A USP (Universidade de São Paulo) alterou nesta segunda-feira (22)a data da prova do Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP), que prevê bônus na nota do vestibular aos alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo. O exame, antes marcado para 19 de outubro, acontecerá em 9 de novembro.

Segundo a assessoria da USP, o motivo da alteração é que a data divulgada anterioremente coincide com o dia da primeira fase do vestibular da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Cerca de 50 mil alunos do terceiro ano do Ensino Médio estão pré-inscritos neste primeiro ano de implantação do Pasusp. O cadastramento foi encerrado no dia 27 de agosto e realizado diretamente nas escolas vinculadas à Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo.

A prova terá 50 questões objetivas, duração de quatro horas e será aplicada em cinco regiões da Capital e em outras 44 cidades do Estado. As informações sobre os locais do exame estarão disponíveis no o site do Pasusp, no início de outubro. O acréscimo já para o vestibular deste fim de ano.

Quem acertar as 50 questões terá 3% de bônus a mais na nota. Esse bônus poderá ser somado aos 3% dados para os alunos que fizeram todo ensino médio em escola pública e aos até 6% de bônus por desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), totalizando 12% de acréscimo.

Com o
programa, a universidade espera que a porcentagem de ingressantes de escolas públicas na USP em 2009 chegue a 30%. No vestibular 2008, 23,5% dos ingressantes declararam haver estudado somente na rede pública.

Como funciona

A nota no vestibular 2009 poderá ser multiplicada por um fator que varia de 1 a 1,03, de acordo com a pontuação obtida no Pasusp:

Bônus (%) = 3x(Acertos no Pasusp-12)/38

De acordo com a fórmula, quem acertar 12 ou menos questões não terá bônus.

Outras informações podem ser obtidas no site do Pasusp.