O curso

O curso de graduao em Matemtica se divide em Licenciatura e Bacharelado.  Em Licenciatura, desenvolvida nos futuros profissionais da rea do ensino de Matemtica uma viso abrangente do papel social da escola e do educador. Este curso torna o aluno apto a ministrar a disciplina para alunos do ensino fundamental e mdio.

Em Bacharelado, o aluno ter uma viso mais abrangente das aplicaes da Matemtica no mundo em que vivemos. O bacharel em Matemtica no ir atuar efetivamente em sala de aula, a menos que complete a sua formao com a carga horria e os conhecimentos necessrios para tal.

Para ministrar aulas em um curso de ensino superior, os alunos, tanto de Licenciatura quanto de Bacharelado, devero realizar um Mestrado e um Doutorado na rea desejada.

O Curso de Matemtica, alm das atividades obrigatrias, oferece ao aluno a oportunidade de participar, como bolsista, de projetos de Iniciao Cientfica, projetos especficos para Licenciatura e Monitoria de diversas disciplinas, complementando sua formao profissional.

Onde encontrar o curso

Confira algumas das universidades que oferecem o curso de Matemtica com conceito mximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE):

  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Universidade Federal de Viosa (UFV)
  • Universidade Estadual de Gois (UEG)
  • Universidade Estadual Paulista "Jlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Universidade Federal do Paran (UFPR)
  • Universidade Federal do Esprito Santo (UFES)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Universidade Federal do ABC (UFABC)

Caractersticas de um Matemtico

  • Capacidade de expressar-se, escrita e oralmente, com clareza e preciso;
  • Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prtica tambm fonte de produo de conhecimento.
  • Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias;
  • Capacidade de analisar e selecionar material didtico e elaborar propostas alternativas.
  • Capacidade de planejamento de cursos com criao e adaptao de mtodos pedaggicos;
  • Capacidade de relacionar vrios campos da Matemtica para elaborar modelos, resolver problemas e interpretar dados.
  • Capacidade de trabalhar com conceitos abstratos na resoluo de problemas;
  • Capacidade de interpretao e representao grfica e ter viso histrica e critica da Matemtica tanto no estado atual como nas vrias fases de sua evoluo.

Atividades Desenvolvidas

O profissional de Matemtica desenvolve novas metodologias para o Ensino de Matemtica nos nveis fundamental, mdio e superior; materiais didticos, visando a interao da Matemtica com as outras cincias, a realidade e o cotidiano do educando.

Na Matemtica Pura, trabalha com conceitos matemticos abstratos e atua em questes relativas ao avano do conhecimento matemtico.

Na Matemtica Aplicada, desenvolve o conhecimento matemtico para aplic-lo na resoluo de problemas e na realizao de pesquisas em reas das cincias fsicas, biolgicas e sociais.

Onde atuar

Nas instituies de ensino fundamental e mdio, Universidades (formao de engenheiros, fsicos, qumicos, bilogos, economistas, administradores de empresas, aturios, farmacuticos etc.), institutos de pesquisas cientficas, empresas de processamento de dados, etc. Em funo da expanso do mercado de software e de vrias atividades, nos quais os conhecimentos e modelos matemticos so aplicados, h uma tendncia de crescimento da demanda no mercado de trabalho de profissionais com formao na rea de Matemtica.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]