Realmente é uma prazer ajudar, pois eu já tive exatamente na mesma situação que vcs. Sei que quando bate o desespero de não passar, as frustações, e dores, inclusive fisicas, doenças e tudo mais. Por isto to disponibilizando tudo de graça.

Não quero ganhar dinheiro, pq acho que todos merecem ser ajudados. Se eu, na época de vcs, tivesse encontrado um texto assim, com toda a certeza não teria feito tantos erros e teria me dado bem melhor nas provas.

O que eu ando reparando, pelos e-mails e scraps que recebi, é que a maioria foi colocada numa forma, estudando com rédias e achando que só se passa com cursinho. Não sabem como estudar nem como se organizar. Claro que não é culpa de vcs! A maioria só obedece as regras, não foram ensinado a questionar e entender.
Mas o que eu digo: Não é por aí mesmo!

Sei que muitos querem passar em medicina, que realmente não é das coisas mais faceis, ou que pra muitos minhas dicas não valeram de nada.

Mas vou falar mais umas dicas:

1- Esqueça esquema de horários pra matérias:

Quer coisa mais antiga e atrasada do que isto? Pelo amor de Deus, vcs não são maquinas. Vcs tem sentimentos, velocidades e entendimentos muito particulares. Cada um de vcs é unico e é importantissimo se conhecer!

De que adianta chegar e estudar história,se hoje eu to afim de ler química? Vc obviamente vai ter uma senhora dificuldade de gravar e digo de cadeira: será um tormento Pra que se violentar, posso saber? Ninguem tá te colocando no tronco e te chicoteando.

Lembra de um detalhe no final do post: tenha prazer! Faça o seguinte: faça a lista das materias que vc precisa realmente estudar. Ai deixe do lado da sua cama. Todo dia que acordar,olhe com cuidado e pense: hoje eu to afim de estudar o que? o que o meu corpo e mente estão pedindo?Pronto! não é tão dificil.Se respeite acima de tudo!

2-Ame o que faça, e faça bem feito:

Nada de tentar qualquer faculdade só pra passar ou ter dinheiro. Vc quer jogar toda a sua vida no lixo? Poxa, pra que fazer uma faculdade só pq os pais falam, ou pq tá mais na moda? Ou como eu já vi: só pra fazer cursinho pra ficar na galera.Me poupa! Nem que seja fazer filosofia,mas faça o que ama.

Lógico que durante toda a sua vida, o quesito amor muda, e com toda a certeza vc tem todo o direito de mudar de opinião e de faculdade. Mas eu aprendi com uns músicos o seguinte: Faça com tanto amor e tão bem feito o que vc realmente quer, que nem que seja no meio do mato, vai ter gente te encontrando pra vc trabalhar.

3-Atualizado com o mundo: 

Existe uns programas chamados leitores de rss. Sabe o que é?São programas que fazem o seguinte: Vc cadastra uma rss de um site ou blog (normalmente vem uma caixinha laranja escrita rss) e toda a vez que aquele site postar um novo artigo, o programa te alerta te avisando e com um pequeno resumo.

Pra que, vcs me perguntam...Ele salva tua vida!!! Serio! Eu,dias antes do vestiba, apareceu um alerta, sobre o lobby de israel em cima dos EUA. Bem era enorme o artigo,32 pgs,mas muito bom,tive prazer de ler. Falava desde a guerra dos 6 dias, até atualmente. Sorte ou não, na prova aberta de historia o que caiu? Israel! Ai foi mole,pq alem do artigo ter sido otimo, veio na hora certa.

Tem estes 2 programas que eu uso o

Yeah reader, bem facinho, super legal
Awasu, com uns efeitos sonoros pra lá de legais!

Quais sites cadastradar?

Bom, meu preferido é a Inovação Tecnologia, que vc cadastra com este endereço no programa.
Na globo tem esta pagina aqui que vc escolhe qual tipo de assunto quer receber. Tem varios... é só pesquisar... vcs vão adorar!!!

4-Ajude o proximo:

Ninguem tem culpa nenhuma de um governo incompetente não colocar vagas suficientes nas faculdades públicas. Alias é um direito constitucional, mas parece que não funciona, como tudo! Então o outro não tem culpa, tb tá sentindo a mesma ansiedade, e te tantos problemas quanto vc.

Mesmo que seja do mesmo curso, ajude! Quando a gente explica, a gente tem que estruturar a mente pra se fazer enteder a materia. Nesta, vc alem de repassar, vc vai entender bem melhor. Além de ter o mesmo prazer que eu estou tendo aqui: de ajudar vcs!

5- Pra escrever melhor, leia muito:

Se posso dizer que a coisa que mais salva em prova aberta é escrever bem isto é a mais pura verdade.

Contando uma historia bem ligeira: Tava eu na prova de literatura, não lembrava o raio do livro, e eles pediam uma comparação entre um texto sobre generos sexuais e os personagens. Mas o que eu ia escrever se não lembrava nem do que falava o livro?

