Promover aula extraclasse, em locais a céu aberto como parques, clubese bosques, sempre foi uma atividade comum adotada pelas escolas a fimde proporcionar uma aula descontraída, atrativa e divertida.Atualmente, com o avanço da tecnologia, as estratégias para envolver ascrianças no processo de aprendizagem ganharam mais um aliado: ocomputador.

Segundo dados divulgados pelo Ibope/NetRatings, opaís registrou em julho de 2008 o maior volume de internautasresidenciais (23,7 milhões de pessoas). Se consideradas as pessoas quetêm acesso à internet fora de casa (trabalho, faculdade, escola), essepercentual pode ser bem maior. Youtube, orkut, MSN, blogs, fotologs esalas de bate-papo, inicialmente criados para descontrair eproporcional entretenimento ao usuário, hoje são usados para finsdidáticos, promocionais, institucionais e servem até mesmo como arquivohistórico, como é o caso do youtube, que possui atualmente 11,5 milhõesde usuários.

Passado digitalizado

Antenados nesta novaferramenta no ensino, o professor de história do Colégio Kepler, deUberlândia (MG), Aluísio Brandão acrescentou às aulas de história umtoque virtual. “Decidi trabalhar minha disciplina com os alunos doensino médio por meio da internet, especificamente o youtube, por serum instrumento que faz parte do universo e da linguagem do aluno e, porisso, tem maior aceitação por parte deles”, conta o professor doColégio Kepler.

Ainda segundo Aluísio, o ponto forte do trabalhoé a interatividade, pois o material é produzido dentro da escola, maspode, através da internet, ser levado ao conhecimento público. “Algunsvídeos chegaram a ter 100 visitas, o que nos surpreendeu, poisesperávamos que as postagens fossem acessadas por pais, alunos,docentes e amigos, não mais que isso", explica.

Os alunos doensino médio, que participaram do trabalho, receberam apenas umarecomendação: o tempo do vídeo deveria ser entre 3 e 5 minutos, ficandolivres para escolher os temas, as abordagens e o método de elaboração efilmagem. Maias, Era Vargas e o Renascimento foram os assuntos eleitos.“Quis, além de otimizar e promover melhorias ao sistema de ensino,incentivar a criatividade e deixá-los descobrir que não há limites paraa criação”.

Links:

http://www.youtube.com/watch?v=0khFL9GpSto&feature=related

(Plantão Maia - Trabalho de história)

http://www.youtube.com/watch?v=UXxHxAuHadE

(Trabalho Maias - Prof. Aluísio Brandão - Colégio Kepler)

http://www.youtube.com/watch?v=KiUzLBNiecM

(O Renascimento)

http://www.youtube.com/watch?v=b3yzTv9-ruc

(Era Vargas - 8 série colégio Kepler)

http://www.youtube.com/watch?v=0khFL9GpSto

(Plantão Maia - Trabalho de história)