Tão importante quanto horas de estudo bem aproveitadas, as horas que você passa descansando são fundamentais para que você possa atingir um desempenho satisfatório no vestibular.

Muitos vestibulandos se dedicam a horas de estudo intenso, porém, se esquecem de outro fato indispensável para um bom desempenho no vestibular: Uma noite bem dormida.

“Quando faltavam dois meses para o vestibular, ia pra cama depois das 2 da manhã e acordava às 6:30 para voltar a estudar. Já tinha passado o ano todo estudando, me desgastei demais, o resultado foi catastrófico” diz o ex-vestibulando e aluno de engenharia Luciano P. Filho.

Luciano estava no último ano de um colégio com tradição em colocar seus alunos nas melhores faculdades do país. De janeiro a setembro estudava 13 horas por dia contando as horas de aula, depois de setembro chegou a estudar 20 horas em um único dia. - “Era quase um vício, me sentia mal, pesado, com dor de cabeça, mas estava terminando o ano, eu tinha que estudar para minhas provas finais e para o vestibular simultaneamente, havia muita pressão”.

O resultado dessa “ loucura” foi sua reprovação nos dois vestibulares que prestou.

“ Não acreditei quando soube do resultado, amigos que tinham estudado menos que eu haviam passado no vestibular. Passei um mês em depressão, mas depois, por recomendação médica, fui viajar, passei 3 meses fora, só descansando” . Quando voltou Luciano se impôs uma rotina mais leve de estudos. “ Estudava das 9 da manhã ao meio dia, depois voltava a estudar às 2 e parava às 6 da tarde, ia para a academia, jantava e ia dormir cedo.

No final daquele ano Luciano passou nas três faculdades que prestou, a diferença de comportamento ficou evidente.

“Foi muito melhor” diz ele, eu ia super relaxado para a prova, tudo fluiu naturalmente.

Assim como Luciano, muitos vestibulandos dão demasiada importância para os estudos se esquecendo do descanso, se acham super-homens, capazes de abrir mão de uma boa noite de sono por causa dos estudos para o vestibular.

O Sono não é só importante para a memória e para o cérebro; uma noite bem dormida é responsável por um corpo disposto no dia seguinte.

A equipe Mundo Vestibular pesquisou com alunos, médicos e professores e elaborou uma tabela com informações e dicas para quem quer estar 100% na hora da prova.

Receita de um vestibulando descansado e preparado para vestibular

1 – Durma o suficiente - Alguns indivíduos diferem em relação ao tempo mínimo de sono que precisam para acordarem dispostos no dia seguinte, mas dormir pelo menos 7 horas é indispensável para quem quer aproveitar ao máximo seu tempo de estudo no dia seguinte.

2 – Descanse durante os estudos - Durante seu período de estudo descanse por algum tempo, largue um pouco os livros e vá tomar água, comer uma bolacha, ligar para namorada ou conversar com um amigo por pelo menos 10 minutos, é muito importante para o cérebro poder “fazer a digestão” das informações que foram armazenadas. Faça isso de preferência a cada uma hora e meia de estudo.

3 – Evite alimentos estimulantes - Não faça ingestão de alimentos ou bebidas estimulantes até 4 horas antes de ir para cama. Chás, café, alimentos pesados, bebidas energéticas são proibidas, e estão fora do cardápio vespertino e noturno de quem está prestando vestibular. Evite ingerir qualquer tipo de alimento pelo menos uma hora e meia antes de ir dormir.

4 – Evite atividades estimulantes - Procure evitar atividades estimulantes durante a noite, duas horas antes de ir pra cama não faça exercícios com muitas repetições ou pesados, procure descansar, leia um livro (não de matemática), converse com os amigos. Evite ligar a televisão.

5 – Um banho antes de dormir - Antes de ir para cama tome um banho quente, aproveite o tempo em baixo do chuveiro para relaxar, utilize-o como um pequeno período de descanso e relaxamento.

6 – Esqueça os problemas - Não vá para cama pensando no exercício de física que você não conseguiu responder ou na aula de matemática do dia seguinte, esvazie a cabeça, vá pra a cama pronto para descansar.

7 - Tenha hábitos saudáveis. Não coma muito chocolate, ingira alimentos com moderação. Cigarros e bebidas alcoólicas devem ser excluídos permanentemente de sua vida. Você não precisa começar uma super dieta, mas também não coma somente “Junkie Food”, balanceie sua alimentação.

8 - Faça exercícios periodicamente. Quando os dois únicos lugares que seu corpo conhece são a cadeira do cursinho e sua cama, está na hora de levá-lo para passear. Guarde um tempo, pelo menos duas vezes por semana para dar uma volta de bicicleta e fazer alguns exercícios.

E lembre-se. O tempo que você dedica a sua saúde certamente lhe renderá alguns pontos extras no vestibular.