A PROFISSÃO

Os biólogos estudam todas as formas de vida (plantas, animais e outros organismos vivos), com o objetivo de alargar e melhorar o conhecimento científico e fazer a sua aplicação prática em campos como a indústria, medicina, agricultura, silvicultura, pecuária, o meio ambiente ou a biologia marítima.

Na análise que fazem dos seres vivos têm em conta aspectos como a sua origem, estrutura, funções, distribuição, evolução, processos de reprodução e relações com o meio.

Fazem também a categorização dos seres vivos e à sua análise nos vários níveis de organização: moléculas, células, organismos, populações e ecossistemas.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

De um modo geral, as funções que usualmente desempenham são as seguintes:

Estudam os seres vivos no seu meio natural recolhendo, por vezes, alguns exemplares (espécimes) para serem observados e analisados em laboratórios.

Examinam os diversos espécimes com vista à sua identificação, classificação e conservação, utilizando para tal processos e instrumentos vários.

Desenvolvem experiências em laboratório relativas à estrutura, características e desenvolvimento de microrganismos, tais como vírus e bactérias.

Estudam as relações que se estabelecem entre a vida animal e vegetal.

Analisam os fatores associados ao meio ambiente, isto é, estudam tudo aquilo que pode interferir no ambiente.

Fazem experiências para conhecerem a estrutura e funções das células e a influência dos fatores físicos e químicos sobre células normais e anômalas

Fazem cultura de certas plantas e a criação de animais ou de microrganismos para a realização de trabalhos científicos

Estudam os dados obtidos através das observações e análises que efetuam, recorrendo, por exemplo, a métodos estatísticos e elaboram relatórios e publicações com as conclusões obtidas.

Além destas funções, os biólogos podem desempenhar outras mais específicas, dependendo da sua área de especialização ou área em que estejam a trabalhar. Muitos biólogos optam por lecionar.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa.
Biologia
Química
Informática (programas específicos)