A PROFISSÃO

Engenheiros civis planejam e estradas, edifícios, aeroportos, túneis, represas, pontes, e outros sistemas específicos.

Eles também podem supervisionar, planejar, projetar, executar e acompanhar todo o processo de construção e manutenção de estruturas e instalações como estradas, vias férreas, aeroportos, casas, portos, canais, represas, que irrigação projeta, oleodutos, plantas e sistemas de água e esgoto. Para trabalhar na área é preciso cuncluir uma faculdade de engenharia civil.

Incluem-se entre os engenheiros civis os engenheiros de tráfego que se especializam estudando condições de tráfego de veículos e pedestres.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Analisam relatórios de pesquisa, mapas, desenhos, fotocópia azul, fotografia aérea, e outros dados topográficos ou geológicos para planejar projetos.
Planeja e transporta os projetos ou sistemas hidráulicos e estruturas, construções e padrões de governo, usando software de projetos e ferramentas.
Calcula quantidades e custo de materiais, equipamento, ou trabalho para determinar viabilidade de projeto. Dirige a construção, operações, e atividades de manutenção em local de projeto.
Calculam a carga e exigências de grau, taxas de fluxo de água, e fatores de tensão materiais para determinar especificações do projeto.
Dirige ou participa inspecionando a disposição de instalações e estabelecendo pontos de referência, graus, e elevações para guiar construção.
Inspeciona o local do projeto para monitorar o progresso e assegurar conformidade para projetar especificações e segurança ou padrões de serviço de saúde pública.
Administra estudos de padrões de tráfego ou condições ambientais para identificar problemas de engenharia e avaliar o impacto potencial de projetos.
Faz testes de solos e materiais para determinar a suficiência e força de fundações, concreto, asfalto, ou aço.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa.
Física.
Matemática (geometria, cálculo, aritmética, álgebra, estatística)
Informática (Cad, editores de texto, planilhas de cálculo e demais softwares específicos para a área)