A PROFISSÃO

Os Profissionais de relações públicas planejam, organizam e conduzem atividades com vista à promoção de uma organização junto do seu público interno (empregados) e externo (comunidade local, fornecedores, clientes, investidores, entidades públicas e cidadãos em geral) e ajudam construir uma imagem pública positiva para organizações com que trabalham.

Seu método de trabalho consiste em analisar os objetivos e a atividade da organização e saber qual a opinião que esta sugere.

Após essa análise, concebem e aplicam estratégias de relações públicas capazes de melhorar a imagem da organização e procuram saber se essa imagem foi ou não melhorada.

De acordo com os resultados obtidos, concebem e aplicam novas estratégias, desenvolvendo um esforço constante na promoção da organização.

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ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As principais entidades empregadoras destes profissionais são as grandes organizações, públicas e privadas, que possuem departamentos de relações públicas, designadamente câmaras municipais, serviços de utilidade pública, organismos nacionais, empresas produtoras de bens e instituições financeiras (bancos, seguradoras).
Algumas empresas, no entanto, não possuem departamentos próprios dessa área, mas contratam estes técnicos para trabalhar em coordenação com outros departamentos, tais como o de marketing e o de recursos humanos.
As embaixadas, as organizações culturais e cívicas, as agências de publicidade, os hotéis e os locais de diversão oferecem também algumas oportunidades de emprego.
Nos últimos anos, o aparecimento de empresas ou gabinetes de consultoria que prestam serviços externos na área das relações públicas tem ainda contribuído para um pequeno aumento das hipóteses de emprego nesta área.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Alguns dos conhecimentos necessários para o exercício desta profissão são obtidos com a experiência profissional, designadamente no domínio da psicologia interpessoal, decorrente do contato freqüente com os públicos da organização.
A capacidade de perceber as mutações das realidades sociais e de ser capaz de refletir e agir sobre elas em proveito da organização é também resultado dessa experiência.
Todavia, é sempre benéfico, no decorrer da carreira, aprofundar os conhecimentos apreendidos na formação acadêmica e adequá-los à organização em que se trabalha.
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