Redação
Redação - Aprenda a escrever bons textos para o vestibular.
Veja todos os artigos por RedaçãoÉ sensível no mundo contemporâneo a importância da comunicação escrita no dia a dia. Não é nenhum segredo que as melhores posições - em todas as profissões - são dadas aos melhores comunicadores. Para estar sempre à frente é preciso falar, e principalmente escreve bem.
Hoje em dia nos comunicamos cada vez mais através da Internet, e-mail, fax , memorandos e cartas, e um texto bem escrito pode ser fundamental em muitas situações. O estudante ou profissional, seja ele de qualquer área, precisa conhecer bem seu idioma e as normas de escrita para que assim possa elaborar textos concisos e bem estruturados que transmitam de forma clara seu objetivo, ponto de vista ou intenção.
Escrever sempre foi uma habilidade vital nos negócios.
Em 1988 uma pesquisa feita no EUA mostrou que 79% dos executivos entrevistados citaram a escrita como uma das habilidades mais negligenciadas no mundo empresarial, contudo uma das mais importantes para produtividade.
Em 1992, uma pesquisa feita pela Associated Press com 402 companhias mostrou que os executivos identificaram a redação como a habilidade mais valorizada em um empregado, mas disseram que 80% dos seus empregados em todos os níveis precisavam melhorar seus textos.
Uma pesquisa feita em 2003 mostrou que muitos vestibulandos encontram grandes dificuldades em passar a resolução dos exercícios para o papel, muitas vezes são ótimos em questões de múltipla escolha, mas possuem baixo desempenho em questões dissertativas, pois conhecem a matéria, sabem as respostas dos exercícios, mas não conseguem respondê-las de forma clara.
Pesquisas atuais dão resultados semelhantes - a mensagem é, se você quiser ter sucesso, você tem de saber escrever bem.
Como deixar uma boa primeira impressão.
Existe uma máxima que diz que você tem apenas uma chance para deixar uma primeira impressão, então você tem que ter certeza que vai ser uma boa impressão.
Essa máxima vale para o vestibular. Sua prova será corrigida apenas uma vez pelo examinador, você não terá a chance de reescrever seus textos ou editá-los, você tem que estar preparado para que o examinador reconheça sua capacidade em escrever um bom texto.
Tenha um bom aproveitamento nos exames.
Como um estudante você sabe que a 2° fase da Fuvest e prova da Unicamp são escritas, e muitas das mais concorridas faculdades do país possuem prova escrita, além da redação que é exigida em quase todos vestibulares, no ENEM, e é fundamental para que você seja aprovado em uma boa faculdade. Sua redação pode facilmente aprová-lo ou reprová-lo em um exame. Mesmo que você não tenha de escrever uma linha em sua prova, sua capacidade em escrever bons textos será importante para a compreensão dos textos do exame. Mais que 95% dos exames lhe exigem ler e interpretar os textos das perguntas e instruções.
Quanto mais preparado você estiver para transferir suas idéias e seu conhecimento para o papel, melhores serão seus resultados.
Regras Fundamentais
Se você costuma ler jornais, revistas, matérias na internet, entre outras publicações; deve ter percebido que é necessário muito mais que uma idéia na cabeça e uma caneta na mão para se escrever um bom texto. Muitas vezes paramos a leitura de um texto logo nos primeiros parágrafos pelo texto ser desinteressante e principalmente mal escrito.
Nas próximas aulas veremos algumas regras fundamentais que deverão se tornar um hábito quando você estiver escrevendo seus textos. São regras simples, mas que sem dúvida farão uma grande diferença em suas redações.
Na segunda parte desta aula estudaremos as primeiras regras básicas
Divulgue
Artigos Relacionados
- Redação Nota 10
- COMO TIRAR NOTAS ALTAS NA REDAÇÃO
- MELHORE SUA REDAÇÃO
- PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA
- NARRAR, DESCREVER, DISSERTAR: ENTENDA A DIFERENÇA
- DICAS PARA ESCREVER BEM
- QUALIDADES E DEFEITOS DE UM TEXTO
- OS 10 MANDAMENTOS DA ARTE DE ESCREVER
- DEZ DICAS RÁPIDAS PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 12
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 11
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 9
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 8
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 7
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 4
- REFERÊNCIAS EM UM TEXTO
9 Comentário para "A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ESCRITA" 
|
disse isso em 09 Mar 2008 5:12:41 PM PDT
Esse texto até que
|
|
disse isso em 25 Mar 2008 8:41:48 PM PDT
esse texto é muito
|
|
disse isso em 26 Mar 2008 12:49:24 PM PDT
foi um ótimo comen
|
|
disse isso em 07 Sep 2008 11:10:34 AM PDT
AMEI ESSE TEXTO SOBRE A C
|
|
disse isso em 10 Sep 2008 7:17:24 AM PDT
Muito bom, interessante e
|
|
disse isso em 15 Sep 2008 8:36:23 PM PDT
FOI BOM MAS ELE FUGIO UM
|
|
disse isso em 11 Dec 2009 9:31:39 AM PDT
Ótimo! Super interessant
E quem |
|
disse isso em 02 Feb 2010 10:21:05 AM PDT
gostei muito do comteudo
|
|
disse isso em 19 Mar 2010 2:16:01 PM PDT
parabens!!!! gostei,adore
|



Autor/Admin)
