O peso é o mesmo, mas se você colocar em uma balança de pratos a tendência é a balança tombar para o lado que contém o chumbo.

O peso
Opeso é uma força dirigida para o centro da terra e é calucaldo por P =mg, onde m é a massa do corpo e g a aceleração da gravidade. Nasuperfície da terra vale aproximadamente 10 m/s2. O peso de 1 kg vale:

P = mg = 1 x 10
P = 10 N

O empuxo
Todocorpo que está imerso em um fluido (líquido ou gás), no nosso caso oar, recebe uma força para cima denominada empuxo que depende do volumee a densidade do fluido:

E = dgV

d é a densidade do fluído dar = 1,29 kg/m3
g é a aceleração da gravidade
V é o volume. De 1 kg de chumbo é igual a 0,09 litro e de 1 kg de algodão 4,3 litros.

Calculando o empuxo encontraremos:
Echumbo = 0,0011 N
Ealgodão = 0,056 N

Peso aparente
Apesarde terem o mesmo peso o "peso aparente" não é o mesmo. O algodão tem umpeso aparente menor. Você sente o chumbo mais pesado. Tanto no chumbocomo no algodão atua uma força dirigida para cima denominada "EMPUXO".Esta força se contrapões ao peso e depende do volume do corpo. Como 1kg de algodão tem um volume muito maior que 1 kg de chumbo, então oempuxo no algodão é maior tornando-o mais leve.

Opeso aponta para baixo (para o centro da terra) o empuxo atua paracima. O peso aparente é a diferença entre essas duas forças sendo que opeso é maior que o empuxo. O peso aparente fica:

Pa = P - E

Pachumbo = 10 - 0,0011 = 9,99 N
Pa algodão = 10 - 0,056 = 9,94 N

Éverdade que nós não iriamos conseguir perceber pois essa diferençaequivale a uma massa de apenas 5 gramas, mas é suficiente para que umabalança perceba. É bom observar que no vácuo não haveria diferença.


Questão de Vestibular - ITA - 1961
Mergulhando-seum cubo de ferro, preso à extremidade da mola de um dinamômetro, emtrês vasos contendo três líquidos diferentes A, B, C, verifica-se que odinamômetro registra os seguintes pesos aparentes: 677 gramas-força,700 gramas-força e 689 gramas-força. Com respeito às densidades doslíquidos, conclui-se que:



a) da > db e db > dc
b) da <> dc
c) da > db e db < db
d) da < db e db < dc
e) da = db = dc

Resposta: alternativa C
A tração é menor onde o empuxo é maior. Logo o empuxo em A é menor do que em B e o empuxo em B é menor que em C.