Os candidatos aos cursos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) que estudam em escola pública terão um desconto na taxa de inscrição no vestibular 2009. O valor de R$ 25 poderá ser pago por todos os alunos do terceiro ano do ensino médio da rede estadual ou municipal. Para os demais, o preço é R$ 105.

Antes de pagar a taxa com desconto, os alunos poderão concorrer no programa de isenção por critério socio-econômico (carente). Se já estiver matriculado em um dos cursinhos vinculados à Unesp, a inscrição é gratuita.

O desconto foi anunciado na terça-feira (29), durante o lançamento do Guia de Profissões 2009 da instituição. Segundo Benedito Antunes, diretor-presidente da Vunesp (responsávelo pelo vestibular da instituição), a idéia é aumentar a participação de alunos da rede pública no processo seletivo.

"Mesmo com uma série de propostas para a inclusão na universidade, temos a dificuldade de manter esses alunos nos cursos", disse o reitor Marcos Macari.

O programa estabelece bolsas no valor de um salário mínimo mensal por todo o curso para os melhores classificados
no exame. De acordo com Benedito, até o vestibular anterior, o programa premiava os dois melhores alunos de cada classe do terceiro ano das escolas públicas estaduais.

As inscrições ao vestibular 2009 da Unesp começam no dia 22 de setembro e vão até 10 de outubro. As provas serão aplicadas em três dias: 14, 15 e 16 de dezembro. A primeira chamada está prevista para sair no dia 30 de janeiro de 2009. O edital do processo seletivo ainda não foi divulgado.