- Home
- Orientação Vocacional
- ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS É UMA ÁREA COM POUCOS PROFISSIONAIS
ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS É UMA ÁREA COM POUCOS PROFISSIONAIS
- Por Orientação Vocacional
- Publicado 12/08/2008
- Orientação Vocacional
-
Nota:




Orientação Vocacional
Teste vocacional para ajudá-lo na escolha de sua futura carreira.
Veja todos os artigos por Orientação VocacionalO crescimento de determinado setor da economia implica na criação de novas profissões. Uma delas é a de engenharia de petróleo e gás, cuja formação antes era determinada por cursos de pós-graduação, e agora conta com cursos superiores específicos. Oferecidos por universidades públicas e privadas, os cursos de engenharia de petróleo e gás preparam profissionais para atuarem no desenvolvimento de campos de prospecção, exploração e expansão de jazidas, transporte, refinamento, industrialização e atividades afins como processamento de gás natural.
“É uma profissão nova no Brasil e que está em expansão no mundo todo. A preocupação com os recursos energéticos e o alto preço do petróleo contribui para que se firme como uma profissão estratégica”, explica Osvair Trevisan, professor do departamento de Engenharia de Petróleo da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). De acordo com Trevisan, um dos idealizadores do Centro de Estudo do Petróleo (Cepetro) da Unicamp, “é uma profissão fascinante para quem realmente gosta de engenharia, na qual é fundamental desenvolver tecnologias avançadas”.
Embora as expectativas do mercado com o biodiesel sejam altas, elas não impedem o desenvolvimento da indústria de petróleo que, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), cresceu 318% entre 1998 e 2004. Além do combustível, a cadeia produtiva do petróleo envolve a indústria de plástico, química, farmácia e fertilizantes, sendo responsável por aproximadamente 9% do PIB nacional.
O Instituto de Petróleo da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, prevê que o setor receba R$ 50 bilhões de dólares nos próximos cinco anos e ofereça anualmente 20 mil empregos, diretos e indiretos, nas atividades industriais e comerciais ligadas ao petróleo, gás e seus derivados.
Após a quebra do monopólio de petróleo no Brasil, em 1997, outras 55 concessionárias atuam no País, além da Petrobras, maior empregadora dos profissionais da área, em especial, de engenheiros (nos últimos seis anos, a empresa contratou cerca de 900). “É um mercado bastante aquecido e somente a Petrobras criou mais de 16 mil empregos diretos nos últimos cinco anos”, afirma Walter Brito, gerente geral da Universidade Petrobrás, que possui campi em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador/Taquipe.
O mercado de trabalho está, principalmente, na região da bacia de Campos, que se estende do Espírito Santo até Cabo Frio, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, que é a maior reserva de petróleo do país. Atualmente, estão em operação nesta bacia mais de 400 poços de óleo e gás, 30 plataformas de produção e 3.900 quilômetros de dutos submarinos. Outros estados como Bahia, Rio Grande do Norte e Amazonas também oferecem vagas.
Como 80% da produção de petróleo está concentrada no estado do Rio de Janeiro, é lá que também está a maior oferta de cursos de formação superior. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, uniu toda a experiência que tinha na área com os trabalhos de pós-graduação e abriu, em 2004, vagas para a primeira turma do curso de engenharia de petróleo e gás, que tem cinco anos de duração.
De acordo com o professor e ex-coordenador do curso, Virgílio José Martins Ferreira Filho, em 2008, a UFRJ oferecerá 30 vagas para o curso por ano e não mais 25, já que este é o curso mais concorrido da universidade. “A procura é grande e faltam profissionais especializados. No entanto, por ser um mercado muito especifico, ficaria saturado se formasse, por exemplo, mil engenheiros por ano”, ressalta Filho.
O salário inicial gira em torno de R$ 3.500,00 e quem trabalha em campo, como nas plataformas, recebe um acréscimo de 30% de adicional de periculosidade. Para quem quiser seguir carreira internacional, Canadá e Oriente Médio são mercados promissores.
12 Comentário para "ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS É UMA ÁREA COM POUCOS PROFISSIONAIS" 
|
disse isso em 13 Aug 2008 5:12:11 PM US Mountain Standard Time
adoreii o texto e já penso em fazer engenharia do petróleo e gás ano que vem!
|
|
disse isso em 18 Aug 2008 8:02:41 AM US Mountain Standard Time
Olá, gostaria de um artigo falando o que faz um engenheiro e quais as diferenças de cada tipo de engenharia.
obrigada. |
|
disse isso em 08 Sep 2008 8:45:06 AM US Mountain Standard Time
Existe alguma faculdade privada com o curso de engenharia de petroelo no Estado de São Paulo???
|
|
disse isso em 19 Oct 2008 12:57:25 PM US Mountain Standard Time
nãão !
já procurei e não achei, na revista guia do estudante consta que só Usp tem esse curso em SP, na escola politécnica ! |
|
disse isso em 16 Sep 2008 11:22:11 PM US Mountain Standard Time
adorei a matéria, mas gostaria de saber as diferenças entre as engenharias e os campos de emprego.
obrigada |
|
disse isso em 23 Sep 2008 2:29:31 AM US Mountain Standard Time
Faço curso tecnológico de petróleo e gás e soube apouco tempo que as prestadoras de serviços da petrobras não podem receber currículum para estagiários, não sei se procede.
Seria uma cláusula do contrato que amarra essa condição entre petrobras e as prestadoras de serviços. Fica difício assim... |
|
disse isso em 25 Sep 2008 4:57:28 PM US Mountain Standard Time
mentira!!
um E. de petroleo e gas nao ganha a cerca de 3.500 ganha de 5 a 7 mil + iniciais!!! depois de uns 5 anos com destaque na funçao pode ganhar + de 10 mil!! assim vai!! eziste caso de vc ganhar beem + de 30 mil + as mordomias q a impresa te da!! pow desculpe-me se fui groceiro!! vlw te + |
|
disse isso em 17 Oct 2008 7:14:52 AM US Mountain Standard Time
ola! queria saber qual a diferença entre o tecnologo e o engenheiro de petroleo e gas..........
|
|
disse isso em 19 Oct 2008 10:46:26 AM US Mountain Standard Time
gostei muito do artigo, mas se possivel gostaria de algo relacionado ao papel do engenheiro quimico dentro da industria de processamento do gás natural, algo mais especifico entende? desde já agradecida
|
|
disse isso em 23 Oct 2008 5:54:32 AM US Mountain Standard Time
Olá eu gostaria de saber se existem outros cursos para qualificar um proficional na area de petroleo e gas
|
|
disse isso em 23 Oct 2008 10:24:17 AM US Mountain Standard Time
Adorei o curso.Penso seriamente em fazer.Hoje temos que nos preocupar com a questão financeira infelismente pQ poderia-mos ser mais felizes sse podesse-mos fazer aquilo que gostasse e que podesse-mos ser reconhecidos da mesma forma.
|
|
disse isso em 24 Oct 2008 11:46:19 AM US Mountain Standard Time
Olá, eu passei npo exame vestibular para o curso de engenharia de petroleo e gás na Bahia na instituiçãi "FIB" ligada a faculdade Estaci de Sá, se possivel gostari ade saber qual é a qualidade do curso e quais as dificuldades que eu posso enfrentar ao terminar meu curso para a aquisição na area de trabalho. Obrigada
|


Autor/Admin)