O Curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais que serão responsáveis pela promoção de produtos e serviços, planejando e desenvolvendo campanhas publicitárias.

O publicitário tem seu principal mercado de trabalho nas agências de publicidade. Além de participar do planejamento geral, exerce atividades de pesquisa, planejamento, atendimento, criação, execução, produção e direção, entre outros.

O profissional dessa área pode também trabalhar com Marketing. Nesse caso, ele é responsável por conceber, desenvolver e coordenar atividades que visam adequar o produto ou o serviço de uma empresa ao mercado de consumo. O objetivo de todas essas ações é aumentar as vendas e fortalecer a imagem da marca.

Seu trabalho é assegurar que as empresas funcionem segundo uma visão de mercado, isto é, que elaborem produtos ou prestem serviços de acordo com as necessidades e as preferências dos consumidores ou clientes.
É através do seu trabalho que algumas empresas decidem o que produzir, o que vender, quando vender, como vender e por quanto vender.

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

O bacharelado em Publicidade e Propaganda dura em média quatro anos e também pode ser encontrado como uma habilitação de Comunicação Social.

Combinando aulas mais teóricas relacionadas às Ciências Humanas com disciplinas práticas (Redação, Fotografia, etc.), esta graduação conta ainda com matérias que exigem alguma habilidade com números, como Estatística e Economia. Negócios e Empreendedorismo também podem aparecer na grade curricular.

O curso é oferecido em universidades públicas e privadas de todo o País, com maior concentração na região Sudeste. As mensalidades variam bastante: começam em cerca de R$ 300 e podem superar os R$ 3.000, dependendo da faculdade.
Normalmente as instituições exigem que o aluno defenda um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formar.

Existe curso de Publicidade e Propaganda a distância?

Para quem não tem condições de frequentar uma faculdade regular, com aulas todos os dias em horários fixos, estudar a distância pode ser uma ótima opção. A duração média dos cursos superiores costuma ser igual à das graduações presenciais e é necessário comparecer a um polo de apoio presencial para realizar algumas atividades em laboratório, fazer as provas finais e apresentar o TCC.

A grande vantagem de estudar a distância é poder conciliar a graduação com outras atividades, uma vez que boa parte da carga horária pode ser feita online. Basta um computador com acesso à Internet para assistir às aulas, fazer trabalhos e interagir com o professor e colegas, sem a necessidade de se deslocar até a faculdade com tanta frequência.
Essa flexibilidade permite, por exemplo, trabalhar e estudar ao mesmo tempo com maior tranquilidade, além de significar uma considerável economia de tempo e dinheiro.

A oferta de vagas em cursos de Publicidade e Propaganda a distância pode variar a cada semestre. Na Universidade Estácio de Sá (UNESA), por exemplo, a graduação é oferecida em modo semipresencial (com uma parte das aulas em formato presencial e outra a distância). Outra faculdade que oferece o curso de Publicidade e Propaganda EAD é o Instituto INFNET.

O diploma obtido em uma faculdade a distância reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) vale tanto quanto o presencial.

Existe curso tecnológico de Publicidade e Propaganda?

Os cursos superiores de tecnologia, ou cursos tecnológicos, vieram para ficar. Com currículos voltados para a parte prática da profissão, oferecem ao aluno uma formação rápida e garantem boa empregabilidade.
Na área de Publicidade e Propaganda encontramos o curso tecnológico em Produção Publicitária, que forma o profissional para:
  • Gerenciar equipes de desenvolvimento de projetos.
  • Planejar e organizar serviços de produção publicitária e de propaganda em geral.
  • Fazer edição e finalização de peças publicitárias.
  • Elaborar roteiros de criação publicitária.
  • Realizar planos de mídia.
A duração média desta graduação é de dois anos.

Principais atividades de quem se forma em Publicidade e Propaganda

Quem se forma em Publicidade e Propaganda pode trabalhar em agências de Publicidade, em departamentos de Marketing de empresas de médio e grande porte, no terceiro setor, como autônomo ou até mesmo abrir sua própria agência.
Entre suas principais atividades, podemos citar:
  • Assessorar artistas, políticos, celebridades, etc.
  • Atuar em campanhas eleitorais.
  • Avaliar o impacto que determinada propaganda gera no público.
  • Criar estratégias para o fortalecimento de marcas.
  • Criar propagandas e anúncios para diferentes mídias.
  • Dirigir o desenvolvimento e produção de anúncios.
  • Formular e planejar estratégias publicitárias.
  • Monitorar e analisar resultados para determinar a efetividade de uma campanha.
  • Planejar e elaborar campanhas publicitárias.
  • Planejar e preparar peças publicitárias.
  • Realizar pesquisas de mercado para traçar o perfil dos consumidores.

Onde encontrar o curso de Publicidade e Propaganda

Existem mais de 200 instituições autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda, tanto na modalidade presencial quanto a distância. Confira algumas universidades que são referência neste campo:

Universidades Privadas:


Universidades Públicas:


Veja também:
Melhores faculdades de Publicidade e Propaganda no Brasil

Você tem interesse em fazer o curso de Publicidade e Propaganda? Conte para a gente nos comentários!