O Enem 2017 está na boca do gol!

Este ano as provas vão acontecer em dois domingos seguidos: 5 e 12 de novembro. Ou seja, falta pouco para a gente ver o pessoal desesperado para entrar no local de prova, correndo para não se atrasar... ou chorando agarrado ao portão porque chegou depois da hora ou errou o local de prova.

Por falar nisso, você já sabe o endereço e a sala onde vai fazer a prova do Enem 2017? Não?

Então não perca tempo e consulte logo o seu cartão de confirmação da inscrição. Ele traz informações super importantes para os enemzeiros.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o seu cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017: o que é, para que serve, como consegui-lo e se ele precisa ser levado no dia da prova!

O que é o cartão de confirmação da inscrição do Enem?

O cartão de confirmação da inscrição é um documento individual que todo participante do Enem precisa conferir antes de fazer as provas.

Ele garante que está tudo certo com sua inscrição no Enem e que você vai poder fazer o exame tranquilo.

No seu cartão de inscrição você vai encontrar :

• Seu nome completo
• Número do CPF
• Número de inscrição
• Opção de prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
• Data e horário dos dois dias de provas
• Endereço e sala de realização dos dois dias de provas
• Solicitação de atendimento especial, se tiver (pessoa com deficiência, grávida, lactante, etc.)

Não recebi meu cartão de inscrição do Enem 2017. O que faço?

Em primeiro lugar, fique tranquilo, pois você não é o único. A organização do Enem não envia o cartão de inscrição para ninguém – nem pelo correio, nem por e-mail, nem por mensagem no celular.

É responsabilidade de cada participante consultar o cartão, baixar o documento e imprimi-lo, se quiser.

Onde encontro o cartão de inscrição do Enem 2017?

Você vai encontrar o cartão de inscrição do Enem 2017 na internet. Basta acessar a página do participante do Enem com seu login e senha.

Outra possibilidade é usar o aplicativo oficial do Enem 2017 para celulares.

Nos dois casos, a consulta é gratuita. Você pode acessar, baixar e imprimir seu cartão quantas vezes quiser ou precisar.

Preciso levar o cartão de inscrição para fazer a prova do Enem 2017?

O cartão de inscrição não é um item obrigatório para fazer a prova do Enem. No entanto, a gente recomenda fortemente que você leve o documento. Aliás, essa também é uma recomendação dos organizadores do Enem.

Não custa lembrar os itens obrigatórios: um documento de identificação oficial, válido e com foto; e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Posso usar o cartão de inscrição para anotar o gabarito?
Não, isso é proibido pelos organizadores do Enem. A regra, disponível no site do Exame, é clara: “Não faça anotações em qualquer documento que não seja o Cartão-Resposta, o Caderno de Questões, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho.”

Recomendamos que você dê uma boa revisada em tudo o que pode e o que não pode fazer no dia da prova do Enem 2017. Todas as informações estão disponíveis no site oficial do exame.

Quando sai o gabarito do Enem 2017?

Ao terminar a prova e chegar em casa, corra para a internet e fique ligado aqui com a gente. Vamos divulgar, nos dias 5 e 12 de novembro, a correção extraoficial das provas.

O gabarito oficial será divulgado pelo MEC até o dia 8 de novembro, para as provas do primeiro dia, e até o dia 15 de novembro, para as provas do segundo.

Quando sai o resultado do Enem 2017?

O MEC estima que o resultado do Enem 2017 será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018. Nesse dia, cada um dos mais de 6 milhões de inscritos poderá finalmente consultar seu boletim de desempenho individual, com as notas obtidas nas cinco provas.

É preciso ficar super ligado, pois assim que sair o resultado do Enem 2017 é dada a largada para os processos seletivos que usam a nota do exame como critério de classificação. São várias chances de entrar na faculdade, conseguir bolsas e financiamentos. Veja a seguir.

Para que serve a nota do Enem 2017?

Você já deve ter ouvido que o Enem é o passaporte para o ensino superior no Brasil. E não é para menos! Confira o que você pode fazer com seu desempenho no exame:
• Entrar em uma universidade pública pelo Sisu 2018: embora exija pouco para a inscrição (basta não ter zerado na redação do Enem mais recente), o Sistema de Seleção Unificada é mega concorrido. As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes ao ano.
• Tentar uma bolsa de estudos pelo ProUni 2018: aqui, é preciso se encaixar nos requisitos mínimos de desempenho no Enem mais recente, renda familiar e formação. O ProUni distribui as bolsas por meio de um processo seletivo automatizado.
• Concorrer a um financiamento do FIES: apesar de ser um financiamento (o estudante vai ter que devolver o valor financiado para o governo federal), o FIES tem uma série de vantagens, como a possibilidade de só começar a quitar a dívida depois da formatura. Aqui é preciso se encaixar em requisitos de renda familiar e de desempenho no Enem.
• Ingresso direto: é o jeito mais fácil de entrar na faculdade! Basta apresentar o desempenho no Exame e, caso atinja a pontuação exigida, fazer a matrícula. Cada instituição tem suas próprias regras de utilização da nota do Enem.
Bateu uma empolgação? Então aproveite para conhecer algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você vai poder entrar com a sua nota do Enem 2017. Todas elas participam do ProUni e do FIES, têm programas próprios de bolsas e financiamentos, e trabalham com o modelo de ingresso direto. Dê uma olhada:
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade de Franca (UNIFRAN)
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Veja também:
Que nota preciso tirar no Enem 2017?


Tudo certo com o seu cartão de confirmação do Enem 2017? Conte para a gente aqui nos comentários!