A educação a distância, também conhecida por EAD, é uma modalidade de ensino em que professores e alunos não precisam estar fisicamente no mesmo ambiente e ao mesmo tempo para que ocorra a aprendizagem. Ou seja, ao invés de todos se encontrarem em uma sala de aula, com dia e hora marcados, cada um estuda em um horário diferente e onde quiser (em casa, na biblioteca, no trabalho, etc.).

Gostou dessa ideia? De fato, a possibilidade de estudar de qualquer lugar e a flexibilidade de horário têm atraído muitas pessoas para essa modalidade de ensino. Mas o que é novo ou diferente costuma gerar dúvidas e são muitos os questionamentos de quem pretende fazer um curso EAD:

  • Como acontecem as aulas?
  • Como são feitas as avaliações?
  • Que tipo de curso é possível fazer a distância?
  • O diploma tem validade no mercado?
Se você tem dúvidas sobre como funciona a educação a distância, confira este guia que preparamos com suas principais características. Conheça também algumas universidades de renome que oferecem graduações nesta modalidade.

Como funciona a educação a distância

Uma das características marcantes dos cursos EAD é o uso da tecnologia. É através da internet que os alunos podem se comunicar com professores e colegas de turma, acessar o conteúdo do curso, assistir às aulas, tirar dúvidas e até fazer avaliações.

Por isso, um dos requisitos para se matricular em um curso EAD é ter acesso a um computador conectado à internet e saber o básico de informática (enviar e-mails, acessar sites, assistir vídeos, etc.).

Nos cursos superiores a distância, a maior parte das aulas acontece online. No entanto, são realizados alguns encontros presenciais para apresentar trabalhos, fazer provas finais e aulas de laboratório. Essa é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para todas as faculdades a distância.

Como se matricular em um curso EAD?

Para saber como conseguir uma vaga em um curso EAD é preciso verificar como a instituição de ensino que você escolheu seleciona seus candidatos. Para entrar em alguns cursos é preciso fazer um vestibular, em outros é o histórico escolar do aluno que conta e existem ainda os cursos livres que não possuem limites de vaga - neste caso basta se cadastrar no site para ter acesso ao conteúdo.

Tipos de curso EAD

A maior parte dos cursos a distância oferecidos no país são livres, ou seja, é uma modalidade de ensino não-formal, com tempo de duração variável e que não exige uma escolaridade anterior. São cursos de idiomas, de atualização profissional, de informática, de corte e costura, etc.
Existem também os da educação formal, que são regulamentados pelo MEC. São cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e até de ensino fundamental e médio (supletivo).

Ambiente de aprendizagem

A educação a distância ocorre de forma virtual, em uma plataforma na internet à qual alunos e professores têm acesso. Esta plataforma é chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou simplesmente AVA. É nela que os professores disponibilizam o material didático (livro-texto, aulas gravadas, listas de exercícios, textos complementares, etc.), o cronograma do curso e as notas dos alunos.
O AVA possui diversas ferramentas de comunicação, como fóruns, chats ao vivo, mensagens individuais, mural de recados, lousa interativa, entre outros.

Polos de apoio presencial

Os cursos que realizam encontros presenciais contam com alguns polos de apoio. Uma universidade com sede em São Paulo, por exemplo, pode ter polos de apoio em outras cidades e até em outros estados.
Estes polos geralmente têm salas de aula equipadas com tecnologia para videoconferência, laboratórios de informática e biblioteca. Se você pretende fazer um curso que exija encontros presenciais, certifique-se de que exista um polo de apoio perto da sua casa ou trabalho.

Tutoria

Ao longo do curso, os estudantes EAD contam com a ajuda de tutores online. Esses profissionais estão capacitados a tirar dúvidas dos estudantes com relação ao conteúdo e às ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
De modo geral, são eles que ficam em contato direto com os estudantes, motivando-os a participar das atividades e auxiliando na elaboração de planos de estudo.
No caso dos cursos que possuem polos de apoio, existem os tutores que prestam um atendimento presencial aos alunos e acompanham todas as atividades obrigatórias.

Validade do diploma

Os cursos da educação formal (graduação, pós-graduação, cursos técnicos, etc.) precisam ser regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC) para que seu diploma tenha validade.
O MEC avalia os cursos presenciais e a distância com o mesmo rigor e segundo os mesmos critérios. Ou seja, os diplomas da educação a distância e dos cursos presenciais possuem a mesma validade, desde que sejam emitidos por uma instituição credenciada pelo MEC.

Onde encontrar cursos a distância

Agora que você já sabe como funciona o EAD, conheça algumas universidades de renome credenciadas pelo MEC que oferecem cursos a distância:
Universidades Privadas:
Universidades Públicas:

Veja também:
As 20 melhores faculdades EAD

Você se interessou pela educação a distância? Está pensando em fazer um curso nessa modalidade? Conte para a gente aqui nos comentários.