Oi! eu tenho 1 problema...eu sempre quis fazer medicina e tem q ser numa pública. Estou no 3 ano de cursinho e me sinto impotente diante do esforço que tenho que fazer para manter o ritmo de estudo.

Na verdade estou desacreditada de que um dia possa entrar numa faculdade de medicina...faço as provas mas sei q não tenho condições de passar e me frusto quando vejo pessoas torcendo pelo meu sucesso em vão é dificl aceitar que o seu sonho de ser um determinado profissional nunca se realizará.

Agora não sei se faço inscrições para medicina ou tento uma carreira que vou detestar pro resto da vida.

Izabel - Rio de Janeiro - RJ

Olá Izabel.

Há um provérbio chinês que diz: “Toda longa caminhada começa com um primeiro passo”. O problema é que muitas pessoas, ou não conseguem dar este primeiro passo, ou começam a caminhada a passos tão rápidos que desistem no meio do caminho. Talvez a segunda opção esteja acontecendo com você.

Você precisa entender que você tem um sonho muito difícil de ser alcançado, portanto sua jornada será igualmente difícil. Ser aprovado no curso de medicina em uma faculdade pública é uma tarefa que exige muito empenho e dedicação e poucos estão dispostos a isso.

Para obter um bom desempenho no vestibular e ser aprovado em uma boa faculdade de medicina você não precisa fazer um sacrifício sobre-humano, mas sim de disciplina e regularidade.

Não adianta estudar 20 horas por dia nos primeiros meses, certamente você irá se cansar e desistir. Elabore uma rotina de estudos. No seu caso, como você faz cursinho, vá as aulas regularmente, assista e preste atenção em todas as aulas e calcule quanto tempo de estudos você precisará extra-classe.

Digamos que você precise de 6 horas de estudo. Vá estudando aos poucos durante a primeira semana para na semana seguinte você começar a estudar 6 horas por dia. O segredo depois estará em sua regularidade. Estude 6 horas por dia todos os dias. No começo será bastante difícil e desafiador, mas após um tempo isso se tornará um hábito em sua vida como escovar os dentes.

Estude inclusive aos finais de semana, mesmo que seja por um tempo mais curto, mas nunca menor que 50% do tempo que você estuda durante a semana. Se você deixar de estudar aos finais de semana perderá o ritmo no início da semana e dificilmente conseguirá manter a rotina de estudos na segunda-feira.

Nossa dedicação precisa ser do tamanho dos nossos sonhos, e seu sonho precisará deixar de ser apenas sonho para se tornar um propósito em sua vida.

Se alguns fatores estiverem atrapalhando seu desempenho como depressão, problemas com o namorado ou em família, procure resolver estes problemas para poder se concentrar efetivamente em seu propósito.

Você disse que se frustra ao ver as pessoas torcendo por você em vão. Torcer sempre é bom, mas não deixe que esta “torcida” se torne uma cobrança ou grande expectativa, pois isso poderá aumentar sua ansiedade e prejudica-la para o vestibular.

Elabore não somente uma rotina de estudos, mas uma rotina de vida em que seu principal propósito é ser aprovada no vestibular e comece aos poucos, certamente os resultados virão.

Estarei torcendo (apenas torcendo) por você. Você é capaz.

Linda Batista