Nova polêmica nas Universidades Federias. Um projeto de lei do governo federal pode aumentar as cotas para alunos de escolas públicas. Os alunos de escolas particulares reclamam e eles não estão sozinhos nesse protesto.
Desde 2006 a Universidade Federal do Piauí - UFPI - destina 5% das vagas de todos os cursos para alunos vindos de Escolas Públicas. Ao todo cerca de 600 alunos entraram na instituição através do Sistema de Cotas aprovado pelo conselho universitário.
Entre os alunos das escolas particulares, a maioria reclama que a medida dificulta o acesso deles ao ensino superior. Para o aluno Jéfferson Rodrigues, esse sistema é uma fuga do governo. "Isso é uma tentativa do Governo fugir da melhoria na educação que tem que ser feita", diz.
Apesar de reconhecer o impacto social da medida, o coordenador pedagógico Daniel Alexandre não acredita que o sistema de cotas seja o caminho para garantir o acesso às Universidades Públicas. "O que seria uma grande solução para isso seria um maior investimento na educação básica, até mesmo porque a educação básica pública é totalmente sucateada e assim nossos alunos praticamente não têm acesso a chegar a uma universidade", diz.
O número de vagas destinadas a alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas pode aumentar ainda mais. Um projeto de lei que tramita na câmara dos deputados estabelece que 50% vagas em Universidades Federais sejam reservadas para esses alunos. Caso a proposta seja aprovada, na UFPI a mudança já começa a valer a partir do PSIU deste ano.
22 Comentário para "Cotas podem aumentar 50% nas Universidade Federais" 
|
disse isso em 03 Jul 2008 9:53:56 AM MDT
Este artigo abre um espaço para um bom debate..
Eu sou totalmente a favor das cotas de alunos de escola pública, pelo seguinte fato: se até hoje os alunos de escolas particulares estudaram nessas escolas, por que agora querem uma universidade pública? Por que não ingressam em uma faculdade particular? Eu farei isso e penso que é injusto nós alunos que estudamos a vida toda em um colégio privado e agora queremos uma instituição pública! |
|
disse isso em 03 Jul 2008 12:01:04 PM MDT
Eu acho isso completamente errado. Ainda estou na 8ª série em uma escola privada, e pretendo me formar em uma universidade pública.
O sistema de cotas na minha opinião é errado pois todos temos direito iguais, e não é só porque um aluno estuda em escola pública por toda a vida, que deve ter mais chances na universidade, devemos passar pelo que sabemos e não pela escola onde estudamos |
|
disse isso em 03 Jul 2008 12:11:27 PM MDT
Sou totalmente contra às cotas para alunos da rede pública de ensino.
O governo está querendo tampar o sol com a peneira, pois isto nada mais é do que senão, um reconhecimento do frágil e precário sistema de educação público existente. Estudo em escola particular e pretendo, fazer uma universidade pública. Todos pagamos impostos e devemos ser atendidos de forma igual. Ninguém sabe o sacrifício ou de que modo conseguimos pagar uma escola, portanto, isto é totalmente injusto. Por que não melhoram toda a base de ensino?????????????????? |
|
disse isso em 03 Jul 2008 1:16:35 PM MDT
Embora tenha estudado em escola pública, também sou contra esta política de cotas como solução para aumentar o acesso de alunos da rede pública a universidade pública, pois todos sabemos que a solução está em uma melhoria no ensino de base.
Entretanto, eu discordo quando alguns se dizem totalmente contra pois todos tem que competir de igual para igual, ora, um aluno da rede pública nunca vai poder competir de igual com um outro vindo de rede particular, a desigualdade do ensino é enorme. Também concordo que todos tem direito pq todos pagam impostos, mas HOJE, e repito HOJE, quem já se formou não vai poder ter acesso a universidade pq já carrega as consequências de um péssimo ensino? Acho q esse tipo de programa para políticas afirmativas têm o seu lado bom que é dar oportunidade aqueles que já concluiram os seus estudos e querem ingressar em uma universidade pública, mas mesmo assim não é a solução para tornar esse processo mais igualitário. |
|
disse isso em 03 Jul 2008 1:52:52 PM MDT
ja estudei em escola pública do interior de pernambuco, mesmo assim sou totalmente contra essa medida abulsiva, não é correto quebrar a lógica do mérito criada com o vestibular, nem, tão pouco, ferir a autonomia das universidades dessa forma.
|
|
disse isso em 03 Jul 2008 1:56:59 PM MDT
AHhh ridículo!! Estudei minha vida inteira em escola publica, o fato é que para qualquer tipo de exclusividade, tanto para negros quanto para baixa renda isso não pode existir!! Queremos formar profissionais qualificadados ou ter um bando de gente com diploma na mão sem nem saber o que uma raiz cúbica?!
