Hoje, o LifeHack publicou um interessante artigo sobre como estudar. Algumas dicas interessantes para melhorar o desempenho com os estudos e memorizar/aprender o que você precisa.

Segundo o artigo, nosso cérebro se lembra das coisas através da repetição, associação, lembranças visuais e todos os cinco sentidos. Com isso, em mente, é possível fazer algumas coisas para ajudá-lo, como:

Cartões de resposta

Nosso cérebro assimila conhecimento mais facilmente através da repetição. Quanto mais você ouvir, ver ou repetir algo, mais fácil vai ser lembrar-se dele depois.
Com os cartões de resposta é possível memorizar diversas coisas rapidamente, além do diferencial de sua portabilidade, ou seja, você pode praticar em qualquer lugar.

Crie o ambiente certo

Normalmente, o lugar em que você estuda é tão importante como a forma que você estuda. Procure um lugar tranqüilo. Muitas pessoas não conseguem estudar em silêncio, mas também não é uma boa opção ficar em um lugar no qual você tem muitas distrações.
Escolha um lugar fixo para estudar, assim, sempre que você for até ele, estará criando uma rotina produtiva de estudos. Você se torna mais produtivo neste lugar, porque você o assimila com estudos.

Use acrósticos para se lembrar

Você já deve ter ouvido falar em acrósticos. São aquelas pequenas frases em que a primeira letra de cada palavra nos lembram algo relativo à matéria. É simplesmente abreviação, mas como transformamos em frases fica mais fácil trazer à memória. Além de que, em geral, são frases bastante engraçadas ou sem o menor sentido.

Ouça música

Pesquisar tem mostrado que certos tipos de música nos ajudam a lembrar de informações. Se você estuda ouvindo determinada música, ao pensar nela mentalmente você se lembra do que estava estudando.

Re-escreva suas anotações

Isto pode ser feito à mão ou no computador. Mas lembre-se que escrevendo à mão você gera mais atividade cerebral do que escrevendo no computador.

Simplesmente estudar as anotações pode ser desinteressante e gerar distrações. A melhor forma de estudar é ativamente, ou seja, se for estudar anotações, escreva-as novamente ao invés de simplesmente ler.

Utilize suas emoções

Emoções e sentimentos são partes importantes de nossa memória. Pense nisso. A ultima vez que você foi à uma festa, de quais pessoas você se lembra? A garota que te fez rir, o homem que machucou seus sentimentos e a criança que saiu gritando pelo salão são os que você se lembrará com mais facilidade. São os que têm um impacto emocional.

Felizmente, você pode usar o poder das suas emoções em seus próprios estudos. Aprimore sua memória usando seus cinco sentidos. Não memorize simplesmente. Não ouça ou veja as coisas em sua mente. Crie uma imagem visual exata do que você quer aprender.

Por exemplo, se você esta tentando aprender os componentes da célula humana, comecei imaginando a célula. Imagine como cada parte deve se parecer. Separe-a mentalmente pedaço a pedaço e depois una tudo novamente. Essa brincadeira emocional e visual ajuda a memorizar a matéria com mais facilidade e com mais chances de se lembrar depois.

Faça associações

Uma das melhores formas de se aprender novas coisas é relacioná-las a algo que você já sabe. Isso é conhecido como associação e é a cola mental que move seu cérebro.
O que vem à sua mente quando você pensa em “calor?? Sol, praia, café, fogo. Isso é associação. Crie listas de mapeamento cerebral, em que cada item de sua matéria leva a outro.

A maioria dos métodos citados é bastante eficiente. No entanto, eu não consigo estudar ouvindo música e re-escrever minhas anotações simplesmente não funciona para mim. Talvez porque eu seja uma pessoa digital demais.

E você, o que usa para melhorar seus estudos? Fale sobre o assunto nos comentários.

How to Study [LifeHack]