Bem, eu notei pela prova toda que eles exaltavam os generos, ai eu canetei (rs): "Os personagens do livro são dotados de grandes caracteristicas do seu genero sexual e os parametros de sua epoca, exaltando suas personalidades fortes e vivazes, polarizando seus generos sexuais, fazendo ser icones e peças chaves do livro"...Disse nada com droga nenhuma....e deu certo! Era exatamente isto!

Saber enrolar é uma arte!!!! rs
É que eu entendi pelas perguntas que a pessoal que fez a prova é que tava querendo e muito falar que os homens e mulheres são muito diferentes... ai foi batata!

E qual a lição disto: Não importa o quanto vc sabe, importa o quanto a pessoa acha que vc sabe.

Mas como: Leitura dinamica só vale quando vc esta lendo... quando for escrever, principalmente estudando em casa, leia em voz alta, com entonação, como se estivesse relatando pra alguem. Na hora da prova esta "voz" aparece na sua mente, ai é bem mais pratico pra escrever, não acham?E leia, muito... artigos de jornalistas bons tb faz uma bela diferença! Vc aprende a não repetir tanto as palavras, a estruturas de frases que causam impacto, ganha vocabulario e bagagem.

6-Matemática, socorro:

Uma dica besta, mas ajuda a economizar um tempaço!Quando vc olhar que o problema é meio grande, faça uma ressalva: Não saia multiplicando tudo que vê.
Porque?

Simples, muitas vezes o professor coloca assim
Exemplo: 6,44 x 7,56 /(dividido) 3,22 . Vc já olha com um puta medo,não é! multiplicação e divisão com decimais na mão é o que mais causa erro nas provas.

Mas percebam: o 6,44 é a mesma coisa que 2 x 3,22... então fica escrito assim2 x 3,22 x 7,56 / 3,22 .... Captaram? O de cima agora corta com o debaixo! Ai fica somente 2 x 7,56...Legal né! imagina fazer estas contas sem estas dicas? Um trabalho a toa... Fiquem de olho!


7-Estudo cruzado:

Agora que a porca torce o rabo e que muita gente vai me xingar até a outra vida...rsrsEsta tecnica é chata, dá trabalho,mas vale, e muito a pena. Esta dica pouca gente se atreve a dar, pois alem de só algumas pessoas conseguirem fazer, leva um tempo do cão! Mas devo esta tecnica a ter passado nos vestibulares.

Estudar 2 ou mais materias ao mesmo tempo.

Ih! To vendo as caras....não me matem ainda! Espera!
Seguinte: Eu digo que vc tem que ter bagagem e não materia.Pois bem, prestem a atenção: Vc vai estudar um assunto, não uma materia!
Exemplo:

Queimadas

Parece uma unica materia,mas não é, olha bem como as coisas se cruzam:
- Vegetação propicia a queimadas - Geografia (vegetações)
- Sementes que precisam de calor pra abrir - Biologia (reino plantae - tipos de reprodução)
- Como ocorre a combustão - Quimica (combustão e materiais)
- Um vidro pode colocar fogo na mata inteira - Fisica (otica e termoquimica)
- Area que pegou fogo ou taxa de morte de plantas e animais - matematica ( função,figura plana, e estatistica)
- Secas e pessoas que vivem em lugares que tiveram queimadas ou seca - Literatura (todos os realistas que falam de sertão).

Entenderam? Um assunto concentra mais de uma unica area do saber. Isto se chama multidiciplinaridade.

Atualmente as perguntas das provas estão muito abrangentes. Se vcs souberem do que se trata, todas as materias se tornam faceis.Já vi umas provas que exigem isto do aluno, este entendimento do todo!

Então se vc abre o livro e ve um assunto como fotossintese, não se prenda a ele somente. Busque em quimica como são as ligações, busque em fisica o pq da cor verde das plantas.

Vc vai ver como as coisas são muito mais interessantes do que somente ler,ler,ler!!!!!!
Pra vcs que tem computador, sentem e pesquisem! Quando vc ler um artigo e não souber sobre ele, procure saber!!!

8- "Você sabia?" e pessoas pra dividir:

Bom,na escola, publica e de pessima qualidade, me apelidaram de "senhora vc sabia"... eu sempre tinha alguma novidade na ponta da lingua, algo curioso, algo diferente. Adivinha? Só eu que entrei em faculdade federal!

Porque?Porque a curiosidade leva alem... alias como todas as crianças, até que quando se cresce, começa a se achar errado perguntar.Eu,meu mano e minha mãe discutimos qualquer assunto...desde noticia de jornal, até ciencia de ponta. Absolutamente tudo...tanto eles aprendem quanto eu. Ter gente pra dividir é sempre um aprendizado.

Diz um velho ditado: Quando 2 homens entram numa estrada, cada um com um pão, e se trocam, os 2 saem com um pão. Quando cada um entra com uma ideia e se trocam, cada um sai com 2 ideias!

Pensem nisto!!!
Espero te ajudado

Abração