Não tem como chegarmos a ser um pais desenvolvido enquanto o governo ao invés de investir no ensino resolva dar exclusividade para um ensino precário que tivemos (e temos ainda). Outra coisa, estudo em um cursinho aonde tem 2 pessoas cegas, dispostas a estudar e no entanto elas não dispõe de nenhum beneficio, disputam uma vaga como e com pessoas físicas normais, essa gente sim merece uma chance. Essa política só me envergonha, acho cota coisa pra gente que não tem competência de disputar uma vaga de forma certa, de igual pra igual, não havendo distinção entre pobres, ricos, negros, brancos... |
|
disse isso em 03 Jul 2008 5:02:04 PM MDT
Mais uma do nosso governinho, onde há de parar estas fugas? É tão mais fácil arrumar uma solução barata do que erradicar o problema na raiz. onde há de parar este descaso com a população? Isso não é nem nunca irá ser solução para nossa deficiência no ensino, estudei em colégio público e sei o que digo, as vezes a culpa é dos próprios alunos, por serem “enganados” a vida toda, acostumam-se com a situação e não tem a consciência ou não querem muda-la, por pura conveniência, é este é o Brasil.
|
|
disse isso em 03 Jul 2008 6:19:24 PM MDT
Para quem disse que é à favor encontre pelo menos uma justificativa aceitável. Eu estudei minha vida toda em escola particular, nem por isso sou rica, eu sei que minha mãe abriu mão de muitas coisas para me dar um bom estudo. Sonho em me formar em medicina, sabe qual o preço? Quase TRÊS MIL REAIS numa faculdade privada. Por isso é injusto que tantas vagas (fala-se em 50%) sejam reservadas para alunos de escolas públicas. Não é assim que resolverá-se-ar os problemas na educação brasileira.
|
|
disse isso em 03 Jul 2008 10:38:00 PM MDT
Mais uma vez os governistas,e a oposição , não tratam seriamente o ensino público com seriedade.Cotas?A nova medida tem boa intenção,mas o que realmente vai haver é o sucateamento das universidades públicas.É o início.O mesmo que ocorreu com as escolas públicas durante e após a ditadura militar:sucateamento.Nossos parlamentares não encaram com seriedade a educação.E o Ensino Médio vai para o buraco também!Falam muito em dinheiro,mas e a fiscalização?Já que o governo diz que investe muito dinheiro,onde estão seus efeitos positivos?As cotas?Maldita máscara que cobre a ineficiência do governo em oferecer ensino digno!Na hora de uma entrevista de trabalho,o empregador vai escolher "o das cotas" ou "o do mérito"?O que venceu pelos seus méritos!Mais uma pancada na classe média.Mais uma pancada nos pobres.Espero que o STF salve a educação do Brasil,pois terá a responsabilidade de afirmar a ilegalidade ou não das cotas.E que seja ilegal.Sem pilar forte,casa nenhuma se segura.Sem escolas públicas e universidades boas,maus acadêmicos se formam.E o país ?Vai para o fracasso.
|
|
disse isso em 04 Jul 2008 1:16:42 PM MDT
Acho isso um absurdo, cotas para atender ás necessidades... cotas para negros, cotas para alunos de colégios públicos. Se o Governo realmente quer uma melhoria devia solidificar a educação básica em TODOS os colégios da rede pública nacional, afinal de que adianta fazer o aluno ingressar na universidade se ele não vai ter bom proveito disso? Sei que as Universidades Públicas são destinadas aos alunos da mesma rede, porém, sem incentivo para o aumento de estudo e uma boa base de que adianta ter sua vaga "garantida"? Devemos parar e pensar, isso é mesmo um incentivo ou um meio do governo ludibriar a população leiga afim de conquistar maior número de votos e ludibriar de forma oculta nossos cidadãos? Digo isso porque sou aluno do Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo e acho um absurdo de como é falha a educação no Brasil.
|
|
disse isso em 04 Jul 2008 1:27:03 PM MDT
Sou totalmente a favor do aumento da cota, os alunos que cursaram o ensino particular com certeza devem ter condições de acesso a uma faculdade privada, e me INDIGNO ao ver estudantes com otima situação financeira tomar o lugar dos que precisão de verdade, sem condições para pagar um ensino superior
|
|
disse isso em 05 Jul 2008 9:00:45 AM MDT
A universidade é pública,portanto de todos, a acessão da classe minoritária encomoda a burguesia conservadora. os alunos da proune estão aí provando que quando dá-se oportunidade faz-se a diferença!
|
|
disse isso em 05 Jul 2008 6:09:38 PM MDT
Sou a favor sim das cotas..
