Além de reunir a comunidade nos finais de semana nas escolas da rede pública e, com isso, reduzir a violência no entorno da escola, o Programa Escola da Família também está possibilitando que ex-alunos, da rede estadual e das redes municipais conveniadas, tenham oportunidade de cursar uma faculdade com auxílio do Bolsa Universidade. De 15 de fevereiro a 09 de março, os estudantes das universidades conveniadas interessados podem se inscrever para fazer parte do Programa.

Para se candidatar é necessário:

-

ter concluído o Ensino Médio na rede estadual ou municipal paulista (onde deve ter estudado no mínimo os três anos);

- estar regularmente matriculado em um curso de graduação de Instituição Privada de Ensino Superior conveniada com o Programa;

- não estar recebendo outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior;

- é imprescindível ter interesse e disponibilidade para participar de atividades do Programa.

Cerca de 11 mil jovens universitários paulistas já dedicam seus finais de semana ao Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados pelo Governo em convênio com 223 instituições particulares de Ensino Superior. Além das 11 mil bolsas já oferecidas, o Programa conta com um aumento de mais 10 mil bolsas para a rede estadual e municipal, proporcionando mais vagas para os universitários.

Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade no custeio de seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 267,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade. Os universitários ganham a bolsa, regressam à origem - a escola pública - e contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local. Quando formados, já terão no currículo uma preciosa experiência profissional.

Informações sobre a escola mais próxima da sua residência ou sobre o Programa também podem ser obtidas pela Central de Atendimento da Secretaria de Estado da Educação pelo telefone 0800 - 77 000 12.

Como participar do Bolsa Universidade?

Para se inscrever no Programa, clique na opção Bolsa-universidade, na lista do lado esquerdo da tela. Esta opção abre a tela incial do sistema gerencial. Nesta tela, ao clicar em Candidato, na lista do lado esquerdo da tela, é possível consultar a quantidade de bolsas por Instituição de Ensino e curso, e a quantidade de vagas por Diretoria de Ensino e por Escola.

Para proceder a inscrição do cadastro, clique em Cadastro de Candidato e preencha todas as informações de todas as páginas do cadastro. Para quem já está cadastrado no site, basta prteencher os campos CPF e senha, para acessar a sua ficha cadastral. Se você esqueceu sua senha, encaminhe um e-mail para escoladafamilia@fde.sp.gov.br.

Após o cadastramento, imprima o protocolo de inscrição e siga as orientações nele contidas.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento da Secretaria de Estado da Educação, através do telefone 0800-77-000-12 ou escreva um e-mail para escoladafamilia@fde.sp.gov.br.

Acompanhe os prazos de cada etapa, relacionados abaixo. Para saber o resultado da classificação, entre no seu cadastro com seu CPF e senha a partir da data prevista e consulte o seu status na sua ficha cadastral.

Cronograma fevereiro/março de 2008:

  • de 15.02 a 09.03.08 - período de inscrição de novos candidatos à bolsa;·
  • de 03.03 a 14.03.08 - período de entrega da documentação dos novos candidatos à bolsa na Diretoria de Ensino;
  • de 03.03 a 20.03.08 - período de aprovação no site das fichas de inscrição dos novos candidatos pelas Diretorias de Ensino;
  • de 03.03 a 20.03.08 - período de aprovação no site das fichas de inscrição dos novos candidatos pelas Instituições de Ensino Superior;
  • 24.03.2008 - processamento da classificação e divulgação dos resultados para as Diretorias de Ensino;
  • de 25.03 a 31.03.08 - encaminhamento dos bolsistas classificados para início das atividades nas escolas em 05 de abril de 2008;
  • 27.03.2008 - divulgação dos resultados para os candidatos;
  • 05.04.2008 - apresentação e início das atividades nas escolas dos novos bolsistas.
  • Mais informações: http://www.escoladafamilia.sp.gov.br/