A história de civilização ocidental começa com a história de civilização grega. Apesar de sua geografia dispersa, a Grécia antiga tem uma vida cultural relativamente homogênea, expressa no idioma comum e em formas de organização política e crenças religiosas semelhantes.
Essa unicidade resulta da união de várias culturas, trazidas por povos que invadiram a Grécia, misturando-se aos habitantes mais antigos.
A origem da polis a partir do século VIII a.C., com o renascimento do comércio, acaba com o isolamento das aldeias. A sociedade torna-se mais complexa. As cidades sofrem mudanças radicais. O local mais importante da cidade passa a ser a "ágora", a praça pública, onde o comércio se desenvolve e as discussões sobre a vida e a sociedade acontecem.
A democracia contribuiu para que "todos" tivessem acesso à ágora, de modo que cidadania passou a ser um direito dos homens adultos e que não fossem estrangeiros ou escravos.
A pólis é uma criação dos cidadãos e não dos deuses. Essa nova forma de organização social e política foi fundamental para o desenvolvimento do pensamento humano.
Na pólis, com os "cidadãos" em igualdade, é vitorioso quem sabe convencer, quem utiliza o raciocínio e a exposição precisa das idéias, não só em relação à política, mas a tudo que se referia à vida dos gregos.
SUPERAÇÃO DA MITOLOGIA
Essa nova forma de pensar a partir da formação da pólis é o oposto ao pensamento mítico. É como se o homem grego do século VI a.C. tivesse se libertado das fantasias da religião e da mitologia para evoluir racionalmente.
A pólis grega, criação da vontade dos homens, estabelece o desaparecimento da vontade divina e celestial de todo um conjunto de relações, quer dos homens entre si, quer dos homens com a natureza. A mitologia apenas narra uma sucessão de fenômenos divinos, naturais e humanos.
Ela é, então, substituída pela Filosofia na compreensão desses fenômenos. Co isso, ao utilizar a razão, o homem busca uma explicação para entender a relação entre o caos e a ordem do mundo.
9 Comentário para "A EVOLUÇÃO DA PÓLIS GREGA E A RAZÃO" 
|
disse isso em 17 Mar 2008 5:47:37 PM US Mountain Standard Time
A idéia inicial é interessante, portanto talvez devesse ser mais explorada.
|
|
disse isso em 08 May 2008 3:22:08 AM US Mountain Standard Time
O artigo trata de passagem do mito ao logos destacando os pontos mais importantes, as mudanças econômicas, sociais e humanas. Muito bom e merecidamente deveria ser ampliado.
|
|
disse isso em 14 May 2008 7:19:51 PM US Mountain Standard Time
Me ajudou! obrigada...
|
|
disse isso em 23 May 2008 2:23:10 PM US Mountain Standard Time
realy!
|
|
disse isso em 11 Jun 2008 9:19:39 PM US Mountain Standard Time
o texto n me ajuodu muito
pq eu queria saber o enfraquecimento Mas o texto esta muito bom para estudo |
|
disse isso em 13 Sep 2008 8:42:43 AM US Mountain Standard Time
O conhecimento estah aa disposicao de todo aquele que se dispoe a pesquisar.
Essse site eh tudo de bom. Muita informacao. |
|
disse isso em 19 Sep 2008 6:59:01 PM US Mountain Standard Time
a federal de viçosa perguntou algo interessante: como os gregos concebiam o tempo... ora basta lembrar de Platão: " o tempo é a imagem móvel da eternidade"... ou seja o tempo para os gregos é uma realidade sempre presente.
|
|
disse isso em 04 Oct 2008 8:24:33 PM US Mountain Standard Time
O texto esta muito bom, para quem busca conhecimento.
|
|
disse isso em 22 Oct 2008 7:57:43 AM US Mountain Standard Time
superficial
|




Autor/Admin)