A Profissão

Os contabilistas são responsáveis pela organização e/ou supervisão dos serviços de contabilidade de uma empresa ou instituição, podendo as suas responsabilidades estender-se à gestão orçamental, à auditoria e ao controle interno dos meios financeiros.
As suas tarefas são muito importantes, pois é através delas que a empresa processa o seu financiamento, que se registram os fatos da sua situação financeira e que se cumprem as obrigações fiscais para com o Estado.
Para cumprirem estes objetivos, os contabilistas observam, recolhem, registram, analisam e comunicam todos os fatos e números importantes relativos às contas da empresa.

O curso de Ciências Contábeis

O curso tem duração de 4 anos e é imprescindível que o aluno goste de matemática.

Saiba mais sobre o Curso de Ciência Contábeis (Contabilidade).

Abaixo encontram-se algumas instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis:
•    Universidade Federal de Viçosa (UFV)
•    Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
•    Universidade de São Paulo (USP)
•    Universidade Federal Fluminense (UFF)
•    Universidade Federal da Bahia (UFBA)
•    Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
•    Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
•    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
•    Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
•    Universidade de Brasília (UnB)

Atividades Desenvolvidas

Enquanto responsáveis por um serviço de contabilidade e/ou de finanças, os contabilistas têm como principais tarefas o estudo e a planificação dos circuitos das operações de contabilidade (ou seja, a forma como estas operações se devem seguir umas às outras) e a análise dos diversos setores de atividade da empresa.
Além disso, dirigem o encerramento das contas, elaboram o respectivo balanço com informação explicativa dos fatos e procedem ao apuramento dos resultados da atividade da empresa.
A elaboração de pareceres e o aconselhamento a gestores são também funções importantes destes profissionais.
É com base na informação que recolhem que os responsáveis pela gestão tomam conhecimento da situação econômica e financeira da empresa e decidem qual o rumo a dar aos seus negócios.
Alguns contabilistas são, também, responsáveis pela regularidade fiscal da empresa, ou seja, velam pelo cumprimento dos seus deveres fiscais. Para isso, avaliam as contas da empresa, determinam os impostos que esta devem pagar ao Estado e preenchem e assinam as suas declarações fiscais, na qualidade de técnicos oficiais de contas.
Outros contabilistas trabalham, ainda, como revisores oficiais de contas: na qualidade de auditores externos, a sua principal função consiste em verificar se as contas que determinadas empresas apresentam são reflexo da sua situação financeira real.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]