Revolução Bolivariana

É um termo criado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para designar as mudanças políticas, econômicas e sociais iniciadas após sua chegada ao poder.

A revolução está baseada, segundo Chávez, nos ideais e reflexões de Simón Bolívar - o libertador da América.

Simón Bolívar - o libertador da América

Simon Bolívar nasceu no dia 24 de julho de 1783 em Caracas, na Venezuela.

A revolução contra o domínio espanhol teve início na Venezuela, em 1810, com a deposição do governante espanhol.

Uma declaração formal de independência foi feita em 1811, e no mesmo ano, Bolívar tornou-se oficial do exército revolucionário. Porém, em 1812, tropas espanholas retomaram o poder na Venezuela.

Bolívar - não desiste nunca

Mas Bolívar nunca desistiu. Em dezembro de 1819, foi proclamada a República da Colômbia. E, em 1821, Bolívar finalmente libertou a Venezuela, e maio de 1822, Antonio José Sucre, libertou o Equador.

Enquanto isso, o argentino José de San Martin libertava a Argentina e o Chile, e iniciava a libertação do Peru. Bolívar chegou ao Peru em 1823 e juntamente com Antonio José Sucre assegurou uma vitória total contra os espanhóis. A guerra pela independência da América espanhola estava vencida.

Os Objetivos

A revolução bolivariana se fundamenta em cinco grandes objetivos.

Politicamente, o objetivo é estabelecer uma democracia popular e participativa, permitindo concretamente à população tomar o destino em suas mãos.

Segundo objetivo é combater a dívida social, em especial nos campos da saúde e da educação, reconhecendo, pela primeira vez, os direitos dos indígenas.

Objetivo econômico, é o de substituir o modelo neoliberal e da receita petrolífera por uma política produtiva e de redistribuição. Um plano que inclui a estatização de hotéis, empresas de eletricidade, siderúrgica, petrolíferas e de telecomunicações do país, a não renovação da concessão da RCTV, a maior rede de tv do país.

De acordo com Chavéz, "Tudo o que foi privatizado será nacionalizado. A nação deve recuperar a propriedade dos setores estratégicos".

O quarto objetivo é a reorganização do território, considerando-se que 80% da população se concentra no norte.

Quinto objetivo é geopolítico, buscando a integração latino-americana e aproximação com a Europa, desenvolvendo uma economia regional com participação na economia mundil multipolar atual.

Sobre a Venezuela

País localizado ao Norte da América do Sul. Capital é Caracas, tem uma população de quase 24 milhões de habitantes, em sua maioria católicos, concentrados principalmente ao norte do país, cujo território ocupa uma área de 4.993 km2. Tem no petróleo a base de 80% de sua economia, pois é o quarto maior exportador mundial de petróleo.

Em 1960, A Venezuela juntamente com Arábia Saudita, Irã, Iraque e Kwait fundam, em Bagdá, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

A criação da OPEP foi um movimento com objetivo de reagir ao cartel das grandes empresas petroleiras ocidentais – as chamadas «sete irmãs» (Standard Oil, Royal Dutch Shell, Mobil, Gulf, BP e Standard Oil da California).

Quem é Hugo Chávez

Hugo Chávez, 47, coronel do Exército que participou de uma tentativa frustrada de golpe militar em 1992, foi eleito presidente em 1998 e assumiu o governo com mais de 90% de aprovação. Em julho de 2000, foi reeleito com 59% dos votos, depois de mudar a Constituição para que a eleição pudesse acontecer. Seu mandato terminaria em 2007.

Autoproclamava-se "presidente dos pobres" categoria de cerca de 80% dos 24 milhões de venezuelanos