Saiba tudo sobre o Curso de Nutrição.

A PROFISSÃO

O curso de graduação em Nutrição, que confere o grau de bacharel, tem como objetivo formar um profissional capacitado a atuar, com princípios éticos, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção e recuperação da saúde de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida.

O Nutricionista atua em diferentes áreas. Na Alimentação Institucional, assessora, planeja, coordena, supervisiona e avalia os serviços de alimentação para coletividades sadias; na Nutrição Clínica, planeja, organiza, supervisiona e avalia dietas especiais para indivíduos enfermos, internados ou em ambulatórios e participa da equipe de saúde, visando à recuperação do paciente; na Nutrição em Saúde Pública, planeja, organiza, coordena, executa e avalia políticas e programas na área de alimentação e nutrição, como merenda escolar, alimentação do trabalhador e outras.

Pode, ainda, atuar em atividades de ensino e pesquisa, de Nutrição e Dietética, em indústrias de alimentos, de defesa do consumidor, de planos e programas de produção agropecuária e outros.

As atividades citadas poderão ser desenvolvidas em nível técnico operacional executivo, com atividades predominantemente administrativas, ou superior, com atividades nas esferas de decisão de natureza social ou política.

O Nutricionista atua como educador nutricional em todas as áreas e sua influência no campo social e científico incrementa e valoriza o seu trabalho, uma vez que aponta inovações e melhorias na qualidade de vida do ser humano.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O profissional de nutrição atua em instituições públicas ou privadas, como indústrias, empresas, escolas, creches, hospitais, clínicas, asilos, clubes, consultórios particulares, Secretarias de Educação e Saúde, instituições de pesquisa etc.

O profissional formado pelo curso de Nutrição deverá ser capaz de planejar e analisar cardápios de acordo com as necessidades nutricionais, hábitos alimentares e condições socioeconômicas do indivíduo, podendo atuar em três grandes áreas:

 Nutrição Clínica - prestando assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em consultório de nutrição e dietética, prescrevendo e adequando as dietas às alterações fisiopatológicas, fisiológicas e às necessidades individuais do paciente.

 Nutrição Social - atuando em equipes multiprofissionais, no planejamento e execução de programas de saúde pública em nível central, regional e local, relacionados com alimentação e nutrição.

 O profissional realiza avaliação do estado nutricional do indivíduo e de populações, identificando os fatores determinantes, sejam eles de ordem social, econômica, biológica, cultural e política. Desenvolve, também, inquéritos alimentares e educação nutricional para as diferentes faixas etárias.

 Alimentação Institucional - planejando, implantando, organizando, administrando Unidades de Alimentação e Nutrição, tanto de coletividades sadias como enfermas.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

  • Língua portuguesa
  • Química
  • Biologia