Os alunos da rede pública de ensino que desejam ingressar em uma universidade podem contar com mais um recurso nos estudos. O programa do governo federal Universidade Para Todos (Prouni) disponibiliza curso pré-vestibular gratuito através da Secretaria de Educação da Bahia (SEC). As inscrições já estão abertas e seguem até sexta-feira, sempre das 8h ás 20h. Um total de 20 mil vagas serão oferecidas para os 217 municípios do estado.

O pré-requisito é cursar o 3o ano ou ter concluído o ensino médio na rede pública, apresentar o histórico escolar a partir da 5a série, RG, CPF e comprovante de residência. Em Salvador, foram instalados 212 postos informatizados do Sistema Somar localizados nas secretarias de matrícula das escolas da rede pblica.

Ano passado, 51.888 inscritos disputaram as 25 mil vagas oferecidas. Nos municípios onde a procura é superior á demanda, os critérios de seleção são as notas nas disciplinas de matemática e português. Em 2008, devido á ampliação do programa, os recursos foram destinados ás atividades complementares e o número de vagas diminuiu.

A coordenadora de Desenvolvimento da Educação Superior, Gelcivânia Silva, informa que em 2007 o cursinho da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) recebeu 15 mil alunos.

Mais informações através do site www.sec.ba.gov.br ou pelo telefone: (71) 3115-8926.