A Física objetiva o estudo dos fenômenos físicos por meio de observação, medição e experimentação, permite aos cientistas identificar os princípios e leis que regem estes fenômenos e fazer as generalizações que são a base para invenções capazes de mudar o percurso da história da humanidade.

A física pode ser dividida, para fins didáticos, em 5 tópicos: Mecânica, Termologia, Óptica, Ondulatória e Eletromagnetismo.

Neste ano estudaremos a Mecânica, que divide-se em dois tópicos:

Cinemática – Estudo dos movimentos; exploração de conceitos básicos como posição, velocidade e aceleração.

Dinâmica – Análise do conceito de força e sua relação com o movimento; estudo de algumas forças peculiares, até chegar ao conceito de trabalho e energia.

CONCEITOS DE CINEMÁTICA

Ponto Material – No enunciado de temas e questões de física é comum a expressão ponto material: “... o ponto material se desloca com v = 2 m/s...”.

Qual o significado dessa expressão? Qual a sua utilidade? A idéia física de ponto material é a de um corpo cujas dimensões possam ser desprezadas em relação a outras dimensões envolvidas no fenômeno que se esteja examinando.

Referencial – É o lugar onde está localizado de fato um observador em relação ao qual um dado fenômeno (como um corpo em movimento) está sendo analisado. Por exemplo, quando o
movimento é analisado a partir de um referencial preso à Terra, imaginemos um observador ligado à ela e nos transmitindo as imagens do fenômeno como ele o vê.

Movimento e repouso – Um corpo está em movimento em relação a um dado referencial quando as sucessivas posições ocupadas pelo corpo, em relação a esse referencial, se
modificam no decorrer do tempo. Caso contrário, dizemos que o corpo está em repouso em relação a esse mesmo referencial.

Trajetória – Corresponde a linha geométrica descrita por um ponto material ao se deslocar em relação a um dado referencial. A forma assumida pela trajetória depende do referencial
adotado.

Espaço – representado pela letra s, é a medida algébrica, ao longo de uma determinada trajetória, da distância do ponto onde se encontra o móvel ao ponto de referência adotado
como origem.

cinematica

Deslocamento Escalar – É a variação do espaço, representamos por s , dado pela diferença entre o espaço final e o espaço inicial.

Exercícios de Cinemática

1. A respeito do conceito de ponto material, assinale certo ou errado.
I. Uma formiga pode, em qualquer circunstância, ser considerada um ponto material.
II. Um elefante nunca pode ser considerada um ponto material.
III.Dependendo da situação, um trem com 200 m de comprimento pode ser considerado um ponto material.

2. Assinale em quais das afirmativas abaixo o móvel pode ser considerado um ponto material
I. Um carro indo de Belo Horizonte a Goiânia percorrendo 828 km.
II. Um ônibus manobrando no estacionamento da empresa.
III. A Terra girando ao redor do Sol.

3. (Uniube-MG) Considere a seguinte situação: um ônibus movendo-se por uma estrada, e
duas pessoas, uma, A, sentada no ônibus, e outra, B, parada na estrada, ambas observando uma lâmpada fixa no teto do ônibus. A diz: “A lâmpada não se move em relação a mim.” B diz: “A lâmpada está se movimentando, uma vez que que ela está se
afastando de mim.”

a) A está errada e B está certa
b) A está certa e B está errada
c) Ambas estão erradas
d) Cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa