A língua portuguesa é um idioma muito complexo, ela apresenta uma gramática muito extensa com inúmeras palavras e muitas delas possuem o mesmo som, porém com grafia e significado diferentes, as chamadas palavras homônimas homófonas. Neste artigo, abordaremos o caso dos termos: Sessão, Seção e Cessão. Confira abaixo o significado de cada termo, qual a maneira correta de utilizá-los dentro de um contexto e exemplos de frases que utilizam o termo da maneira correta.

Sessão

O termo “Sessão”, segundo o dicionário Aurélio significa:

“s.f. Tempo em que uma assembléia, um congresso, um corpo deliberativo ou consultivo se mantém em reunião, estudando, discutindo e resolvendo questões. / Tempo de duração de um espetáculo: vimos o filme na sessão das dez. / Tempo contínuo empregado na realização de cada fase de um trabalho. / Período do ano em que uma assembléia deliberativa pode exercer validamente suas funções: sessão ordinária; sessão extraordinária. / Cada encontro terapêutico do cliente com o analista: duas sessões de análise por semana. / Bras. Reunião para a prática do espiritismo: sessão espírita.”

Alguns exemplos de utilização adequada desse termo seria:

  • Esta sessão do cinema foi muito boa.
  • A sessão de hoje na Assembleia visa aprovar, ou não, a nova lei proposta.

Seção

Pode também ser chamada de “Secção”, segundo o dicionário Aurélio seu significado é:

“s.f. Ato ou efeito de cortar ou seccionar; parcela, porção, parte, divisão de um todo. / Ponto ou local em que algo foi cortado ou dividido. / Divisão administrativa: seção de pessoal. / Parte de uma obra literária ou científica por capítulos ou artigos para melhor compreensão do plano da mesma. / Arquitetura. Corte de um edifício pelo centro, a um plano, com proporções de altura e profundidade rigorosamente observadas para compreensão da sua disposição interior. / Geometria. Linha determinada sobre uma superfície por uma outra que encontra a primeira. / Geometria. Corte vertical. / Militar. A quarta parte de um esquadrão. / Subdivisão de baterias em um número limitado de soldados e bocas de fogo. / História natural. Divisão de um gênero; divisão secundária; subdivisão. / Cada uma das repartições em que se divide outra, ou subdireção das secretarias do Estado: chefe de seção. / Cada uma das subdivisões interiores de um estabelecimento, que tem funções diferentes das outras: a seção das camisas é logo em frente. / Farmacologia. Operação por meio da qual se dividem as substâncias medicinais com o auxílio de instrumentos cortantes. // Geometria. Seções cônicas, as seções planas de um cone reto de base circular. (São a elipse, a parábola e a hipérbole.) // Seções planas, as que são produzidas por um plano numa superfície ou volume.”

Alguns exemplos de utilização adequada desse termo seria:

  • Na seção de artigos esportivos você encontra o que procura.
  • Esta notícia está na seção de fofocas.

Cessão

O termo “Cessão”, segundo consta no dicionário Aurélio quer dizer:

“s.f. Ação de ceder. / Direito Transferência a outrem de bens ou de direito de que alguém é proprietário ou titular.”

Alguns exemplos de utilização adequada desse termo seria:

  • A cessão do seu terreno foi concluída com sucesso.
  • A cessão dos livros será interrompida.