsas de estudo:
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 
Universidade Estácio de Sá (UNESA) 
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 
Universidade de Franca (UNIFRAN)
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 
Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia 
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:
Vale a pena fazer Pedagogia?


Está em busca de uma bolsa para estudar Pedagogia? Já se decidiu por alguma? Conte para a gente aqui nos comentários!