Não acho que o atual modo que temos para entrar num curso superior seja o melhor que possa existir. Não acho que estudar determinados conteúdos somente para passar no vestibular ou outra prova seja algo proveitoso. Porém, como não temos outra opção, só nos resta enfrentar o caminho proposto até que algo faça essa realidade mudar…

Algumas dicas para o PEIES

O PEIES é uma modalidade alternativa de vestibular oferecido pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) para ingresso ao ensino superior. O processo seletivo consiste na realização de três provas, uma ao final de cada ano do ensino médio. Atingindo o ponto de corte do curso que escolher, ao final das três provas, o aluno poderá fazer a prova de redação, que definirá quem é aprovado ou não.

Pesquisando no site da Coperves, www.ufsm.br/coperves descobri algumas informações muito úteis para quem vai tentar entrar na universidade pelo Peies. Acho que elas ajudarão a tirar possíveis dúvidas e esclarecer alguns conceitos usados no processo seletivo.

1) Ponto de Corte

  • É número de acertos mínimos que o aluno deve ter para poder fazer a prova de redação e concorrer a uma vaga. Varia de curso para curso, quase sempre varia de um ano para outro e é estabelecido após a realização das provas.
  • Seu valor é a nota do último colocado que foi selecionado para fazer a prova de redação. O número de candidatos selecionados para fazer a prova de redação é de 4 vezes o número de vagas disponíveis (pelo Peies) para determinado curso. Veja que atingir o ponto de corte não significa estar aprovado, é importante estar bem colocado para que a redação possa ajudar.
    Ex.:
    Em um curso com 4 vagas disponibilizadas para o PEIES, o ponto de corte será a nota do 16° colocado (44=16).

2) Alguns links interessantes

Devido à diminuição do número de questões nas provas do Peis, quem fizer a Prova I esse ano (com 38 questões ao invés de 60 como nos anos anteriores) não poderá se basear nos pontos de corte dos anos anteriores.