eu estudo em escola pública faço convenio, sei quanto e dificil um aluno da escola publica entra em uma universidade ja que nos nao temos todos os preparos como um aluno da escola particular ... eu concordo sim com as cotas e justo que alunos da escola publica disputam suas vagas com alunos das mesma.. e alunos da escola particular com alunos da mesma... |
|
disse isso em 07 Jul 2008 7:56:56 AM MDT
Tal medida é totalmente errada por parte do governo!Sou um aluno que terminei o ensino médio, em colégio particular, no entanto, devido a um esforço incrível em termos financeiros por parte dos meus pais, não tenho a mínima condição de pagar uma universidade particular!Casos como o meu são comuns no colégio onde estudei, já acho uma tremenda injustiça o fato do ProUni não ter expansão para alunos advindos de colégio particular, e agora implementar tal lei com 50% de cotas é uma supressão muito significativa de vagas para alunos que estão no meu caso que não tem condições de custear a universidade privada!
|
|
disse isso em 07 Jul 2008 12:16:21 PM MDT
É, como a maioria aqui disse, é injusto dar metade das vagas para estudantes de escola pública, mas também é injusto para um estudante de escola pública concorrer com um estudante de escola particular.
Já estudei em ambas, e a diferença é gritante.Existe sim escolas públicas de qualidade, porém é uma parcela muito baixa, e não foi o caso da qual eu estudei.Na minha ópinião deveria continuar como esta, com algum acréscimo só na nota de estudantes provindos da rede pública, até que melhorasse o ensino. |
|
disse isso em 07 Jul 2008 2:52:48 PM MDT
Concordo plenamente com Viny Oliveira...Com essa coloção não me resta a dizer nada!
|
|
disse isso em 07 Jul 2008 5:39:13 PM MDT
Sugiro que todos escrevam para jornais e deputados federais de seus estados denunciando mais esta tentaiva de corrigir os males do Brasil através de leis equivocadas e paliativas. Como o Governo não tem capacidade ou não quer melhorar o ensino básico, fica criando privilégios (cotas) demagógicos. Milhares de famílias sacrificarm-se durante anos pagando um ensino básico particular preocupados com a educação de seus filhos e agora não tem direito de usufruir uma universidade federal paga com os impostos de todos. Proteste.
|
|
disse isso em 07 Jul 2008 7:39:53 PM MDT
Para aqueles que são contra, então estudem em escola pública e concorram com alunos de escola particular. Quando se diz (no e-mail acima) que o aluno advindo de escola pública não tem bom rendimento em universidades públicas, você está totalmente equivocado, saiba que os mesmos têm até desempenho melhor que tais. Falar é fácil...os alunos da rede particular ainda ficarão com 50% das vagas, nada mais justo, visto que atualmente 99% dos alunos das universidades públicas são alunos da rede pública com situação socioeconômica elevadíssima.
|
|
disse isso em 09 Jul 2008 3:50:19 PM MDT
Comentário #11 escreveu precisão ao invés de precisam.
E ainda quer opinir sobre educação. |
|
disse isso em 11 Jul 2008 6:46:19 PM MDT
não sou contra e nem a favor. só procuro entender cada vez mais esse processo, onde, por um lado surgi pessoas de baixa renda e negros pobres. Esses precisam com urgência de amparo, e quando eles tomam a iniciativa de querer estudar, se deparam com a forte concorrencia q atrassa no se processo de inclusão. por outro lado as cotas facilita o se tão sonhado engresso. acho q sim as cotas poderia quebrar um galho pra essas pessoas, no entanto poderia ser bem mais elaborada, pegar os alunos desde o ensino médio e levá-los até a universidade bem mais preparados.
|
|
disse isso em 02 Aug 2008 7:56:28 AM MDT
penso que se os alunos que vem de escolas particulares tiveram condiçoes de se manterem nela, porque vao tirar o direito dos alunos que nao tiveram essas chances de entrarem em uma faculdade gratuita ?sou totalmente a favor.
|
|
disse isso em 07 Aug 2008 7:29:05 PM MDT
Esta medida é inaceitável. Sou aluno de escola privada e como muitos passei boa parte de minha vida me dedicando para poder ingressar na universidade federal. Sem dúvida o sistema educacional público está extremamente defasado,porém a solução não é apenas criar cotas para que alunos de escolas públicas entrem nas universidades, pois infelizmente o conhecimento que eles adquiriram no ensino fundamental e médio não condiz com o conhecimento necessário para se tornar um profissional de ensino superior prova disso é que eles não entram nas universidades pelo meio mais justo(o vestibular). Seria uma perda não só para os alunos de escolas privadas que se dedicaram, mas também pro páis que estaria impedindo por meio das cotas entrada de alunos com conhecimento superior ao de seus concorrentes oriundos de instituições públicas. A entrada de alunos despreparados na universidade causaria não um
crescimento na educação ou na economia e sim um inchaço, visto que estariam se formando profissionais desqualificados, isto se conseguirem passar pelo sistema de aprovação da universidade ou exames de ordem, ou seja um aluno que não vence um exame de ordem é dinheiro jogado fora pelo estado, pois ele não irá exercer sua profissão por meios legais e então todo o investimento nesse aluno foi desperdiçado. Encerro este comentário dizendo que a saída para esse problema está no investimento na edução básica, na melhoria das escolas públicas. |



Autor/Admin)