Começa nesta terça-feira, dia 3, e vai até o dia 20 de junho, a entrega do formulário de solicitação de isenção da taxa de inscrição ao Processo Seletivo Seriado 2009 - PSS 2009.

Só poderá pleitear isenção de taxa no PSS 2009 o candidato que realizou ou que vem realizando todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular contemplado com bolsa integral de estudos. Assim como ano passado, serão ofertadas 12 mil isenções, que serão sorteadas entre os candidatos que preencherem os requisitos exigidos.

Para receber o formulário o candidato deve apresentar um dos seguintes documentos:
- Cópia autenticada do Histórico Escolar, se concluiu todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular, contemplado com bolsa integral de estudos.
- Cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, através do Exame de Suplência em Educação Geral, emitido pelo Departamento de Educação Supletiva ou pelo Departamento de Educação de Jovens e Adultos vinculados a uma Secretaria Estadual de Educação.
- Atestado de que está cursando desde o primeiro ano do Ensino Médio em escola pública ou em escola particular (contemplado com bolsa integral de estudos).

Na capital, o formulário será entregue aos pleiteantes no Auditório Setorial Básico - Campus do Guamá e, no interior do estado, nas secretarias dos campi e núcleos da UFPA, no horário de 9 às 17h. “O ideal é que os candidatos providenciem antecipadamente sua documentação, para que possam preencher o formulário e entregá-lo no mesmo dia”, aconselha Luiz Acácio Centeno, diretor do Departamento de Apoio ao Vestibular – DAVES.

O diretor do DAVES recomenda ainda aos candidatos que desejam pleitear isenção de taxa, que leiam com atenção o Edital 10/2008 (e suas retificações), o qual regulamenta o processo de concessão de taxa de inscrição ao PSS 2009. O Edital está disponível no site www.daves.ufpa.br.

A relação dos candidatos contemplados com a isenção será divulgada pelo número de protocolo do formulário de isenção, no dia 8 de agosto de 2008, por meio de listões divulgados nos quadros de avisos do DAVES, no Hall da Reitoria, e no site do DAVES. Por isso, a direção do DAVES recomenda aos candidatos que mantenham em local seguro o canhoto do formulário de isenção no qual encontra-se o número de protocolo pois o candidato contemplado deverá apresentá-lo por ocasião de sua inscrição. A inscrição dos isentos ao PSS 2009 terá início no dia 18 de agosto.

Mudanças no PSS 2009

O PSS 2009 traz novidades aos candidatos. A primeira é que, com a extinção da forma seriada do Processo Seletivo da UFPA em 2010, este ano não serão oferecidas as inscrições para apenas a primeira fase do PSS. Isto acontece porque a universidade precisa encerrar os ciclos já iniciados de PSS, para aí sim aplicar o novo modelo de Processo Seletivo, programado para 2011.

O novo processo constará de uma redação e questões de múltipla escolha, abrangendo temas como leitura e interpretação de texto, pensamento reflexivo e assuntos da atualidade local e global.

Outra novidade para este ano está na 3ª Fase, que será constituída de uma redação e questões de múltipla-escolha. Até o PSS 2008, esta fase incluía questões analítico-discursivas. No PSS 2099, serão 45 questões de múltipla-escolha, sendo cinco de cada uma das disciplinas exigidas: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. O DAVES recomenda desde já, que os candidatos utilizem somente caneta esferográfica de tinta preta para escrever a redação e assinalar as alternativas nos cartões-respostas.

O conteúdo programático para o PSS 2009 já está disponível na página eletrônica do DAVES.