Imaginemos uma formiga em movimento e um homem andando sem correr. qual deles é o mais rápido? Certamente o homem é o mais rápido, pois, num mesmo intervalo de tempo, ohomem percorrerá uma distância muito maior do que a percorrida pela formiga. Em vez de dizer que o homem é o mais rápido, podemos dizer que a velocidade do homem é maior doque a velocidade da formiga.

VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA

A velocidade escalar média é a relação entre o deslocamento escalar s e o correspondente intervalo de tempo t

velocidade escalar

No Sistema Internacional (SI), a unidade de velocidade é metro por segundo (m/s). É também muito comum o emprego da unidade quilômetro por hora (km/h). Pode-se demonstrar que 1 m/s é equivalente a 3,6 km/h.

Assim temos:

velocidade media

Movimento Progressivo – Acontece quando a velocidade escalar é positiva, significa que o móvel se desloca a favor da orientação da trajetória.
Movimento Retrógrado – Acontece quando a velocidade escalar é negativa, significa que o móvel se desloca contra a orientação da trajetória.

Exercícios de Velocidade Escalar:

1) Qual é a velocidade média de um móvel que percorre 320km em 5horas e 30 minutos?

Resposta:

Velocidade escalar média é calculada pela fórmula:
V: s/t

Onde:
V: Velocidade
s: Espaço final menos espaço inicial
t: Tempo final menos tempo inicial

O veículo saiu do 0 e foi até o km 320, ou seja, calculando o s, encontramos que o espaço percorrido foi de 320Km (parece óbvio, mas em exercícios mais complicados, essa contaé obrigatória). Como as medidas do sistema internacional são km/h e m/s, e o espaço está em km, o tempo tem que estar em horas. 5 horas e 30 minutos em horas, são 5,5 horas (5 horas e meia). Colocando na fórmula vai ficar:
V: 320/5,5

Aproximadamente 58,1 km/h

Para transformar km/h em m/s, divida tudo por 3,6, e para fazer a operçaão inversa, multiplique por 3,6.