A Profissão

Analistas de sistemas de computador melhoram sistemas de computador existentes. Eles também planejam e desenvolvem novos sistemas e ajudam organizações a redesenhar seus sistemas de forma a automatizar o processo de tomada de decisão.

Eles sugerem e implementam alguns softwares para aprimorar o uso dos computadores visando atender as necessidades do cliente, ou usuário. Também projetam sistemas de software. Analistas de Sistemas se especializam freqüentemente em administração de sistemas, ciência, ou engenharia, principalmente as áreas envolvidas com computação.

Analistas de sistemas começam projetos colhendo informação, discutem as necessidades da organização com seus gerentes e funcionários. Uma vez que os problemas foram identificados e entendidos, os analistas determinam se eles precisarem projetar um novo sistema de software ou reparar o antigo.

Os analistas preparam relatórios que mostram a viabilidade dessas mudanças. Estes relatórios também discutem como as organizações podem se beneficiar e o que podem esperar dessas mudanças, e os gerentes usam estes relatórios para ajudar decidirem se o sistema proposto será viável.

Uma vez que estes planos são aprovados, os analistas de sistemas coordenam a atualização ou implementação do sistema. Alguns analistas escrevem o código de programação. Antes do software estar concluído, os analistas já o testa com seus usuários.

Eles observam a interação dos funcionários com o sistema e como eles o usam, buscando saber se o sistema implantado atende as necessidades da empresa como planejado. Eles também procuram erros em sistemas já existentes, pois várias vezes há algo que certamente irá se tornar um problema e procuram corrigi-los.

Quando o sistema estiver pronto e implantado, os analistas promovem o treinamento dos funcionários, para que estes possam utilizá-lo de forma satisfatória. Eles também escrevem manuais que descrevem como usar o sistema. Estes manuais devem ser escritos em condições que os gerentes e outros usuários possam entender.

Além disso, analistas escrevem documentações para as pessoas que farão a manutenção do sistema. Alguns analistas são os empregados de organizações. Estes analistas também ajudam os funcionários a resolver problemas com seus computadores.

Atividades Desenvolvidas

O analista de sistema analisa as exigências de sistemas em um contexto empresarial e técnico e determina as melhores soluções.

Analisa e testa programas de computação ou sistemas para identificar erros e assegurar o bom funcionamento.

Consulta os funcionários e usuários a fim de identificar problemas de procedimento operacionais, formulando e revisando planos, que exigem muitas informações, para desenvolver programas que satisfaçam as exigências da empresa ou dos usuários.

Desenvolve fluxogramas e diagramas para ilustrar passo a passo e descrever o fluxo operacional do programa. Escreve manuais que descrevem a implementação e os procedimentos operacionais dos programas.

Coordena a instalação de programas de computação e sistemas operacionais e testa os softwares.

Lê manuais, periódicos, e relatórios técnicos para aprender a desenvolver programas para satisfazer exigências do usuário.

Escreve e revisa programas e procedimentos de projetos de sistemas, procedimentos de teste, e padrões de qualidade.

Revisa e analisa cópias impressas de um computador com indicações de desempenho para localizar problemas de código.

Modifica programas e corrige erros nos códigos de programação.

Conhecimentos Necessários

Língua portuguesa.
Bons conhecimentos da língua inglesa, principalmente na escrita e leitura.
Conhecimento em informática (Hardware e Software)