Pretende cursar Psicologia mas está sem grana para bancar os estudos? Pois saiba que essa situação é muito mais comum do que você imagina. O bom é que dá para resolver isso conseguindo uma bolsa de estudos.

Há diversas maneiras de obter uma bolsa. As opções vão desde benefícios concedidos pelo governo até a contratação pela internet. O segredo para conseguir uma é descobrir quais são os requisitos e escolher aquela que melhor se encaixa em seu perfil.

Pensando nisso, preparamos o guia a seguir com as principais bolsas de estudo em Psicologia oferecidas no país e quais são os passos e as exigências para consegui-las. Tem muita coisa interessante e sem dúvida você vai encontrar o modelo ideal para suas necessidades! Vamos lá?

Como conseguir uma bolsa em Psicologia com a ajuda do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma das formas mais conhecidas de obter uma bolsa no Brasil.
Criado em 2004 pelo governo federal, o ProUni concede bolsas a estudantes de baixa renda que ainda não possuem um diploma universitário e pretendem fazer uma faculdade privada.

Um dos critérios para participar do programa é a renda familiar bruta mensal. Ela deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer a uma bolsa integral e de até três salários mínimos por pessoa para concorrer a uma bolsa parcial.

O ProUni também exige a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever o candidato precisa ter feito o Enem mais recente e apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Atendeu aos critérios acima? Ótimo. Agora, basta se enquadrar em uma das exigências a seguir:

• Ter feito o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral
• Ser deficiente
• Ser professor da rede pública concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura (nesse caso, não é necessário comprovar renda)
Não se enquadra nos requisitos de participação do ProUni? Não desanime, pois há outras formas de conseguir a sua bolsa em Psicologia. Continue aqui com a gente e descubra!

Como conseguir bolsa em Psicologia pela internet

Uma forma descomplicada de conseguir bolsa de estudos é recorrer a sites especializados. Eles fazem a ponte entre as faculdades que têm vagas sobrando e os estudantes que buscam mensalidades mais em conta.

Entre os mais conhecidos estão o Quero Bolsa e o Educa Mais Brasil. Os descontos podem chegar a até 70% do valor original!

Os dois sites funcionam de forma bem parecida: é só entrar na página, localizar a ferramenta de busca, selecionar a cidade desejada, digitar “Psicologia” no campo do curso e, caso já tenha uma noção de qual faculdade pretende cursar, inserir o nome ou a sigla.

Na página de resultados, você vai encontrar todas as bolsas disponíveis. Se alguma lhe agradar, clique nela e leia as regras e condições com cuidado. Então, basta pagar a pré-matrícula no valor de uma mensalidade e concluir o processo na faculdade.

O percentual de desconto obtido vale até a formatura!

Como conseguir uma bolsa em Psicologia pela faculdade

Muitas faculdades oferecem bolsas de estudo por mérito. Elas podem funcionar de duas maneiras: a faculdade concede bolsas aos primeiros colocados no vestibular, ou dá o benefício aos alunos com as melhores notas durante o semestre.

Outra forma de conseguir bolsa com a própria faculdade é comprovando que você não tem renda suficiente para bancar seus estudos. Normalmente, as instituições que concedem bolsa por carência socioeconômica pedem comprovantes de renda e fazem um processo seletivo separado para esses alunos.

Além disso, dá para conseguir descontos por indicar novos alunos e pagar as mensalidades em dia. Integrantes da mesma família e estudantes da terceira idade também podem conseguir abatimento nas mensalidades.

Como conseguir uma bolsa em Psicologia com iniciação científica

Psicologia é uma área que valoriza muito o conhecimento e a pesquisa acadêmica. Várias faculdades possuem núcleos voltados a essa atividade e os alunos que participam desses grupos podem conseguir uma bolsa ou ajuda de custo, dependendo da instituição.

É uma ótima maneira de enriquecer o currículo, fazer contatos acadêmicos e profissionais e ainda conseguir uma graninha!

Como conseguir uma bolsa em Psicologia por meio da sua empresa

Muitas empresas de médio e grande porte possuem programas de incentivo à qualificação de seus funcionários. Cada organização tem suas próprias regras e políticas internas.

Geralmente, o processo passa pelo departamento de Recursos Humanos, que avalia se o curso é relevante para o plano de carreira do funcionário ou se beneficia a organização de alguma forma.

Como conseguir uma bolsa em Psicologia com o auxílio de ONGs

Várias organizações não governamentais (ONGs) possuem convênio com instituições de ensino e patrocinam bolsas de estudos. Algumas auxiliam pessoas em situação de risco, outras focam em ajudar pessoas de baixa renda, estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública, negros, indígenas...
A dica aqui é pesquisar bastante e ver se você se encaixa nos requisitos.

Como conseguir uma bolsa em Psicologia por meio de sindicatos

Se você trabalha e é integrante de algum sindicato ou associação de classe, poderá conseguir bons descontos em instituições de ensino conveniadas. O abatimento nas mensalidades pode chegar a até 80%.

Faculdades que oferecem o curso de Psicologia

Confira a seguir algumas faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Psicologia. Além de concederem diplomas válidos em todo o território nacional, todas estas instituições oferecem bolsas de estudos:
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 
Universidade Estácio de Sá (UNESA) 
Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 
Universidade de Franca (UNIFRAN)
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 
Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Veja também:
Curso de Psicologia


Quer cursar Psicologia e está atrás de uma bolsa de estudos? Já decidiu qual vai tentar? Conte para a gente aqui nos comentários!