O golpe político-militar de 1964 completou 40 anos. Por isso, tanto os acontecimentos que cercaram a deposição do presidente João Goulart como as características da ditadura militar que governou o Brasil nos 21 anos seguintes tiveram grande destaque na mídia e foram publicados diversos livros sobre o assunto. Assim, é bastante provável que nos próximos vestibulares entrem questões sobre o Regime Militar.

Os temas mais abordados foram os seguintes:

Para quem pretende estudar o período de 1964 a 1985, aqui vão algumas informações, baseadas nos principais vestibulares do País, de 1998 para cá.

Dentro dos temas abordados, os assuntos mais perguntados foram os seguintes:

Grau de dificuldade das questões

Tanto as questões dificílimas como as que perguntam o óbvio ululante são raras. A grande maioria das questões exige do candidato um bom conhecimento horizontal do Regime Militar.

O que estudar

Primeiro, procure conhecer bem as linhas gerais dos cinco temas mais abordados. Segundo, dentro de cada um deles, tenha um cuidado especial com os assuntos mais perguntados.

Exemplo: você já aprendeu os aspectos principais do modelo econômico do Regime Militar? Ótimo! Agora, dê uma estudada mais caprichada na parte relativa do “milagre” brasileiro.

Filmes para complementar seu estudo

Você encontra aqui duas listas de filmes. Os da primeira lista referem-se aos antecedentes do golpe de 1964, ao próprio golpe, ao Regime Militar e ao retorno à democracia.

Os da segunda lista são relativos às ditaduras militares que se estabeleceram na Argentina, no Uruguai e no Chile, contemporâneas ao Regime Militar brasileiro, com o qual tiveram muitos pontos em comum.