O vestibular 2009 da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) terá 22.600 candidatos na disputa pelas 3.995 vagas oferecidas em 74 cursos.

O número de inscritos é 9,94% maior que no ano passado, quando 20.556 alunos se candidataram. De acordo com a Ufes, são 19 mil pagantes e 3,6 mil candidatos isentos. Ainda não foram computadas as informações nos cartões de inscrição. Por isso, não foi divulgado o curso com mais candidatos e a relação candidato/vaga.

A expectativa da Ufes era receber entre 20 e 25 mil inscrições. O aumento de inscrições já era esperado pelo coordenador do 3° ano do Colégio Salesiano, Leonardo Gama. Segundo ele, os alunos das escolas públicas passaram a entender melhor o funcionamento das cotas.

Considero também que esse número cresceu devido ao aumento de vagas no interior. Isso aumentou a esperança dos alunos de conseguir uma vaga na Ufes, afirmou. 

O segundo vestibular em que 40% das vagas são destinadas às escolas públicas, com exceção de alguns cursos: Matemática, Farmácia, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia do Petróleo, Engenharia da Computação,
Enfermagem, Ciências Biológicas e Agronomia, em São Mateus; Medicina Veterinária, em Alegre; e Arquivologia e Biblioteconomia, em Vitória. Como esses cursos tiveram aumento de vagas, a reserva passou para 45%.

O coordenador do Projeto Universidade para Todos, Luciano Forrechi, disse que a expectativa agora dos alunos é quanto à relação de candidatos por vaga. A Ufes informou que esse dado será computado até o mês que vem. A primeira etapa do VestUfes 2009 será realizada no dia 23 de novembro.